Stories Recentes

Extrato de própolis com álcool faz mal? Qual a melhor opção?

Você provavelmente já deve ter tido essa dúvida: Extrato de própolis com álcool faz mal? A resposta pra essa pergunta é: Na maioria das vezes não mas ele não é indicado para todas as pessoas! Isso porque para alguns grupos específicos como: gestantes, lactantes, crianças e pessoas com diabetes ou doenças no fígado ele não é a melhor opção.

Porém de modo geral o extrato de própolis com álcool é até melhor do que o aquoso, já que no caso do extrato alcoólico há uma maior concentração de algumas substâncias presentes no própolis, uma vez que estas apresentam uma melhor solubilidade no álcool.

O que é o própolis?

O Própolis se trata de uma substância funcional em forma de resina, feita pelas abelhas ao colher resinas de origem vegetal, de plantas da região à qual a colmeia se encontra, sendo modificadas pela enzimas presentes na saliva dos insetos.

O própolis é mais comumente consumido na forma de extrato, podendo ser aquoso ou alcoólico. Este tende a ter um sabor forte e marcante, porém esse sabor vai variar de acordo com a região onde o mesmo é produzido, assim como seus compostos bioativos.

Benefícios do extrato de própolis com álcool

É cientificamente comprovado que o própolis possui vários benefícios para a saúde humana. Se o extrato de própolis com álcool contém mais fitoquímicos lipossolúveis, já que são melhores extraídos por esse meio, ele pode ser ainda mais benéfico para quem o pode consumir.

Muitos dos benefícios do própolis são amplamente conhecidos outros nem tanto, estes são:

O própolis é um antibiótico natural

A crença popular de que o própolis ajuda a curar gripes, resfriados e infecções de garganta não é sem motivos. O própolis realmente possui ação antibacteriana, antiviral e antifungica, capaz de combater micro-organismos causadores de doenças, vários estudos científicos já comprovaram essa ação.

Possui ação anti-inflamatória

Essa é outra ação cientificamente comprovada do própolis. Ele é muito eficiente no combate de inflamações e também para a cicatrização. Sua utilização nesse sentido é ampla, sendo muito útil para tratar doenças de pele (inclusive acne), doenças gastrointestinais, entre outras.

O própolis é um grande aliado da imunidade

O própolis contém uma quantidade imensa de antioxidantes, dentre eles, flavonoides e polifenóis. Esses por sua vez fortalecem o sistema imunológico, evitando e ajudando a tratar várias doenças, como alergias, doenças autoimune, infecciosas e outras. Pesquisas já comprovaram essa ação imunomoduladora.

Ajuda a evitar diversas doenças

O própolis pode contribuir para que muitas doenças sejam evitadas pelo fato de seus antioxidantes ajudarem a combater os radicais livres, como: colesterol alto, isquemia, anemia, doenças neurodegenerativas e outras.

É eficiente até mesmo contra o câncer

Mais uma vez vamos falar dos tão queridos antioxidantes, presentes no própolis, só de substâncias flavonoides já foram listadas cerca 4 mil, em amostras desse maravilhoso “remédio”. Estes antioxidantes poderosíssimos são eficientes até mesmo contra o câncer.

Existem substâncias presentes no própolis vermelho que são muito relevantes no combate ao câncer segundo estudo.

Além disso também existem estudos que comprovam que a própolis verde também possui ação anticancerígena.

Como tomar o extrato de própolis com álcool?

Hoje existem até mesmo capsulas de extrato de própolis, nesse caso podemos consumir uma quantidade maior, sem termos que sentir seu sabor persistente, sua ardência e amargor. Porém as cápsulas podem ser um pouco mais caras.

O extrato de própolis também pode ser consumido em gotas, cerca de 30 gotas por dia já podem proporcionar benefícios. No geral seu consumo é seguro, mas é bom tomar cuidado para não cometer excessos. A quantidade exata a ser consumida deve ser calculada e indicada por um médico ou nutricionista de acordo com as necessidades particulares do indivíduo.

Pelo seu sabor forte o própolis fica melhor quando diluído em shots ou sucos. Funciona bem por exemplo quando diluído em suco de couve com limão, sem açúcar é claro, pra não deixar de ser saudável.

Muitas pessoas consomem ainda no shot com mel e limão, porém devemos nos atentar para o mel que contém açúcares e deve ser evitado por diabéticos além de ter seu consumo avaliado em dietas.

Outra opção de shot é o de própolis cúrcuma e limão, muito bom para fortalecer a imunidade aliás. O shot é uma forma mais rápida de ingerir por causa da pequena quantidade. No caso é só tomar rápido como um remédio mesmo rsrsrsrs.

O extrato de própolis com álcool faz mal ou faz bem?

O própolis pode ser um grande aliado da saúde humana como pudemos observar. Por isso a não ser que você tenha algum problema relacionado ao álcool, alguma alergia ou sensibilidade aos componentes presentes no própolis, ou se enquadre em algum dos casos onde a utilização do própolis alcoólico não é indicada. O extrato de própolis com álcool não tem porque fazer mal e pode trazer ainda mais benefícios do que o extrato aquoso.

Para aqueles que não podem consumir o extrato alcoólico simplesmente pelo fato de conter álcool podem optar pelo aquoso. Para gestantes e lactantes o uso deve ser avaliado por um médico.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *