Stories Recentes

Quantas calorias tem uma Tapioca com queijo?

A tapioca, uma iguaria popular na culinária brasileira, tem ganhado destaque não apenas por seu sabor único, mas também por ser uma opção versátil e leve. Quando combinada com queijo, essa delícia se transforma em um prato irresistível. No entanto, é normal as pessoas se questionarem sobre quantas calorias tem uma tapioca com queijo, devido ao fato de que o prato tem fama de ser relativamente calórico. 

Por isso neste artigo vamos explorar os aspectos nutricionais e as calorias dessa combinação. Continuem conosco. 

A hora da verdade, quantas calorias tem uma tapioca com queijo?

1. A Tapioca

Devemos entender que embora seja gostosa e versátil a tapioca pode não ser a opção ideal para todas as pessoas, principalmente para os diabéticos por exemplo, por causa do seu índice glicêmico alto (quando o alimento causa uma subida rápida na glicemia). 

PUBLICIDADE comprar na amazon livro

Por isso, é comum que a tapioca seja consumida em muitas dietas juntamente com fontes de proteínas como os ovos, as carnes e o queijo, que podem ajudar a controlar o índice glicêmico da refeição (diminuindo a velocidade da subida da glicemia).

A tapioca é feita a partir da fécula da mandioca, tornando-se uma alternativa livre de glúten. Com sua textura leve e neutra, a tapioca se tornou uma escolha popular para quem busca uma opção saudável e versátil no café da manhã ou lanche. 

Em seu estado puro, a tapioca não é tão calórica assim, fornecendo principalmente carboidratos. E embora seja uma fonte de carboidratos simples, de índice glicêmico alto, principalmente por não conter muitas fibras, é uma opção natural, uma vez que é um alimento minimamente processado (fécula de mandioca e água). Ao contrário dos pães industrializados e outras fontes de carboidratos que são alimentos processados e até ultraprocessados.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

Em questão de calorias a tapioca é bem parecida com o pão do dia a dia, 3 colheres de sopa rasas de tapioca (em torno de 60g) contém aproximadamente 145 Kcal. Calorias equivalentes a um pão francês ou 2 fatias de pão integral, por exemplo.

2. O queijo

Ao adicionar queijo à tapioca, elevamos não apenas o sabor, mas também o teor calórico claro. Mas o queijo é uma excelente fonte de proteínas e gorduras, conferindo uma sensação de saciedade e diminuindo o índice glicêmico total da refeição. 

No entanto, é importante escolher queijos com moderação, já que alguns podem ser mais calóricos do que outros.

Uma fatia de mussarela por exemplo (aproximadamente 20g) tem de 60 a 80 Kcal. A mesma quantidade de queijo minas tem de 50 a 70 Kcal. Enquanto uma porção de ricota de 30g tem em média de 30 a 40 Kcal e a mesma porção de queijo cottage tem em média de 20 a 30 Kcal.

3. Calorias da tapioca com queijo:

A quantidade exata de calorias em uma tapioca com queijo varia dependendo de fatores como o tamanho da tapioca, a quantidade de goma de tapioca e de queijo utilizada, além do tipo de queijo escolhido.

Em média, uma porção média de tapioca com queijo vai conter entre 200 e 300 calorias aproximadamente. Porém vale destacar que esses valores são apenas uma média geral, e é claro que sempre é recomendável verificar as informações nutricionais específicas dos ingredientes e das medidas que você utiliza.

Escolhas inteligentes: Tornando sua tapioca com queijo mais saudável

Se você está preocupado com o fator saúde e com o consumo de calorias, existem maneiras de tornar sua tapioca com queijo mais saudável, como:

  • Optar por queijos com teor reduzido de gordura, como por exemplo a ricota e o queijo cottage;
  • Adicionar vegetais frescos para aumentar o valor nutricional e a quantidade de fibras, melhorando o índice glicêmico da preparação e aumentando a saciedade;
  • E não abusar da quantidade, controlando o tamanho da porção.

Essas são estratégias eficazes para equilibrar sabor e saúde.

Considerações finais: Uma opção deliciosa com consciência nutricional

Em suma, uma tapioca com queijo pode ser uma escolha deliciosa, satisfatória e sim saudável para a maioria das pessoas, desde que seja feita e consumida com consciência. Ao entender as variáveis que influenciam o valor calórico, você pode desfrutar desse prato com consciência nutricional. 

Lembre-se de que a moderação e a escolha de ingredientes saudáveis são chaves para manter um equilíbrio entre o prazer do paladar e a saúde. Portanto, sinta-se à vontade para saborear sua tapioca com queijo, aproveitando cada mordida de forma consciente e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *