Stories Recentes

Quais os benefícios da caminhada para a saúde?

Já parou pra pensar sobre quais os benefícios da caminhada? Apesar de parecer algo muito simples, ela é realmente uma atividade que pode ter muitos impactos positivos sobre a sua saúde. Estes vão desde a melhora nas funções cerebrais, no estado psicológico até na saúde física é claro. Venha ver tudo o que o hábito de caminhar pode fazer por você!

Quais os benefícios da caminhada para a mente?

A caminhada é uma atividade completa, com benefícios em várias áreas. Em relação à saúde mental podemos destacar vários deles, tais como:

1. Caminhar proporciona uma sensação de bem estrar

Caminhar assim como a maioria das atividades físicas proporciona uma sensação de prazer e bem estar, isto está relacionado a produção durante as atividades físicas, de hormônios ligados à essas sensações .

PUBLICIDADE comprar na amazon livro

Porém a caminhada que costuma ser subestimada em relação às outras atividades, nesse quesito não fica atrás, ela é uma grande aliada da mente. Estudos inclusive comprovaram esses benefícios na melhora do humor e do bem estar, ao estudar idosos fisicamente ativos que caminhavam ao menos 30 minutos por dia.

Ainda, a melhora do humor claramente observada em vários outros estudos, está ligada a processos fisiológicos envolvidos na produção hormonal como dissemos, assim como ao aumento da circulação sanguínea para o cérebro durante a atividade física.

2. A caminhada ajuda a evitar e tratar problemas psicológicos

O aumento na sensação de bem estar associado aos exercícios físicos, como é o caso da caminhada, pode ajudar no tratamento e na prevenção de problemas psicológicos, como por exemplo a ansiedade e a depressão, isso foi também uma feliz conclusão de um artigo publicado em 2004 na PubMed.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

3. Caminhar melhora as funções cerebrais

Um estudo feito por pesquisadores de Stanford descobriu que caminhar melhora até mesmo a criatividade. Pra se ter ideia caminhar “clareia” tanto a mente, que ao caminhar os pesquisadores observaram uma melhora de 60% na criatividade dos estudantes analisados.

Além disso outros estudos associam uma melhora na função cognitiva à caminhada. Nessa ocasião, foi observada a melhora da memória, da atenção e também do processamento de informações dos idosos analisados.

Além disso é cientificamente comprovado que as atividades físicas ainda ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas, como por exemplo a de Alzheimer. A caminhada contribui nesse quesito ao diminuir o declínio cognitivo que acontece de forma natural.

Mas quais os benefícios da caminhada para o corpo?

Não é só a musculação e os exercícios intensos que melhoram a nossa saúde física, uma simples caminhada pode ter grandes impactos positivos sobre a saúde do nosso corpo, estes são:

4. Caminhar melhora a circulação sanguínea

A caminhada tem grande influencia sobre a circulação sanguínea, aumentando o fluxo sanguíneo e dilatando os vasos. É o que concluíram diversos estudos feitos por todo o mundo. Inclusive um relatório de Harvard destaca entre os inúmeros benefícios da caminhada o controle da pressão arterial.

5. Caminhar realmente ajuda a prevenir a hipertensão, a diabetes e o descontrole dos níveis de colesterol.

Sim uma simples caminhada pode te ajudar a fugir de diversos problemas de saúde, entre eles a hipertensão a diabetes e outros, tanto quanto exercícios mais intensos como a corrida por exemplo. Foi o que concluíram estudos publicados em 2013 no AHA Journals.

Uma caminhada consistente é muito eficiente no controle dos níveis lipídicos, tais como colesterol e triglicérides, inclusive em pacientes com síndrome metabólica. Foi o que também constatou um outro estudo.

6. Caminhar melhora a função pulmonar

A caminhada ajuda a dilatar os brônquios, tendo um efeito positivo sobre a função pulmonar. E inclusive pode ser benéfica até mesmo para aqueles que já possuem alguma doença pulmonar, foi o que concluíram estudos publicados em 2010.

7. Caminhar ajuda a aumentar a densidade óssea, impedir a perda de massa muscular e prevenir a osteoporose.

A caminhada apesar de não ter grandes impactos sobre o ganho de massa muscular, segundo estudos ajuda a impedir a perda natural de massa muscular que acontece no envelhecimento, principalmente nas mulheres, onde essa perda é maior.

Além disso, outros estudos também comprovaram que a perda de massa óssea natural é menor em mulheres que caminham ao menos 1,6 km por dia. Isso é muito importante para evitar a osteoporose que acontece principalmente em mulheres pós menopausa.

8. Entre os benefícios da caminhada está inclusive a melhora da imunidade

É do conhecimento de muitos que as atividades físicas ajudam o corpo a ter mais resistência física e inclusive fortalecem o sistema imunológico. Um estudo concluiu que 30 minutos de caminhada ao dia podem contribuir para um melhor funcionamento do sistema imunológico, incluindo um aumento das células de defesa.

9. A caminhada ajuda a dormir melhor

Sabemos que a qualidade do sono vem diminuindo cada vez mais infelizmente. Mas vale destacar que uma boa noite de sono é importante em diversos aspectos fisiológicos e psicológicos, por isso não podemos negligenciá-lo.

Um estudo publicado em 2019 concluiu que as atividades físicas, incluindo a caminhada, podem ajudar nesse aspecto, já que elas têm impacto positivo sobre a qualidade e a duração do sono.

10. A caminhada contribui para o emagrecimento saudável.

A caminhada é um ótimo exercício físico para quem quer emagrecer, ajudando na perda de gordura e também a eliminar a retenção de líquidos.

Ao contrário do que muitos pensam não é preciso fazer atividades muito elaboradas ou intensas para começar a obter resultados, uma boa alimentação aliada à caminhada já podem trazer resultados satisfatórios.

Um estudo feito com mulheres obesas concluiu que a caminhada contribui para a perda de gordura, principalmente gordura abdominal, além de ter efeitos positivos sobre a resistência à insulina. Outro estudo ainda concluiu que a atividade física aeróbica contribui não só para a perda de peso mas também para a sua manutenção, para isso 300 minutos por semana (1 hora por dia) são o ideal.

A caminhada é um exercício simples com muitos benefícios

Como foi possível observar, a caminhada apesar de um exercício simples e sem custos, possui muitos benefícios, principalmente a grande vantagem de ser seguro para a maioria das pessoas. Além de ser fácil, até mesmo para quem está começando a se exercitar.

Ela é um ótimo exercício cardiorrespiratório. Fazer 150 minutos de caminhada semanalmente já é um bom começo, caso seu corpo esteja reagindo bem, com o passar do tempo você pode ir aumentando o tempo e a intensidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *