Stories Recentes

Envelhecimento precoce sintomas e causas.

Muitas pessoas passam pelo envelhecimento precoce, e os sintomas desse processo que assombra principalmente as mulheres são: a perda da elasticidade da pele, o aparecimento desde muito cedo de rugas e linhas de expressão, também de sardas, manchas, além de outros que veremos a seguir.

Envelhecimento precoce sintomas:

O envelhecimento precoce, ao contrário do que muitos pensam não afeta somente a pele, ele se manifesta através de vários sintomas mentais, físicos e fisiológicos.

Dizemos que existe envelhecimento precoce quando a pessoa manifesta sinais de envelhecimento não adequados à sua faixa etária, antes da hora. Os primeiros sinais costumam aparecer ainda por volta dos 20 aos 30 anos. Estes são:

PUBLICIDADE comprar na amazon livro
  1. Pele flácida e sem elasticidade;
  2. Olheiras profundas e que não desaparecem;
  3. Rugas e linhas de expressão que aparecem precocemente;
  4. Pele ressecada, opaca e descamando;
  5. Sardas e manchas na pele, principalmente do rosto e do pescoço;
  6. Queda e perda de cabelo;
  7. Branqueamento precoce dos fios;
  8. Unhas fracas;
  9. Dores articulares;
  10. Perda de massa muscular;
  11. Aumento do peso;
  12. Alterações na libido, como por exemplo perda do apetite sexual;
  13. Alterações nos padrões de sono;
  14. Cansaço e fadiga constantes;
  15. Perda de memória e concentração;
  16. Depressão;
  17. Saúde mais debilitada, com um maior aparecimento de doenças.

O que é o envelhecimento precoce de fato?

Envelhecimento precoce é um termo usado para descrever o processo de envelhecimento acelerado de uma pessoa ou organismo, que ocorre em um período de tempo mais curto do que o normal. É um fenômeno que ocorre em todos os seres vivos, mas é mais comum em humanos e nestes costuma ser perceptível.

O que causa o envelhecimento precoce?

O envelhecimento precoce é causado por fatores externos, tais como:

  • Estresse constante;
  • Sedentarismo;
  • Fatores ambientais como exposição excessiva ao sol e a poluição;
  • Má alimentação, com consumo constante de alimentos ricos em açúcar gordura e ricos em radicais livres por exemplo;
  • Exposição a substâncias nocivas como o tabaco e o ácool em excesso, entre outras;
  • Falta de sono adequado;
  • Deficiências nutricionais;
  • Doenças crônicas e outras, como: diabetes, doenças cardiovasculares, problemas na tireoide e câncer;
  • Fatores hormonais;
  • Fatores genéticos de predisposição ao envelhecimento precoce.

Estes fatores ou a combinação dos mesmos, desencadeiam reações químicas e bioquímicas no organismo que causam o envelhecimento acelerado. Por isso ao encontrar sinais de envelhecimento precoce, é importante consultar um médico para avaliar a causa e encontrar a melhor forma de tratamento.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

Como prevenir e combater os sintomas do envelhecimento precoce

1. Mantenha-se ativo

Praticar exercícios físicos ajuda a manter a pele saudável, aumenta a circulação sanguínea e contribui com a manutenção do tônus muscular, que com o passar dos anos tende a diminuir. Contribui também para o aumento de massa muscular e para manter o corpo em forma.

2. Mantenha uma dieta saudável

Manter uma dieta saudável contribui para o bom funcionamento do organismo como um todo e também com a pele não é diferente. Por isso consuma principalmente boas fontes de proteínas e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, que ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis ​​pelo envelhecimento precoce. Além disso, é importante evitar o consumo de frituras, doces e alimentos industrializados.

3. Tenha hábitos saudáveis

Além de se alimentar bem é importante manter-se devidamente hidratado, evitar o tabagismo, o uso drogas e o consumo excessivo de álcool e também evitar o estresse excessivo.

4. Durma bem

O sono é importante para a saúde geral, incluindo a pele. Quando você dorme, o corpo produz colágeno, que ajuda a manter a pele firme e jovem.

5. Use sempre protetor solar

Os raios ultravioleta do sol são prejudiciais à pele e podem causar manchas, rugas e até mesmo câncer de pele. Por isso é extremamente importante utilizar protetor solar regularmente, de fator 30 ao menos. Procure utilizar protetores adequados à sua pele, existem muitas versões no mercado, para pele oleosas e com acne, mistas e secas. Além disso é importante evitar expor-se ao sol de forma excessiva, principalmente durante as horas mais quentes do dia.

6. Tenha cuidados adequados com a sua pele

Mesmo que sua pele seja oleosa ela ainda precisa de hidratação, ao contrário do que muitos pensam. A grande sacada é utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele e não negligenciá-la. Lembre-se de sempre remover a maquiagem adequadamente e nuca dormir maquiada.

7. Cuide da sua pele através de tratamentos estéticos

Alguns tratamentos como: limpezas de pele, hidratação, peeling e outros ajudam a manter a pele saudável, hidratada, contribuem para o aumento da produção de colágeno e para a renovação da pele, ajudando-a a se manter “jovem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *