O que você vai ver:
Que bom brasileiro não adora uma cervejinha?! Porém uma dúvida muito comum é: cerveja engorda muito? A resposta é, depende da quantidade, da frequência e do modo como você toma.
Isso porque a cerveja sim contém bastantes calorias, provenientes dos carboidratos presentes nela e também do etanol. Porém quando comparamos ela à outras bebidas devemos analisar o contexto em que estão sendo consumidas, porque a maioria dos drinks por exemplo também são altamente calóricos.
Cerveja engorda muito mesmo? Quantas calorias ela possui?
Segundo o Yazio, 1 latinha de cerveja possui cerca de 153 kcal e 2 copinhos de 200ml da bebida contém 172 kcal. Claro que isso vai variar de acordo com a marca e os ingredientes que a mesma leva.
O grande problema da cerveja é que dificilmente quem a consome, toma somente um copinho ou uma latinha. Pensa bem você num churrasquinho tomando somente 1 copo ou 2 de cerveja, não é muito bem a realidade né?!
Sua porcentagem de álcool é menor se comparada à outras bebidas, o que infelizmente leva as pessoas a consumirem uma quantidade maior. Isso acaba sendo um problema, pois apesar de a cerveja não conter açúcar em si, contém uma alta quantidade de carboidratos derivados do malte ou em alguns casos até mesmo do milho. Como sabemos no corpo os carboidratos também se transformam em açúcar.
Podemos comparar uma latinha de cerveja a um pão francês em questão de calorias, mas imagina só, 4 latinhas de cerveja nem são tantas, mas quando você pensa em comer 4 pães de uma vez parece muito né?! O problema é que não é só isso…
Bebidas alcoólicas interferem negativamente no metabolismo
A grande questão é que o álcool não é muito bem metabolizado pelo organismo, seu consumo principalmente constante pode acarretar no aparecimento de doenças hepáticas, como o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática). Além de contribuir para o aumento do nível de triglicérides e de causar uma maior propensão ao aparecimento de doenças cardiovasculares.
Não é só impressão sua, sim cerveja causa distensão abdominal e por isso aquela sensação de a barriga estar “maior”. Mas o pior mesmo é que não existe um limite seguro para o consumo de álcool. Ele é responsável por muitos danos ao organismo e seus prejuízos vão desde danos cerebrais, alterações hormonais, aumento da resistência à insulina, maior propensão ao desenvolvimento de câncer, até ao aumento do risco de morte.
Quanto e com que frequência consumir a cerveja para não engordar muito?
Como você viu agora há pouco, em qualquer nível de consumo o álcool traz prejuízos ao organismo, quanto mais você consumir, com certeza maior serão os prejuízos. É bom que você tenha isso em mente antes de jogar fora todo seu esforço da semana, bebendo todas no fim de semana.
Mas digamos que tomar até uns 2 copos de cerveja uma vez por semana não traria grandes prejuízos em relação à dieta.
Cerveja engorda? E as outras bebidas?
Até podemos pensar que bebidas destiladas possuem a vantagem de não possuírem carboidratos por si só, porém quando adicionadas à drinques adoçados não costumam ter muitas vantagens em relação à cerveja, podendo ser até pior.
Além disso devemos prestar atenção à quantidade que estamos consumindo já que 1 g de álcool tem cerca de 7 kcal. 1g de carboidrato por sua vez possui em média 4 kcal. Sendo assim fica claro que o álcool é altamente calórico.
Se compararmos por exemplo 100ml de cerveja que possuem 43 kcal, sendo metade proveniente de seus carboidratos e a outra metade proveniente do álcool, com 100ml de gin por exemplo que possuem 263 kcal, a discrepância é grande.
Agora, pra ficar mais justo vamos comparar uma dose de gin de 50ml, que contém 132 kcal, com 1 latinha de cerveja, que como vimos possui cerca de 153 kcal. Caso for tomar o gin com água com gás ou com água tônica zero, talvez o gin seja levemente menos calórico.
Mas a vantagem não é tanta assim, e se for uma água tônica convencional, que contém em média 34 Kcal, e até mesmo xaropes, a mistura pode ficar até mais calórica que a cerveja.
O vinho, outra bebida bastante comum e bem apreciada, é um pouco mais calórico. Apenas 200ml de vinho tinto tem aproximadamente 166 kcal. Enquanto 200ml de cerveja contém 86 kcal.
Por isso acho que podemos concluir que o ponto não é que a cerveja engorda muito, mas o fato de que geralmente consumimos uma grande quantidade da mesma sim e que nenhuma bebida alcoólica é uma aliada da dieta e nem da saúde!