Stories Recentes

14 Benefícios da semente de abóbora e como consumir.

Embora a abóbora seja um alimento bastante consumido, muitos não conhecem os benefícios da semente de abóbora e acabam descartando essa sua parte tão nutritiva. Que é cheia de antioxidantes, vitaminas, minerais, e é fonte de gorduras boas e proteínas. Por esse motivo, trouxemos aqui hoje todos seus benefícios para você pensar duas vezes antes de descartá-la. Então continue conosco que logo vamos te contar todos eles!

Composição da semente de abóbora:

A semente de abóbora contém principalmente gorduras boas, poli-insaturadas e monoinsaturadas. Suas calorias, segundo Yazio, são provenientes de 73,1 % de gorduras, 19,9 % de proteínas e 7% de carboidratos.

Nutrientes da semente de abóbora:

A semente abóbora como dissemos, é uma ótima fonte de gorduras boas, inclusive o ômega 3. Além disso ela é uma grande fonte de minerais como: magnésio, fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro, e outros. E também de vitaminas, como: a vitamina E (principalmente), a vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B8, B11), e em maior quantidade a B3 (niacina), entre outras.

PUBLICIDADE comprar na amazon livro

Na semente de abóbora ainda encontramos uma boa quantidade de proteínas e também fibras. E é por ter tantos nutrientes e propriedades benéficas para a saúde que os benefícios da semente de abóbora são muitos! Então vamos enfim conhecê-los.

Benefícios da semente de abóbora:

1. A semente da abóbora é uma aliada do sistema imunológico

As sementes de abóbora são ricas em antioxidantes, principalmente os compostos fenólicos, tais como os flavonoides, além dos fitosteróis, carotenoides e o tocoferol (vitamina E). Todos esses antioxidantes e também vitaminas e minerais presentes nas sementes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

2. Possui ação antiviral

Além de fortalecer o sistema imunológico, o que já contribui com o combate aos micro-organismos causadores de doenças. As proteínas e também os antioxidantes presentes na semente de abóbora, possuem ação antimicrobiana, principalmente antiviral.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

3. A semente de abóbora é anticancerígena

Mais uma vez destacamos os compostos bioativos da semente de abóbora. Como acabamos de ver a semente da abóbora é rica em antioxidantes e esses compostos possuem ação anticancerígena. Ajudando a evitar e combater o câncer.

4. Ajuda a eliminar os vermes do intestino

Você provavelmente já ouviu falar que as sementes de abóbora ajudam a eliminar os parasitas intestinais. Saiba que isso não é apenas uma crendice popular, as sementes realmente possuem ação anti-helmíntica, ajudando a eliminá-los e a impedir sua proliferação.

5. Ajuda a promover o bem estar

Minerais como o magnésio e vitaminas como a niacina (B3) e a colina (B8) contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, principalmente do cérebro, além de ajudarem a evitar problemas psicológicos. Estas vitaminas e minerais também ajudam reduzir a sensação de cansaço e fadiga e promoverem o relaxamento.

6. Contribui para a saúde dos dentes e ossos

Como a semente de abóbora é rica principalmente em magnésio, que está relacionado ao metabolismo do cálcio. E também é fonte de cálcio e potássio, ela contribui para a saúde dos dentes e ossos.

7. A semente de abóbora auxilia no emagrecimento saudável

Um dos benefícios da semente de abóbora que é bastante interessante, é que ela pode ser uma aliada do emagrecimento saudável. Uma vez que as sementes possuem uma boa quantidade de proteínas, gorduras boas e principalmente fibras, elas ajudam a promover saciedade e também no funcionamento do transito intestinal, contribuindo assim para o emagrecimento saudável.

8. Auxilia o ganho de massa muscular

Também por ser uma boa fonte de proteínas, quando incluídas no dia a dia as sementes de abóbora contribuem para o ganho de massa muscular.

9. Possui ação anti-inflamatória

O ômega 3 e também os outros compostos antioxidantes presentes na semente de abóbora diminuem a inflamação no organismo.

10. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Como as substâncias bioativas presentes na semente de abóbora e também os minerais como o potássio, ajudam a combater os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo do organismo, e também atuam no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial. Essas sementes contribuem para a prevenção e também para o controle das doenças cardiovasculares.

11. Ajuda no controle da glicemia

Como é uma boa fonte de proteínas, fibras e magnésio (que está ligado ao metabolismo da glicose e da insulina), e ainda possui pouquíssimos carboidratos, a semente de girassol ajuda a equilibrar os níveis glicêmicos no organismo.

Além disso quando incluída em refeições, ajuda a diminuir o índice glicêmico das mesmas. Tudo isso ajuda a prevenir a diabetes, sendo muito relevante também para quem já é diabético.

12. Ingerir sementes de abóbora pode ajudar a aliviar cólicas

Ela é rica em magnésio, este por sua vez contribui para a diminuição das contrações musculares, e por isso pode ajudar a aliviar cólicas menstruais e intestinais.

13. As sementes de abóbora são uma ótima fonte de proteínas e ferro para os vegetarianos

A semente de abóbora pode ter muitos benefícios para aqueles que não consomem carne. Pois essas sementes são uma ótima alternativa para complementar a ingestão de ferro e proteínas, sendo uma boa fonte dos mesmos.

14. Contribui para a saúde da tireoide e da próstata

O Zinco é um dos minerais importantes para a saúde tireoidiana, atuando na síntese e a função adequada dos hormônios da tireoide, inclusive estudos já avaliaram essa importância. Como a semente de abóbora é uma fonte considerável do mesmo, seu consumo pode ajudar muito nesse quesito.

Além disso a deficiência de zinco já foi relacionada em estudos à uma maior chance de desenvolver câncer de próstata. Por isso o consumo adequado de zinco contribui para a saúde da mesma e ajuda a evitar esse tipo de câncer.

Como consumir a semente de abóbora

Vale ressaltar que apesar de a semente de abóbora possuir muitos benefícios, estes só são obtidos quando associados a uma alimentação saudável.

Para consumir as sementes de abóbora o melhor é cozinhá-las ou tostá-las, já que elas possuem alguns fatores antinutricionais, que podem interferir na digestão e absorção dos nutrientes e até mesmo podem ter algum nível de toxicidade para o organismo. Estes que são reduzidos ou eliminados com o tratamento térmico.

É possível encontrar as sementes já limpas, tostadas e caso prefira até mesmo sem casca, prontas para o consumo em lojas de produtos naturais. Ou ainda você pode prepará-las em casa mesmo da seguinte forma:

  1. Retire as sementes do miolo da abóbora.
  2. Separe as sementes da polpa. Para facilitara você pode fazer isso utilizando uma tigela com água.
  3. Depois lave bem as sementes e coloque para escorrer em uma peneira ou escorredor.
  4. Pegue uma forma antiaderente ou ainda outra forma forrada com papel manteiga e coloque as sementes bem esparramadas e salgue a gosto (se preferir). Você pode adicionar ainda temperos de sua preferência como páprica e outros.
  5. Leve ao forno a 200°C por 15 ou 20 minutos até que estejam douradas.

Também é possível tostá-las em frigideira, por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre para não queimar.

Para utilizá-las no preparo de receitas você pode triturá-las tostadas, ou ainda cozinhá-las em água fervente por cerca de 10 minutos.

Em suma a semente de abóbora pode ser consumida como aperitivo, utilizada em diversos preparos como pães, bolos e outros, e também adicionada à saladas e iogurtes por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *