Stories Recentes

Porque fazer exercício aeróbico?

Não somente a musculação é importante, fazer exercício aeróbico é imprescindível para manter um corpo saudável. Ele ajuda a aumentar a resistência, melhora o funcionamento do sistema circulatório, do coração, e por isso é muito importante para a prevenção de diversas doenças, principalmente as cardiovasculares. O exercício aeróbico contribui ainda para aumentar a queima calórica e assim a manter o peso saudável.

O que e quais são os exercícios aeróbicos?

Exercícios aeróbicos são atividades que aumentam a frequência cardíaca e a respiração, usando a oxigenação para produzir energia, podendo ser de alta intensidade ou baixa intensidade.

Os exercícios aeróbicos incluem: caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, pular corda, patinar, dançar, subir escadas, exercícios feitos no crossfit como por exemplo os burpees, entre outros.

Quais são os benefícios do exercício aeróbico?

Esse tipo de exercício ajuda a aumentar a resistência e a flexibilidade. Além de contribuir para a saúde mental, já que é um aliado na melhora do humor, na redução do estresse e da ansiedade, e melhora a qualidade do sono. E de bônus aumenta assim a energia e a disposição.

Pra completar os exercícios aeróbicos aumentam a capacidade respiratória de quem os pratica. E ainda que menos do que os treinos resistidos, como é o caso da musculação, ajudam também a tonificar os músculos.

Mas vale ressaltar que para colher todos os frutos que o exercício aeróbico pode trazer é necessário que eles sejam praticados com regularidade e aliados a um estilo de vida saudável.

Qual tipo de exercício aeróbico pode ser feito em casa sem nenhuma dificuldade?

Existem exercícios aeróbicos simples, que podem ser feitos em casa ou na rua e não exigem nenhum tipo de aparelho sofisticado ou de difícil acesso, estes são:

1. Caminhadas e corridas (o básico do exercício aeróbico que sempre funciona).

Esses provavelmente são os tipos de exercícios aeróbicos mais simples e de fácil execução. Isso porque eles não exigem nada além de suas próprias pernas.

Se não está habituado a fazer atividades físicas comece por uma caminhada mais tranquila, e quando e se for ficando mais resistente você pode acelerar um pouco e aos poucos até se arriscar em uma corridinha. Caso prefira ou tenha acesso, também é possível realizar essas atividades em uma esteira.

2. Dança

É possível encontrar diversos vídeos que ensinam os mais variados tipos de danças, zumba, aerohit e muito mais de forma gratuita, no youtube por exemplo. Além disso, você só vai precisar de um espacinho na sua casa para realizar esse tipo de atividade e também de um celular, tablet, computador ou smart tv. O melhor é que esse ainda é um tipo de atividade muito prazerosa e divertida.

3. Pilates e ioga

Apesar de serem atividades um pouco mais complexas do que as que acabamos de citar, assim como no caso da dança, é possível encontrar esse tipo de conteúdo gratuitamente no youtube e em outras plataformas e sites ou ainda por um preço bem acessível.

Além disso, você não vai precisar de muitas coisas para realizar essas atividades, além de um espacinho da casa e no máximo um tapete ou colchonete.

O pilates e a ioga tem a grande vantagem de aumentar a flexibilidade, serem boas para a mente e não terem quase nenhuma contraindicação, principalmente o pilates.

4. Pular corda

Pular corda, pode até parecer uma brincadeira de criança, mas na verdade é um exercício aeróbico muito eficiente que demanda um grande gasto calórico. O mais legal é que nesse caso você só precisa de um espacinho em casa ou ao ar livre e uma corda, bem fácil né?!

5. Andar de bicicleta

Seja em uma bicicleta comum ou ergométrica (daquelas da academia), pedalar é sempre um ótimo exercício aeróbico, além de muito eficiente para acabar com aquela pochetinha. Para pedalar basta ter uma bicicleta, não importa qual. Seja em casa ou ao ar livre, essa é uma ótima opção.

6. Subir e descer escadas

Se tem escadas em sua casa, prédio, ou bairro por exemplo essa é uma opção bem legal para realizar exercícios de repetição. Você pode variar a velocidade, aumentando a intensidade. Além disso este exercício fortalece os músculos da parte inferior do corpo.

7. Flexões

Apesar de ser um tipo de exercício um pouco sofrido, as flexões são de fácil execução. O mais interessante é que além de serem um tipo de exercício aeróbico, a flexão também fortalece os músculos, principalmente os do abdômen, das costas, do peito e os tríceps. Para quem quer fazer flexões também é possível encontrar muito conteúdo gratuito, ensinando a executá-las na internet, como por exemplo vídeos.

Porque não deixar o exercício aeróbico de lado na hora do treino?

Não existe certo ou errado quando o assunto é se movimentar, qualquer tipo de exercício é válido. O que importa é realizar ao menos 150 minutos de atividades físicas semanalmente.

Mas, apesar de a musculação ser muito importante, para fortalecer o tônus muscular e conferir mais resistência ao corpo, as atividades aeróbicas não devem ficar de lado na hora do treino, isso porque elas são imprescindíveis na prevenção de doenças cardiovasculares, potencializam o emagrecimento e ajudam a eliminar a gordura abdominal.

Então se me perguntassem hoje, qual o melhor cenário para um treino completo, diria que é uma mescla de musculação e exercícios aeróbicos, se possível.

Existe ressalva a respeito do exercício aeróbico?

Ao realizar seus exercícios lembre-se sempre de se manter hidratado e respeitar os limites do seu corpo, claro que atividades físicas cansam, mas se estiver tendo tonturas, vertigens ou falta de ar por exemplo, diminua o ritmo.

Para a maioria dos exercícios aeróbicos é necessário utilizar calçados com algum tipo de amortecimento, principalmente nos de mais impacto como: caminhadas, corridas, dança, pular corda e outros.

Caso sinta desconfortos constantes e excessivos durante a prática de exercícios físicos procure um médico. E se você tem alguma doença preexistente ou vai realizar atividades de alta intensidade também é importante procurar um médico antes de começar a se exercitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *