Conteúdo
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição hormonal que está comumente relacionada à resistência à insulina, por isso a dieta para quem tem sop deve estar focada principalmente na redução do consumo de carboidratos, especialmente os simples. Mas existem ainda outras dicas sobre alimentação que quem tem a condição deve estar atenta, continue conosco para saber quais são.
O que é a SOP?
A síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma endocrinopatia crônica (condição hormonal) comum que afeta até 21% das mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada pela presença de vários cistos nos ovários, como o próprio nome sugere. O quadro causa principalmente desregulação hormonal que resulta em vários sintomas indesejáveis.
Sintomas da SOP:
Os sintomas mais comuns da síndrome do Ovário Policístico são:
- Menstruação irregular;
- Infertilidade;
- Sobrepeso e obesidade;
- Acne;
- Seborreia (excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo);
- Excesso de pêlos no corpo e hirsutismo (pêlos excessivos em locais que não deveria ter como: face, peito, abdômen etc…);
- Depressão;
- E em alguns casos alopécia (queda de cabelo excessiva) e Acantosis nigricans (manchas escuras nas dobras, como axila e pescoço).
Tratamento da SOP:
O tratamento para a SOP costuma ser multidisciplinar, mas o principal é a efetiva mudança de estilo de vida. As mudanças alimentares podem ajudar a gerenciar os sintomas e a aumentar a qualidade de vida de quem tem a condição, assim como a prática de atividades físicas também pode contribuir muito na melhora do quadro.
Além disso, em alguns casos no tratamento da SOP, pode ser necessária a utilização de medicamentos hormonais, como anticoncepcionais e antiandrogênios e até mesmo outros medicamentos como a metformina, utilizada para tratar resistência insulínica. Porém vale ressaltar que só um médico está apto a diagnosticar e tratar individualmente, conforme necessário, o paciente com o uso de medicação ou não.
A cirurgia por laparoscopia também pode ser uma alternativa para os casos mais severos.
Como deve ser a dieta para quem tem sop?
1° De baixo Índice glicêmico.
Como a resistência insulínica é um problema muito comum em mulheres que têm SOP, o melhor é optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, frutas frescas e ricas em fibras, vegetais que não são ricos em amido e leguminosas. E que as refeições contenham sempre boas fontes de proteínas em quantidades significativas. Tudo isso ajuda a evitar picos de glicemia, contribuindo para regular os níveis de açúcar no sangue e reduzindo a resistência à insulina.
Uma boa alternativa de dieta para quem tem SOP pode ser a dieta low carb.
Veja mais sobre a low carb.
2° Evitando carboidratos refinados.
Evitar ou limitar o consumo de carboidratos refinados, como pães de farinha branca, arroz branco, massas e alimentos açucarados, também é algo que ajuda muito a controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma vez que esses alimentos podem causar uma subida brusca na glicemia e piorar a resistência insulínica. Por isso, sempre que for possível opte por fontes de carboidratos complexos, que são as versões integrais, por exemplo.
3° Inclua fontes de gorduras boas na sua alimentação.
As fontes de gorduras boas como por exemplo o abacate, o azeite de oliva, os peixes gordurosos (salmão, sardinha, arenque, cavala…), e também as nozes, as castanhas e as sementes, ajudam não só a aumentar a saciedade nas refeições, mas também a reduzir a inflamação e melhorar a sensibilidade à insulina.
4° Inclua mais fontes de proteínas na sua dieta e dê preferência às mais magras.
Incluir fontes de proteínas em todas as refeições é algo imprescindível na dieta para quem tem sop, pois ela é importantíssima no controle do índice glicêmico das refeições e portanto na melhora da resistência à insulina. Dê preferência às fontes de proteínas magras, como peito de frango, peixe e carnes magras. Os ovos e os laticínios com baixo teor de gordura também são boas opções.
5° Tenha boas fontes de fibras em todas as refeições.
Tão importante como as proteínas são as fibras na dieta para quem tem SOP. Incluir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, e principalmente legumes e vegetais, ajuda a diminuir o índice glicêmico das refeições, e portanto no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de melhorar a digestão e também a saciedade.
6° Consuma laticínios com moderação.
Algumas mulheres com SOP podem ter sensibilidade aos laticínios, por isso é importante observar como seu organismo reage quando está consumindo laticínios frequentemente e quando não está. Se você notar que esses alimentos afetam sua saúde ou agravam os sintomas da sop, o melhor é reduzir o consumo de derivados do leite. Estes podem facilmente ser substituídos por outras fontes proteicas como ovos e carnes e também outras fontes de cálcio como gergelim, grão-de-bico, amêndoas e outros.
7° A suplementação também pode ajudar no controle da SOP.
Muitas vezes, pessoas com SOP podem ser beneficiadas com a suplementação de alguns nutrientes específicos, como vitamina D, cromo, ômega-3 e inositol (uma vitamina do complexo B). Porém é importante conversar com um médico ou nutricionista sobre a possibilidade de suplementação, já que ela deve ser feita perante exames e uma avaliação e recomendação criteriosa. É um fato que os suplementos podem auxiliar no manejo da SOP, mas nunca devem ser utilizados sem orientação profissional.
Existe uma fórmula para todas que sofrem com a SOP?
Embora, seja um fato que a grande maioria das mulheres que têm sop têm resistência à insulina, esse pode não ser o caso de 100% delas. Por esse motivo, o melhor caminho é procurar um médico e um nutricionista, e seguir uma dieta que foi desenvolvida de acordo com as suas necessidades.
Quem tem SOP deve praticar atividades físicas!
A alimentação é um ponto muito importante, se não o principal no controle da Síndrome do Ovário Policístico. Porém é importante ressaltar que a prática de atividades físicas também é de grande importância no tratamento da SOP.
Benefícios da atividade física na SOP:
A prática regular de exercícios físicos é importante para qualquer pessoa. Mas em especial no caso da SOP, ela pode ajudar a melhorar diversos aspectos do quadro, como:
- A regular os níveis hormonais;
- A auxiliar na perda de peso (o que também contribui muito para melhorar os outros sintomas da sop);
- A melhorar a sensibilidade à insulina;
- E também a melhorar o humor e a qualidade de vida.
Por isso, para ajudar no melhor controle possível do quadro, o melhor é aliar uma dieta para quem tem SOP feita adequadamente à uma rotina consistente de atividades físicas.