O que você vai ver:
Um questionamento muito comum de leitores adeptos à dietas e alimentação saudável é sobre o chá de hibisco, para que serve ele? Na verdade o hibisco tem várias propriedades interessantes, ele é diurético, auxilia no emagrecimento saudável, ajuda no controle dos níveis de colesterol e ainda é rico em antioxidantes.
O chá de hibisco é feito dos botões secos das flores, da planta Hibiscus sabdariffa (nome científico), uma planta trazida originalmente da África Oriental. Já muito disseminada no Brasil, ela leva vários nomes, como por exemplo no norte, onde utilizam suas folhas, tais como: azedinha, vinagreira, entre outros. E é utilizada para vários fins, até mesmo na culinária.
Vale ressaltar que a planta utilizada para fins medicinais e culinários é diferente da ornamental (Hibiscus rosa-sinensis), que é comumente encontrada nos lares brasileiros.
Então vamos lá! Venha conosco descobrir todos os benefícios do chá de hibisco e como inserir ele no seu dia a dia e usufruir de suas vantagens.
Chá de hibisco para que serve? Para muitas coisas, veja só:
1. O chá de hibisco é um aliado no emagrecimento
Não é um mito que o chá de hibisco ajuda no emagrecimento, mas também ele não é nenhum tipo de chá milagroso ok?! A utilização do chá deve ser aliada à um estilo de vida saudável.
Pesquisas comprovaram que o hibisco auxilia no tratamento da obesidade e na redução do peso, inibindo o acúmulo de gordura e também a adipogênese (criação de novas células de gordura).
2. Ele ajuda a controlar a pressão arterial
Substâncias presentes no hibisco, chamadas antocianinas são realmente efetivas no controle da pressão arterial, esse efeito foi cientificamente comprovado em uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition, onde os pacientes analisados tiveram reduções significativas na pressão arterial.
Além disso diversos componentes ativos presentes no hibisco, como por exemplo seus antioxidantes, vitaminas e minerais, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
3. Ajuda no controle dos níveis de colesterol e a prevenir diabetes
O chá de hibisco pode ajudar a diminuir a resistência à insulina. Por isso é um grande aliado de pacientes com síndrome metabólica e diabetes. Além disso estudos comprovaram que o chá de hibisco ajuda nesses casos, no controle dos níveis de colesterol, aumentando os níveis do colesterol bom (HDL), e diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e também do triglicérides.
4. É um aliado da saúde do fígado
O chá de hibisco melhora a saúde do fígado, ajudando na sua desintoxicação. Uma pesquisa constatou que o hibisco é capaz inclusive de melhorar o quadro de esteatose hepática (gordura no fígado). Doença que inclusive pode levar à insuficiência hepática.
5. Sua função diurética ajuda a eliminar a retenção hídrica
Mesmo que você tenha se perguntado em algum momento para que serve o chá de hibisco, por não conhecer muito bem suas propriedades, já deve ter ouvido falar que o mesmo possui ação diurética.
Afinal essa com toda certeza essa é a função mais conhecida do hibisco, e ele de fato é diurético. Por esse motivo, como aumenta a micção, ele atua na eliminação da retenção hídrica e exerce sobre o organismo de certa forma um efeito “desintoxicante” ao ajudar eliminar substâncias tóxicas, impurezas e excessos de minerais do organismo.
6. O chá de hibisco ajuda a combater o envelhecimento precoce
O chá de hibisco possui propriedades antioxidantes e dexintoxicantes cientificamente comprovadas, relacionadas à antocianina, substância presente no hibisco, que já citamos anteriormente; e também à vitamina C, os polifenóis e os flavonoides encontrados na planta. Esses efeitos ajudam no combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo. Auxiliando portanto na prevenção do envelhecimento precoce.
7. Auxilia na prevenção do câncer
Os antioxidantes que acabamos de citar exercem efeito também na prevenção do câncer como indicam diversos estudos. Uma pesquisa publicada na Nutrition Cancer, comprovou que o extrato de hibisco foi capaz de inclusive de inibir o crescimento de células cancerosas, em pacientes com Carcinoma Espinocelular Oral e Mieloma Múltiplo, dois tipos de câncer.
Para quem o chá de hibisco não é indicado?
Se você possui alguma doença cardíaca, é importante avaliar o consumo do chá de hibisco junto ao seu médico. Uma vez que ele atua na eliminação de minerais e eletrólitos, por isso pode alterar os níveis de concentração dos mesmos no organismo.
Além disso se você toma medicamentos regularmente, como por exemplo anti-hipertensivos é importante avaliar o consumo junto ao médico, já que esses podem interferir na ação dos mesmos.
O hibisco tende a reduzir os níveis de estrogênio, por isso ele pode exercer efeito sobre a fertilidade feminina. Além disso, por esse motivo, ele não é indicado para quem faz terapia de reposição hormonal, e quem toma anticoncepcional deve avaliar seu consumo junto ao seu médico.
Essa redução nos níveis de estrogênio também pode ser prejudicial para gestantes, então o mais indicado é que o chá de hibisco não seja consumido por elas.
A micção aumenta devido ao uso do chá, por isso para não interferir na qualidade do sono vale a pena evitá-lo no período da noite.
É importante destacar que o excesso do consumo do chá pode causar efeitos indesejáveis, como a maioria dos chás, tais como: náuseas, pressão baixa e outros.
Como fazer chá de hibisco
Para fazer o chá de hibisco, basta adicionar à 200ml de água fervida, 1 colher de chá rasa de hibisco e deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos. Aí então é só coar e servir.
Importante! Não ferva as flores do hibisco, quando a água ferver desligue antes de colocá-las, para não prejudicar suas propriedades.
Embora ele seja bem azedinho, para usufruir ao máximo de seus benefícios não adoce o chá ou misture à outras ervas.
Evite o consumo excessivo, o mais indicado é consumir no máximo 400ml do chá por dia. Mesmo sabendo para que serve o chá de hibisco e entendendo todos seus benefícios, como tudo na vida nenhum excesso faz bem!