O que você vai ver:
Quem nunca se perguntou se pode sair da dieta no fim de semana?! Na verdade essa dúvida é de muitos, assim como já foi minha. E a resposta é: depende! Comer muito no fim de semana pode sim interferir na dieta, mas isso não significa que você não possa ter refeições livres.
Rotina alimentar e “dia do lixo”.
Todo mundo que faz dieta sabe o que é o “dia do lixo” não é mesmo?! Este se trata de um dia em que se come o que tiver vontade sem pensar em quantidade de calorias e qualidade dos alimentos consumidos. Para muitos esse é um escape para conseguir se “manter na linha”, já que evitar as guloseimas todos os dias não é uma tarefa fácil.
Para quem possui uma rotina alimentar saudável e coerente, esse chamado “dia do lixo” não deve ser tão prejudicial, já que o saldo tende a ser positivo e um só dia não é capaz de estragar de forma significativa todo o seu esforço semanal.
Mas e se eu sair da dieta todo o fim de semana?
Como dissemos há pouco um só dia provavelmente não irá prejudicar sua dieta tanto assim. Mas dependendo de quanta “comilança” terá no seu final de semana, sua dieta pode sim ser prejudicada.
Pra se ter ideia, para ganhar cerca de 1kg de gordura em um final de semana, é necessário consumir algo em torno de 7.500 kcal a mais, o que não é algo tão simples assim.
Uma lata de cerveja por exemplo tem em média 150 Kcal. Um lanche (ex: big mac) inteiro tem cerca de 503 calorias. E um combo completo com batata frita e 500ml de refrigerante tem cerca de 982 Kcal, o que é bastante!
Para ingerir 7.500 calorias em um fim de semana você teria que consumir por exemplo 4 combos de lanche, refri e batata frita, mais 24 latas de cerveja. Ou ainda 4 sanduíches, mais 37 latas de cerveja. O que é difícil, mas não impossível, claro! Existem pessoas que realmente abusam em um nível inimaginável.
Mas a questão é que estes são alimentos, principalmente quando consumidos com frequência e em grandes quantidades, alteram nosso metabolismo, prejudicam a nossa saúde e o funcionamento do nosso corpo e por isso o ideal é consumi-los com moderação em qualquer hipótese.
Afinal, pode sair da dieta no fim de semana?
Apesar de muitas vezes acharmos que ganhamos 3 kg em um só fim de semana, isso provavelmente não aconteceu. O peso extra na balança deve-se à mudanças no metabolismo, no trânsito intestinal e principalmente à retenção hídrica. Que podem acontecer devido às alterações bruscas nos hábitos.
No fim de semana por exemplo tendemos a consumir menos água, menos fibras, mais bebidas alcoólicas, mais alimentos gordurosos, ricos em sódio e açúcar, o que mexe bastante com o nosso organismo.
Outra questão é que quando o corpo se encontra em um “período de privação”, como o que acontece no caso de dietas extremamente restritivas, quando abusamos do consumo de alimentos altamente calóricos ,o mesmo tende a fazer uma “reserva de gordura” para eventuais novos “períodos de privação”. O que pode dificultar um pouco a perda de peso.
Por isso o ideal em uma dieta é manter uma certa constância. Tenha momentos de comer livre, porém, que eles não sejam constantes, e assim que possível retorne à sua rotina saudável. O cenário perfeito seria ter de 1 a 2 refeições livres no máximo por semana para não prejudicar a dieta.
Outros problemas de sair da dieta no fim de semana.
O maior problema de sair da dieta mesmo de vez em quando, é que os alimentos “ruins” são ricos em saborizantes, realçadores de sabor, açúcar, sódio e gordura. E por esse motivo são altamente palatáveis. Diferentemente da comida saudável, in natura ou minimamente processada. Por isso ela tende a ser mais desinteressante para o nosso paladar quando comparada à processada ou ultraprocessada.
Temos de entender que quando entramos em uma dieta nosso organismo tende a se “desintoxicar” de certa forma, e passa a se acostumar com o mais natural.
Já quando fugimos da dieta, ainda que brevemente esse processo é interrompido. Desse modo fica mais “penoso” fazer dieta durante a semana, já que o nosso cérebro fica “desejando” aqueles alimentos altamente palatáveis e viciantes.
Saí da dieta no fim de semana, o que fazer?
Bem, se você passou o final de semana todo ingerindo alimentos altamente calóricos e não saudáveis a dica é: corra atrás do prejuízo! Volte a sua rotina normal de exercícios, a se alimentar de forma saudável, dentro da sua dieta, ingira o máximo de fibras possível e tome bastante líquido, principalmente água.
Alguns chás diuréticos e termogênicos como o de hibisco e o de gengibre também podem ajudar a acelerar um pouco o metabolismo e a eliminar a retenção hídrica.
Mas acima de tudo é o que dissemos anteriormente, tenha constância. O corpo tem “memória” e a constância é imprescindível.
Não adianta fazer uma dieta super radical e abusar nas bebidas e na comilança de sexta a domingo. Ser saudável deve ser um estilo de vida, pois só assim é possível ter resultados realmente significativos, principalmente para quem deseja emagrecer.
Sempre que possível converse com seu nutricionista sobre possíveis trocas, exceções e substituições. Pois ele irá adequá-las às suas necessidades.
Outras dicas para o fim de semana.
Agora que você viu que a grande questão não é se pode sair da dieta no fim de semana, mas sim como fazer isso, vamos ver outras dicas para amenizar as “escapulidas” da dieta.
- Mesmo se cometer pequenos abusos não fique longe dos alimentos saudáveis, consumir fontes de fibras como vegetais e frutas mesmo nos finais de semana e se hidratar de forma adequada, pode amenizar um pouco os danos.
- Além disso, se possível faça atividades físicas mesmo nos fins de semana elas ajudam a diminuir a ansiedade (o que pode ajudar a evitar excessos) e a manter o metabolismo funcionando.
- Uma outra boa dica é não atrelar prazer somente à comida. Principalmente nos fins de semana faça atividades prazerosas que possam lhe proporcionar alegrias além da comida, tais como: explorar novos lugares ou até mesmo novos esportes ou hobbies.