Stories Recentes

Dor no joelho durante ou após o treino, o que pode ser?!

Muitas pessoas têm dor no joelho durante ou após o treino, e vários podem ser os motivos: falta de alongamento, excesso de carga, erro na postura durante os exercícios, intensidade excessiva e vários outros que veremos a seguir. Além de entender como prevenir e lidar com esse tipo de problema.

O que fazer ao sentir dor no joelho durante ou após o treino?

O primeiro passo é reportar a dor ao instrutor ou personal trainer, ele saberá te direcionar da melhor forma e orientar sobre o que fazer. Provavelmente te indicará exercícios para fortalecimento muscular e diminuirá a intensidade e a carga. Mas você pode tentar colocar gelo no local para aliviar a dor e diminuir um pouco o ritmo dos treinos logo de cara.

Utilizar o calçado correto também pode ajudar, exercícios como a musculação requerem mais estabilidade, que pode ser obtida através de calçados mais finos e de solado mais reto e uniforme. Porém vale ressaltar que no caso de atividades de mais impacto, como por exemplo a corrida ou caminhada na esteira e o crossfit é necessário utilizar um calçado com mais amortecimento.

Como veremos, existem vários fatores que podem desencadear dor no joelho decorrente do treino, e na grande maioria das vezes com algumas correções é fácil resolver o problema. Mas no caso da dor permanecer é necessário procurar um médico, de preferência um ortopedista para saber se há alguma lesão ou problema mais sério.

Vale destacar que caso seja constatado algum tipo de lesão, mais séria ou não, é preciso se recuperar corretamente e de forma completa para só depois retomar o ritmo, evitando assim lesões mais graves posteriormente.

Possíveis causas de dor no joelho durante ou após o treino

Dor devido ao excesso de carga

Mesmo sabendo que nos treinos de força é preciso se esforçar para ganhar massa muscular, não é do dia pra noite que devemos aumentar a carga dos exercícios de musculação, é necessário permitir aos músculos que se desenvolvam e fortaleçam gradualmente.

Por isso vá com calma, faça os exercícios com a carga a que está acostumado por um tempo e quando for ficando “fácil de mais” vá aumentando pouco a pouco, de modo que não corra o risco de desenvolver uma lesão.

Dor por causa de erro na postura

A prática de exercícios no geral, especialmente os resistidos, deve sempre ser acompanhada por um instrutor ou personal trainer, principalmente no início. Isso porque demora um tempo até nos acostumarmos e treinarmos a memória do nosso corpo para realizar os exercícios da forma e com a postura correta.

A falta desse acompanhamento, pode não somente trazer dificuldades no ganho de massa muscular, mas também levar à lesões.

Dor no joelho por causa de intensidade excessiva durante os exercícios

Apesar de muitas vezes querer um resultado rápido nos treinos, principalmente quando o assunto é musculação, devemos cumprir o treino conforme a indicação do instrutor ou personal, o processo de ganho de massa muscular é mesmo lento e gradual.

Se esforçar de mais, especialmente quando não se está acostumado ou preparado, com os músculos fortalecidos, pode acabar levando à dores musculares intensas, na melhor das hipóteses passageiras. Mas também pode causar lesões musculares e articulares mais simples ou até mesmo graves.

Dor por falta de alongamento

Apesar de poucas pessoas e até mesmo alguns profissionais, não darem a devida atenção ao alongamento, ele é muito importante. Se falta flexibilidade na musculatura, pode haver uma sobrecarga nas articulações e nos tendões. Por esse motivo, é preciso fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Alongue aos poucos, cerca de 30 segundos por posição, isso vai te ajudar a evitar lesões na musculatura e também nas articulações.

Dor no joelho associada a problemas reumatológicos e ortopédicos

Vale destacar que o mais comum é que as dores no joelho decorrentes do treino estejam ligadas à processos inflamatórios associados a lesões musculares, na maioria das vezes mais simples. Mas se não tratadas corretamente podem se tornar problemas mais graves.

Geralmente ocorrem problemas como: traumatismos (contusões, torções, luxações e fraturas); encurtamentos ou desequilíbrios nos músculos e tendões; e luxações e lesões nos ligamentos que podem causar instabilidade nas articulações.

Mas ainda assim existem também muitos problemas ortopédicos e reumatológicos, preexistentes ou não, que podem causar dores no joelho durante ou após o treino, por serem agravadas pelo esforço e/ou impacto. Estes são:

  • Artrose (osteoartrite), caracterizada pela degeneração das cartilagens, podendo causar alterações nas estruturas ósseas próximas.
  • Condromalácia patelar, um tipo de desgaste na cartilagem do joelho.
  • Lesão no menisco (estrutura interna do joelho responsável pela absorção do impacto).
  • Síndrome da dor patelofemoral, decorrente de sobrecarga na articulação entre a patela e o fêmur.
  • Lesões na cartilagem, que geralmente ocorrem na superfície da cartilagem.
  • Fraturas de estresse, decorrentes de sobrecargas no osso.
  • Fraturas de insuficiência do osso subcondral, decorrentes também de sobrecargas, mas ocorrem no joelho com desgaste ou lesão preexistente. Mais comum em idosos.
  • Artrite reumatoide, doença autoimune, inflamatória crônica que afeta diversas articulações causando dores e inchaços. Podendo causar erosão nos ossos e deformações nas articulações.
  • Tendinite patelar, inflamação e lesão no tendão da patela.
  • Síndrome do trato iliotibial (tem como principal característica a dor na lateral do joelho).
  • Osteocondrite dissecante, um tipo de separação de fragmento de osso e cartilagem do joelho. Mais comum entre a infância e a adolescência, mas pode ser descoberta mais tardiamente.

Como prevenir dor no joelho decorrente dos treinos?

A melhor forma de prevenir o aparecimento de dores e possíveis lesões no joelho é sempre realizar exames e avaliações prévias antes de começar a praticar atividades físicas, principalmente treinos de força e atividades de impacto.

Outro ponto importante é contar com o auxílio de um profissional, especialmente ao começar a prática das atividades. O acompanhamento constante de um instrutor ou personal trainer provavelmente vai te poupar de um monte de problemas como por exemplo o baixo rendimento, mas principalmente o aparecimento de contusões, entorse e lesões mais graves. Afinal o profissional vai te orientar e te direcionar da forma correta em todos os aspectos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *