Stories Recentes

Frutas e suas calorias, guia completo para uma Alimentação Saudável.


A busca por um corpo mais saudável é uma prioridade para muitas pessoas nos dias de hoje, por isso é normal questionamentos sobre as frutas e suas calorias. Elas desempenham um papel crucial nesse contexto, fornecendo nutrientes essenciais e, ao mesmo tempo, sendo deliciosas. Por esse motivo preparamos informações detalhadas sobre diversas frutas, com direito a tabela de calorias das frutas e benefícios nutricionais.

Tabela de calorias das frutas:

A tabela de calorias das frutas que trazemos a seguir traz informações úteis de algumas delas, para que possamos consumir as frutas de forma consciente. Porém vale ressaltar que a quantidade de calorias por porção pode oscilar de acordo com a variedade e maturação da fruta.

FrutaPorção CaloriasCarboidratos (g)Proteínas (g)Gorduras (g)Fibras (g)Vitaminas e Minerais Destacados
Maçã1 média (182g)9525.10.50.34.4Vitamina C, Potássio
Banana1 média (118g)105271.30.33.1Vitamina B6, Potássio
Morango1 xícara4911.710.53Vitamina C, Manganês
Abacate1/2 unidade12061.510.85.4Ácido Fólico, Potássio, Gorduras Monoinsaturadas
Pêssego1 médio (150g)601510.42.3Vitamina A, Vitamina C, Fibras
Uva1 xícara10427.30.60.21.4Vitamina K, Resveratrol
Kiwi1 médio (100g)6114.61.10.53Vitamina C, Vitamina K, Fibras
Manga1 média (336g)20150.32.815.4Vitamina A, Vitamina C, Fibras
Melancia1 fatia (286g)86221.70.60.9Vitamina A, Vitamina C, Licopeno
Cereja1 xícara872210.32.9Vitamina C, Antioxidantes
Informações nutricionais das frutas e suas calorias respectivas.

Dicas para Incorporar Frutas na Dieta:

Agora que já temos noção sobre algumas informações nutricionais das frutas e suas calorias, veremos várias formas de trazer as frutas para o nosso dia a dia:

PUBLICIDADE comprar na amazon livro
  1. Smoothies Nutritivos: Misture diferentes frutas congeladas, como por exemplo banana e morangos, ou outras de sua preferência, com iogurte natural, e faça um smoothie para um café da manhã ou lanche saudável.
  2. Saladas Frutadas: Se você é daqueles que adora um agridoce, aproveite para adicionar pedaços de frutas à saladas para uma explosão de sabores e nutrientes.
  3. Lanches Práticos: Tenha frutas fáceis de consumir, como maçãs, peras e bananas, disponíveis para lanches rápidos. Consumir frutas é na maioria das vezes melhor do que consumir outros alimentos industrializados.
  4. Sobremesas Saudáveis: Substitua sobremesas ricas em açúcar por opções de frutas, sozinhas ou acompanhadas de iogurte natural por exemplo. Inclusive dá pra fazer picolé de iogurte natural com frutas picadas, é ótimo pros dias quentes.
  5. Variedade é a Chave: Assim como os vegetais, inclua diferentes frutas em sua dieta para garantir uma ampla gama de nutrientes em sua dieta.

Frutas e suas calorias: Elas realmente podem contribuir para o ganho de peso?

Geralmente, as frutas não costumam contribuir para o ganho de peso, principalmente quando consumidas com moderação. Na verdade é bem mais difícil exagerar no consumo calórico quando o assunto são frutas do que exagerar no consumo calórico de outros alimentos como: doces, massas, pães, bebidas açucaradas e outros.

Porém em uma dieta com restrição calórica, todos os alimentos devem ser considerados, inclusive as frutas. Existem frutas mais calóricas como por exemplo o açaí, o coco, a banana, o abacate, a uva e a manga; enquanto outras são menos calóricas como o morango, o melão, o kiwi, a tangerina, a maçã, o mamão e outras.

Desse modo, para quem está fazendo uma dieta para emagrecimento, com déficit calórico, o que quer dizer que está consumindo menos calorias do que está gastando, dar preferência à frutas menos calóricas pode ser uma estratégia válida. Porém é necessário se atentar não só às frutas, mas para o equilíbrio da dieta como um todo, para não exceder o consumo de calorias totais ao longo do dia.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

Buscando o equilíbrio.

Incorporar uma boa variedade de frutas na sua dieta não apenas adiciona cor e sabor, mas também fornece nutrientes essenciais para a saúde. Elas são parte importante de qualquer dieta saudável e equilibrada, por isso devem estar incluídas da forma correta na dieta de quem deseja emagrecer, considerando as variedades e as quantidades.

Nesse contexto é importante contar com ajuda profissional para ter uma alimentação adequada às suas necessidades individuais. O nutricionista é um profissional capacitado para calcular as frutas e suas calorias dentro da dieta da forma correta.

Embora este guia sobre o valor nutricional das frutas e suas calorias seja um ponto de partida para ajudá-lo a fazer escolhas alimentares informadas, promovendo um estilo de vida saudável e equilibrado. O melhor caminho é sempre contar com a ajuda de um profissional da saúde para adequar o consumo dos alimentos às suas necessidades. Lembre-se de que a moderação e a variedade são fundamentais para colher todos os benefícios que as frutas têm a oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *