Stories Recentes

Você sabe qual o benefício da canela para saúde?

Você sabe qual o benefício da canela para sua saúde? Essa especiaria que realça o sabor dos pratos e até mesmo acentua o sabor adocicado é termogênica e pode ajudar no controle da diabetes, do colesterol, além de outros diversos benefícios. Sendo assim vamos descobrir quais são eles.

1. O principal benefício da canela é ser um alimento funcional

Apesar de não ser dessas pessoas que acreditam em alimentos “milagrosos”, é cientificamente comprovado que a canela possui várias propriedades funcionais. Diversos estudos, inclusive alguns feitos no Brasil como o publicado em artigos da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), atestaram benefícios da canela (Cinnamomum sp, nome científico) sobre fatores de risco cardiometabólico.

Seus principais benefícios são na redução e melhora dos sintomas da síndrome metabólica, estes são:

  • Redução da circunferência da cintura;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Diminuição da glicemia;
  • Redução dos níveis de triglicerídeo;
  • Redução dos níveis de colesterol total e LDL;
  • Aumento de massa magra e redução da gordura corporal.

De forma resumida a síndrome metabólica é um tipo de distúrbio caracterizado por um conjunto de condições como: glicemia alterada, obesidade e circunferência abdominal aumentada, triglicerídeos aumentados, níveis de colesterol descontrolados e outras. Estas são causadas por um problema relacionado a resistência à insulina, que pode acarretar diversas doenças cardiovasculares como: AVC, hipertensão, entre outras e metabólicas como a SOP (síndrome do ovário policístico), diabetes tipo 2 e várias outras.

Por isso a canela pode ser uma grande aliada de quem possui algum desses problemas ou está acima do peso.

2. A canela ajuda na redução da glicemia

Já vou começar dizendo que a canela casa muito bem com diversas receitas, principalmente com as adocicadas, já que como disse anteriormente ela realça o sabor adocicado.

Mas o mais importante é que ela atua significativamente na redução da glicemia como vimos há pouco. Estudos ressaltam a relevância dos polifenóis, antioxidantes encontrados na canela, e também outros compostos encontrados na mesma, na melhora da ação da insulina, melhorando assim a glicemia. Sendo então grande aliada no controle e prevenção da diabetes.

3. Ela pode te ajudar a emagrecer aumentando seu metabolismo

Como já citamos anteriormente a canela é termogênica. O Cinamaldeído principal componente da canela, presente em sua parte oleosa e que é responsável por suas características de aroma, possui esse e vários outras benefícios que veremos a seguir. Além disso ela ajuda na saciedade devido a melhora da ação da insulina.

4. Os antioxidantes presentes na canela podem ajudar até mesmo na prevenção do câncer

A canela possui antioxidantes, um deles o Cinamaldeído que acabamos de citar, além do eugenol e outros polifenóis. Vários estudos, inclusive um feito nos Estados Unidos e publicado em 2005, destacam que essas propriedades antioxidantes ajudam na prevenção e tratamento do câncer.

5. A canela ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Seus antioxidantes são ainda aliados do sistema imunológico, ajudando a combater os radicais livres e melhorando o funcionamento do organismo como um todo.

6. Possui ação anti-inflamatória

Estudos ainda comprovaram que os antioxidantes presentes na canela, dos quais tanto falamos, possuem também ação anti-inflamatória, sendo eficientes principalmente para ajudar no tratamento de inflamações crônicas.

7. Previne doenças neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas são doenças do sistema nervoso, caracterizadas pela morte dos neurônios, o que causa uma degeneração progressiva das funções neurológicas, fazendo com que várias funções sejam perdidas ou prejudicadas, como a fala e os movimentos por exemplo.

Exemplos desse tipo de doença são: Parkinson e Alzheimer. Segundo estudos compostos presentes na canela são capazes de inibir uma proteína que quando acumulada no cérebro está associada ao Alzheimer.

Outro estudo promissor feito em ratos associou ainda os compostos presentes na canela à produção de proteínas neuroprotetoras capazes de proteger os neurônios da doença de Parkinson.

8. A canela é um tipo de antibiótico natural

Lembra do Cinamaldeído que citamos anteriormente e dissemos que possui vários benefícios? Então, um deles é sua ação antimicrobiana, ajudando a combater infecções respiratórias, inibindo o crescimento de bactérias e evitando inclusive o aparecimento de cáries, é o que diz diversos estudos sobre a canela.

9. O benefício da canela que é um grande bônus: ela auxilia na diminuição do desconforto menstrual.

Mais um benefício da canela e muito importante por sinal, é o alívio dos sintomas associados ao ciclo menstrual como cólicas, náuseas e vômitos, fluxo intenso e outros. Um estudo feito no Irã com universitárias e publicado na Pubmed destacou a diminuição da dismenorreia e outros sintomas associada ao uso de canela.

Como obter os benefícios da canela?

O legal é que a canela pode ser consumida de várias formas como:

Chá

Para fazer o chá de canela basta ferver em uma panela tampada de duas a três (caso seja muito pequena) canelas em pau em 500 ml de água por cerca de 10 minutos. Esse chá corresponde a duas porções e pode tanto ser ingerido diretamente quanto utilizado em outras receitas como por exemplo pães.

Em receitas

A canela em pó também pode ser utilizada em diversas receitas como o mingau de aveia, bolos e panquecas, entre outras. Como dissemos ela é ótima para receitas adocicadas, porém pode ser utilizada em receitas salgadas como por exemplo o quibe.

Existem contraindicações no consumo da canela?

O consumo indicado de canela é de 6 gramas ou menos, o que corresponde a no máximo aproximadamente 2 colheres de chá rasas por dia.

Apesar de não existir evidências científicas o uso de canela não é muito recomendado para gestantes e lactantes, já que estimula as contrações uterinas. Por isso nesse caso o melhor mesmo é consultar o médico sobre o consumo.

Outro ponto importante é estar atento para o excesso do consumo de canela, já que a variedade cássia, que é comumente encontrada no mercado, por ser mais barata, contém um composto chamado cumarina que em grandes doses pode ser prejudicial para o organismo, principalmente para o fígado. Quem já possui doenças hepáticas deve evitar seu consumo.

A chamada canela verdadeira, canela-de-ceilão, é melhor já que contém quantidades menores de cumarina.

Vale ressaltar que algumas pessoas possuem sensibilidade e até mesmo alergia aos componentes da canela. Caso algum sintoma como por exemplo erupções cutâneas ou irritação venham a aparecer decorrente do seu consumo é importante consultar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *