Stories Recentes

Academia emagrece?

Academia emagrece? Essa é uma dúvida de muitos leitores e se eu fosse te dar uma resposta muito simplificada e direta seria não! Mas se a academia pode te ajudar no processo de de emagrecimento sim ela pode!

Academia emagrece? O que mais ela pode fazer por você?

Não existem milagres quando o assunto é emagrecimento, emagrecer não é fácil e nem acontece do dia pra noite. Mas o que a academia pode fazer por você? Fazer atividades físicas ajuda em diversos aspectos, a aumentar a massa magra (músculos), a aumentar a demanda energética depois do exercício, principalmente por causa do processo de construção muscular, e ainda aumentar sua taxa metabólica basal (em repouso). Por isso sim, ela pode ajudar a emagrecer.

Isso tudo que foi citado é sobre o processo de emagrecimento, mas os benefícios de fazer atividades físicas vão muito além disso, já que as atividades físicas:

PUBLICIDADE comprar na amazon livro
  1. Contribuem para diminuição dos níveis de gordura ruim (LDL);
  2. Ajudam a prevenir doenças cardiovasculares;
  3. São aliadas no controle da glicemia e da pressão arterial;
  4. Diminuem o estresse, sendo grandes aliadas no controle de doenças como depressão e ansiedade;
  5. Ajudam a fortalecer a imunidade;
  6. Aumentam a disposição já que atividades físicas liberam serotonina, dopamina e endorfinas (hormônios da felicidade);
  7. Fortalecem músculos e ossos ajudando a evitar osteoporose e outras doenças que comumente aparecem com a idade. Entre outras coisas.

Pra se ter ideia um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista JAMA Internal Medicine em janeiro deste ano, constatou que 110 mil mortes seriam evitadas caso adultos com mais de 40 anos fizessem apenas 10 minutos de atividades físicas por dia. Se fossem 20 ou 30 minutos ainda mais vidas seriam salvas.

O que fazer para emagrecer?

Mas vamos ao que interessa, por mais que ela ajude, não podemos dizer que por si só a academia emagrece, mas fazer atividades físicas ajuda e ainda possui inúmeros benefícios como os que vimos há pouco. Depois de ver tudo isso, vamos ver o que é preciso para emagrecer.

Bem, a primeira coisa que você deve fazer para emagrecer é melhorar seus hábitos alimentares:

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina
  • Evitar alimentos ultraprocessados e processados;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Diminuir carboidratos e gorduras ruins;
  • Comer pelo menos 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia , sendo 2 de frutas e 3 de vegetais;
  • Ingerir a quantidade adequada de água, 35 ml/kg por dia.
  • Bater a meta de proteínas, pelo menos 0,75g/kg de peso corporal. Mas o ideal é que seja mais para que consiga se sentir mais satisfeito(a), já que proteína sustenta e ainda é essencial para a construção muscular. Vale deixar claro que são 0,75g de proteínas por kg. 100g de peito de frango por exemplo tem aproximadamente 31g de proteínas.
  • Se puder procure um profissional para ajudar a otimizar sua dieta.

Além de fazer o primordial, que é adequar a alimentação, é preciso mexer-se, como você viu anteriormente as atividades físicas podem te ajudar muito. Outra coisa muito importante é dormir bem, a falta de sono tende a alterar o apetite o que pode fazer com que a pessoa engorde, além de ter influência negativa sobre a pressão arterial e o metabolismo da glicemia (aumentando a chances de desenvolver diabetes).

Caso mesmo estando atento a esses detalhes você não estiver vendo resultados é preciso procurar um profissional da saúde, você pode estar com alguma disfunção hormonal ou outro tipo de desequilíbrio.

Qual a quantidade de atividade física que devo fazer?

O ideal é fazer atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana, quanto mais melhor. Mas comece fazendo o que você consegue, por mais que sejam somente 3 vezes por semana.

A OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana para os adultos, e em média 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes. Sendo assim praticar atividades físicas por 30 minutos por dia, durante 5 dias por semana ou ainda 50 minutos por dia em 3 dias da semana já é uma ótima alternativa para ter uma saúde melhor e uma ajudinha no emagrecimento.

A combinação de musculação e atividades aeróbicas é uma combinação muito boa para quem deseja emagrecer e trocar a gordura por massa magra. A atividade física aeróbica é a principal na manutenção da saúde e prevenção de doenças, além disso esse tipo de atividade costuma ter um alto gasto calórico, por isso é importante não deixá-la de lado. Por outro lado, a musculação além de promover o ganho de músculos ajuda a aumentar a demanda energética (gasto calórico) ao longo do dia.

Mas lembre-se de que fazer o possível é melhor que não fazer nada, não precisa ser a academia, comece com uma caminhada ou com o que você puder no momento, o importante é não ficar parado.

Caso seu interesse seja obter a melhor performance possível você pode e deve contratar um profissional. Caso tenha algum problema de saúde ou esteja em uma gravidez de risco deve procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *