Stories Recentes

Bupropiona + naltrexona emagrece?

A naltrexona juntamente com a bupropiona, podem ser eficazes para a perda de peso, ao reduzir a compulsão, controlar o apetite, aumentar a saciedade e com isso diminuir a ingestão calórica. Por isso, podemos dizer que a naltrexona emagrece quando aliada à bupropiona, e a um estilo de vida saudável, com dieta e atividades físicas é claro.

O que é o Contrave (bupropiona + naltrexona)?

A bupropiona + naltrexona cujo nome comercial é Contrave é um medicamento prescrito para o controle de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso que tenham pelo menos uma condição médica relacionada ao peso, como pressão alta, diabetes tipo 2 ou colesterol alto.

Por que a bupropiona emagrece? 

A bupropiona é um medicamento antidepressivo que atua nos neurotransmissores do cérebro para ajudar a controlar o apetite e reduzir os desejos intensos por comida.

PUBLICIDADE comprar na amazon livro

Por que a naltrexona emagrece?

A naltrexona é usada para tratar dependências químicas como de álcool e opioides. No caso do medicamento Contrave, em dosagem baixa, a naltrexona emagrece juntamente com a bupropiona, pois afeta certos receptores no cérebro atuando no sistema de recompensa e ajudando assim a reduzir os desejos por comida e a compulsão alimentar.

O Contrave geralmente é prescrito como parte de um programa abrangente de controle de peso que inclui uma dieta com redução de calorias e aumento da atividade física. Não é uma solução isolada para a perda de peso, mas sim destinado a complementar as mudanças no estilo de vida.

Efeitos colaterais da bupropiona + naltrexona:

Como qualquer medicamento, o Contrave tem potenciais efeitos colaterais e deve ser usado sob a supervisão de um profissional de saúde. 

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

Os efeitos colaterais comuns podem incluir:

  • Náuseas;
  • Constipação;
  • Dor de cabeça;
  • Tôntura;
  • Boca seca;
  • Sensação de fraqueza e tremor;
  • E insônia. 

Embora seja comum que os pacientes apresentem principalmente náuseas, constipação e dor de cabeça, os sintomas não ocorrem para todos e costumam desaparecer após um mês de uso do medicamento.

É importante que as pessoas que consideram o uso do Contrave discutam os riscos e benefícios com seu médico para determinar se é uma opção de tratamento apropriada para elas. 

Além disso, ele pode não ser adequado para todos, especialmente para aqueles com certas condições médicas ou que estejam tomando outros medicamentos que possam interagir com o Contrave.

Contrave (bupropiona + naltrexona) é aprovado para emagrecer?

Contrave é um medicamento que já é aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) desde 2014 para ajudar no tratamento da obesidade. 

Mas o medicamento só foi aprovado no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2021, mas mesmo assim demorou para ser comercializado, e só foi ser realmente vendido no Brasil a partir de maio de 2023 por causa de demoras na regulação para determinar o preço do medicamento pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento).

Mas vale destacar que muito anteriormente (desde 2010) diversos estudos comprovaram a segurança e a eficácia da bupropiona + naltrexona no emagrecimento.

Quantos quilos emagrece tomando (bupropiona + naltrexona) Contrave? Em quanto tempo ocorre o emagrecimento?

É claro que o resultado do emagrecimento é variável, já que cada organismo responde de uma forma ao tratamento. Mas de acordo com vários estudos, o medicamento costuma causar uma perda de em média de 10% do peso (podendo variar pra mais e pra menos), no período de um ano aproximadamente, sendo assim um indivíduo de 100 kg perderia em média 10 kg utilizando bupropiona+naltrexona.

Porém vale ressaltar que a partir do primeiro mês já se percebe uma diminuição do peso, embora o pico no emagrecimento geralmente acontece após 36 semanas. 

Alguns pacientes precisam de fazer o uso do medicamento por períodos mais longos, para manter o controle do peso, mas a avaliação cabe ao médico que está acompanhando o tratamento.

Para quem a bupropiona + naltrexona é indicada?

O Contrave é indicado para adultos obesos com um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, ou um IMC de 27 ou mais se o paciente também tiver condições médicas relacionadas ao peso, como por exemplo diabetes tipo 2 ou pressão alta.

É preciso receita para comprar bupropiona + naltrexona?

Sim, o medicamento só é vendido com prescrição médica e necessita de controle.

Como tomar contrave para emagrecer?

O Contrave é um medicamento prescrito para ajudar no emagrecimento, mas deve ser usado sob a supervisão de um médico. É importante seguir as instruções do seu médico e a bula do medicamento com cuidado. 

Mas de modo geral o Contrave (bupropiona + naltrexona) é geralmente tomado da seguinte forma:

Iniciar com uma dose baixa: Normalmente, o médico começará com uma dose baixa, 1 comprimido (que contém 8mg de naltrexona e 90mg de bupropiona), para minimizar os efeitos colaterais. Por isso no início o Contrave é geralmente tomado uma vez ao dia.

Aumentar gradualmente: Ao longo das semanas seguintes, o médico pode aumentar a dose, conforme for necessário para controlar o apetite e promover a perda de peso. Na segunda semana, geralmente são administradas 2 doses, 1 comprimido 2 vezes ao dia.

Na terceira semana o médico avalia a necessidade de aumentar a dose, de modo geral nesse período o paciente toma 2 doses ao dia, sendo uma de 1 comprimido e a outra de dois comprimidos, totalizando 3 comprimidos ao dia.

Na quarta semana em diante se o médico achar necessário, se administra 2 doses de 2 comprimidos ao dia. Vale ressaltar que é importante não ultrapassar 2 comprimidos por dose e nem 4 comprimidos ao dia.

Tomar com ou sem alimentos: O Contrave pode ser tomado com ou sem alimentos, de acordo com as orientações do médico.

Evitar o consumo de álcool: É importante evitar o consumo de álcool enquanto estiver tomando Contrave, pois isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves.

Acompanhamento médico: É fundamental fazer consultas de acompanhamento regulares com o médico para monitorar o progresso, discutir quaisquer efeitos colaterais e fazer ajustes na dose, se necessário.

Estilo de vida saudável: O uso do Contrave deve ser combinado com mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada e exercícios regulares, para obter os melhores resultados na perda de peso.

Outros benefícios da bupropiona + naltrexona:

Além de geralmente causar uma perda de peso 2 ou até 4 vezes maior nos pacientes, em comparação aos que fazem dieta e exercícios sem utilizar o medicamento, o Contrave contribui para a perda de medidas e por isso pode trazer outros benefícios como:

Melhora da saúde: 

A perda de peso sustentada pode levar a melhorias na saúde, diminuindo o risco de desenvolver condições relacionadas à obesidade e ao excesso de peso e até melhorando o quadro de quem já possui essas condições, como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Resistência à insulina;
  • Níveis de colesterol elevado e triglicérides alto;
  • Pressão alta e doenças cardíacas.
  • Entre outras condições médicas.

Aumento da motivação: 

Algumas pessoas relatam que o Contrave pode aumentar sua motivação para se manter firme no propósito da perda de peso, isso acontece devido ao seu efeito sobre os sistemas de recompensa no cérebro.

Pra quem bupropiona + naltrexona é contraindicada?

Mesmo podendo ser benéfico em alguns casos, este medicamento não é indicado para todos. É importante que apenas pessoas que se encaixem nos critérios apropriados o utilizem, e a decisão de prescrevê-lo deve ser feita por um médico com base na avaliação individual do paciente.

Em geral, Contrave não é indicado para:

  • Grávidas e lactantes: O medicamento pode ser prejudicial ao feto durante a gravidez e também pode ser transmitido para o leite materno durante a amamentação.
  • Menores de 18 anos: A segurança e eficácia do Contrave não foram estabelecidas em crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
  • Pessoas com histórico de convulsões: o fármaco pode aumentar o risco de convulsões, portanto, não é adequado para pessoas com histórico de epilepsia ou convulsões.
  • Pessoas com distúrbios alimentares: Contrave não é recomendado para pessoas com transtornos alimentares, como anorexia nervosa ou bulimia.
  • Pessoas com pressão arterial elevada não controlada: O medicamento pode aumentar a pressão arterial, portanto, não é apropriado para pessoas com hipertensão não controlada.
  • Pessoas com alergias aos ingredientes do medicamento: Se alguém for alérgico a qualquer um dos componentes do Contrave, não deve usá-lo.
  • Pessoas com histórico de doença cardíaca grave: Devido ao potencial de aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, Contrave deve ser usado com cautela em pessoas com histórico de doença cardíaca grave.

Lembrando que somente um médico pode determinar se Contrave é apropriado para um paciente com base em sua história médica e condições de saúde individuais. Além disso, o uso deste medicamento deve ser acompanhado de orientação médica adequada e monitoramento regular para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

Além da bupropiona + naltrexona quais outros medicamentos podem ajudar no emagrecimento?

Alguns medicamentos conhecidos como agonistas do receptor GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon),utilizados para tratar diabetes tipo 2 como Ozempic, Wegovy, Trulicity, Saxenda e Victoza também podem ser utilizados pelos médicos para tratar a obesidade e o sobrepeso, entre outros. 
Por isso é importante discutir com seu médico qual medicamento é mais adequado no seu caso. Pois ele irá avaliar de forma criteriosa o seu perfil e te indicar o melhor caso realmente seja necessária a utilização de medicamentos para te ajudar a emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *