Stories Recentes

Dormir de estômago vazio ou cheio? O que é melhor? Entenda.

Devo dormir de estômago vazio ou cheio? Se essa é sua dúvida, saiba que está “no mesmo barco” de muitas outras pessoas, já que esse é um dilema muito comum. Já vou logo te contando que se alimentar antes de dormir pode não ser uma boa opção, principalmente para quem quer emagrecer. Mas tem muito mais envolvido. Continue com a gente, que nós do Minha Vida Nova preparamos um conteúdo completíssimo para te contar exatamente o porquê.

Por que dormir de estômago vazio pode ser uma alternativa melhor?

Não estou dizendo que você deve passar fome ok?! Mas o melhor mesmo seria se alimentar com aproximadamente 3 horas de antecedência da hora de dormir. Isso porque comer próximo à hora do sono pode causar diversos desequilíbrios no organismo. 

Um dos principais, é a alteração do ritmo circadiano (ritmo em que o nosso organismo trabalha ao longo do dia). Essa alteração causada pelo hábito de comer antes de dormir deixa o corpo em “estado de alerta” em uma hora que não deveria estar. E isso pode fazer com que o corpo produza cortisol (hormônio do estresse) e também adrenalina. 

Tudo isso prejudica o sono e também pode causar alterações negativas no metabolismo como por exemplo diminuir a degradação de gordura, que acontece principalmente no período noturno, onde gastamos nossas reservas energéticas. Mas vai mais além…

Dormir de estômago cheio pode inclusive te fazer engordar. Veja esse estudo.

Não é só sobre dormir de estômago vazio ou cheio. Se alimentar bem nos horários adequados é algo importante. Um estudo recente publicado no Cell Metabolism, concluiu que se alimentar próximo à hora do sono pode aumentar o risco de obesidade nos humanos. 

Mas de que modo isso acontece? É que segundo o estudo, comer nesse horário:

  • Aumenta a fome durante o período de vigília (período em que estamos acordados);
  • Diminui o gasto energético nesse período.
  • Desregula a grelina (hormônio da fome) e a leptina (hormônio da saciedade), diminuindo a leptina e aumentando a grelina. Com isso ficamos com mais fome e temos mais dificuldades em obter saciedade.
  • Altera a expressão gênica do tecido adiposo, (tecido do nosso corpo que faz reservas na forma de gordura), favorecendo o aumento do armazenamento de lipídios (gordura).

E tudo isso infelizmente pode dificultar e muito sua vida se sua meta for perder de peso.

Então o que é melhor, dormir de estômago vazio ou cheio?

O correto é se alimentar bem nos momentos adequados, como dissemos há pouco. Fazendo todas as refeições do dia, completas e da forma certa. Com um bom café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, nos momentos em que devem ser, é claro.

Vale destacar inclusive, que tomar um bom café da manhã, é essencial para aqueles que sentem muita fome. Porém esse hábito vem sendo deixado de lado por “modismo”. Já que o jejum intermitente vem ganhando muitos adeptos.

Não estou dizendo que ele não é uma ferramenta válida. Mas este só deve ser feito por pessoas saudáveis, que já tem um estilo de vida saudável há algum tempo, com uma alimentação adequada. Inclusive por pessoas que não sofrem com distúrbios alimentares. E o principal, o jejum intermitente deve ser sempre indicado e acompanhado por um profissional de saúde, como por exemplo um nutricionista ou nutrólogo.

E o que fazer se sinto fome à noite?

Eu diria que para a maioria das pessoas, se alimentar de forma adequada ao longo do dia é o melhor caminho. Faça refeições equilibradas, inclusive o jantar, não o pule, com alimentos que aumentam a saciedade, como as proteínas, as gorduras boas e as fibras. Se hidrate adequadamente, e de preferência faça suas refeições antes das 18:00, se dorme por volta das 22:00, ou das 19:00 horas, se você dorme um pouco mais tarde.

Além de tudo isso existem outros motivos pelos quais dormir de estômago vazio é a melhor opção.

Problemas no estômago

Quem nunca dormiu de estômago cheio e passou mal, com indigestão, enjoo, refluxo e até mesmo teve roncos e pesadelos? Pois é, isso tem explicações.

Quando o nosso estômago não se esvazia antes de dormirmos, e a válvula gastroesofágica está alterada, é normal que a comida de certa forma acabe subindo e tenhamos refluxos e outros sintomas de desconforto estomacal. 

Inclusive as pessoas que têm o hábito de dormir de estômago cheio têm maiores chances de desenvolver doenças digestivas como o Refluxo Gastroesofágico, e com isso, até mesmo podem aumentar as chances de desenvolver câncer de esôfago.

Roncos e má qualidade do sono

O refluxo que tanto acabamos de falar, inclusive também é a causa dos roncos. Já no caso dos pesadelos que citamos anteriormente, não é que comer perto da hora de dormir cause eles, mas sem dúvida o processo de “digestão forçada” interfere na qualidade do sono, causando despertares e dificultando atingir as fases mais profundas do sono.

Dormir de estômago cheio aumenta as chances de infarto e AVC

Segundo as conclusões de um estudo feito pela Universidade Dokuz Eylül, da Turquia, comer 2 horas ou menos antes de dormir aumenta as chances de hipertensão noturna e infarto.

E vai mais além! Dormir logo após comer aumenta inclusive as chances de AVC (Acidente Vascular Cerebral), foi o que constatou um estudo feito pela Universidade de Ioannina, na Grécia.

Então qual o melhor caminho?

Considerando tudo o que vimos aqui, o melhor com certeza é fazer suas refeições, principalmente o jantar no momento adequado, não só pensando no emagrecimento, mas em sua saúde no geral. 

Mas mesmo que o seu principal foco seja o emagrecimento, vale ressaltar que diversos estudos já associaram o sobrepeso e a obesidade à uma alimentação tardia, próxima a hora de dormir. Por isso, para emagrecer com saúde, não ir para a cama de estômago cheio é um ponto muito importante.

Então se alimente bem e de forma saudável durante o dia e ao menos 3 horas antes de dormir. Pois isso pode ajudar a sua saúde e também no seu processo de emagrecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *