Stories Recentes

O uso de anticoncepcional hormonal atrapalha o ganho de massa muscular?

Você já ouviu falar que o uso do anticoncepcional hormonal atrapalha o ganho de massa muscular? Pois é, esse infelizmente é um fato que pode atrapalhar muitas mulheres que buscam ganhar massa magra. Mas porque isso acontece e de que modo ele interfere vamos descobrir agora.

Por que o anticoncepcional interfere no ganho de massa muscular?

Mesmo que esse efeito não seja amplamente conhecido, o motivo pelo qual o ganho de massa muscular é prejudicado pela utilização do anticoncepcional hormonal na verdade é bem claro.

Os hormônios sintéticos não agem da mesma forma que os hormônios naturais no organismo. Além disso eles inibem significativamente a produção dos hormônios anabólicos naturais, estrogênio e testosterona, principalmente. E isso afeta bastante o ganho de massa magra.

Uma vez que como sabemos a testosterona é um dos hormônios mais importantes no ganho de massa muscular, se não o mais importante. Sendo relevante não só nesse aspecto, mas também no ganho de força física (que também contribui para o ganho muscular) e associado a menor fadiga, estresse e a um menor índice de gordura corporal.

Apesar de não terem grande impacto na perda de massa magra preexistente, os hormônios sintéticos presentes nos anticoncepcionais, infelizmente fazem com que o corpo feminino tenha dificuldade de desenvolver mais massa muscular.

Quais anticoncepcionais hormonais interferem mais no ganho de massa magra?

Alguns anticoncepcionais, geralmente os combinados, podem ter uma influência ainda maior por causa do seu efeito antiandrogênico.

Esse tipo de anticoncepcional é muito prescrito por médicos para que sofre de alguns tipos de distúrbios hormonais, como por exemplo a SOP (síndrome do ovário policístico), para diminuir sintomas comuns do quadro, como acne, excesso de oleosidade e de pelos.

Já outros anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal que não possuem esse efeito androgênico podem ter menos influência no ganho de massa muscular.

Porém devemos entender que quando um médico prescreve um anticoncepcional ele avalia o perfil da paciente, se possui algum distúrbio hormonal, doença crônica, entre outros aspectos. Além disso cada organismo reage de um jeito, para algumas essa influência pode ser insignificativa, para outras nem tanto.
Portanto embora seja um fato, que o ganho de massa magra possa ser prejudicado pelo uso do anticoncepcional hormonal, é importante entender que não cabe a nós é prescrever nem contraindicar nenhum método a ninguém. E só quem pode dizer qual o melhor método contraceptivo para você é um médico.

Outros efeitos do uso incorreto do anticoncepcional hormonal

E não é só na hipertrofia que o anticoncepcional pode ter um efeito negativo. Se utilizado da forma incorreta, sem a avaliação adequada de um médico, para que seja indicado o melhor método, o anticoncepcional pode causar alguns outros efeitos indesejáveis, tais como: aumento de peso, retenção de líquidos, perda de massa óssea e outros.

A utilização incorreta do anticoncepcional também pode aumentar o estresse, a ansiedade e até aumentar as chances de desenvolver depressão. Isso porque ele geralmente aumenta o nível de cortisol no organismo, nosso conhecido hormônio do estresse.

Além de tudo isso, por afetar a produção dos hormônios sexuais, progesterona, estrogênio e testosterona (que sim, também é produzida no corpo feminino e é extremamente importante). Os anticoncepcionais hormonais também podem ter influência negativa sobre a libido, diminuindo o desejo sexual.

Qual o melhor método contraceptivo para quem deseja ganhar massa muscular?

Apesar de não existir um consenso exato, sobre qual é a real influência de cada anticoncepcional hormonal no o ganho de massa muscular. É sim um fato que a produção de testosterona cai de forma considerável durante o uso do mesmo.

Foi o que já constataram alguns estudos, inclusive um publicado no periódico Human Reproduction Update, no ano de 2014, que avaliou e concluiu que existia uma queda de 61% na testosterona livre em mulheres que faziam o uso de anticoncepcional hormonal.

Por isso, para quem prioriza garantir resultados mas satisfatórios no ganho de massa muscular, e não quer ficar na dúvida, o melhor mesmo é recorrer a métodos anticoncepcionais não hormonais de barreira física, como por exemplo o preservativo ou DIU (dispositivo intrauterino) de cobre ou prata.

Como já destacamos anteriormente, a indicação da contracepção adequada depende de uma avaliação personalizada, através de exames e avaliação clínica. Por isso para aquelas que devido a problemas hormonais, a contracepção hormonal for a alternativa correta. Uma intensificação da carga e da intensidade dos exercícios, assim como uma dieta adequada, podem ajudar a melhorar a hipertrofia muscular.


1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *