Stories Recentes

Você sabe como cozinhar brócolis do modo correto?

Apesar de parecer simples, saber como cozinhar brócolis é algo importante para aproveitar seus nutrientes ao máximo e obter a textura perfeita.

Como cozinhar brócolis do modo correto?

Para que o cozimento do brócolis ocorra da forma correta devemos tomar cuidado para que ele não cozinhe de mais e acabe mudando de cor e perdendo os nutrientes. Além disso, ficar de olho no tempo de cozimento também é muito importante para que ele fique mais palatável.

Como cozinhar brócolis no vapor?

Cozinhar o brócolis no vapor é relativamente simples. Para isso você vai precisar de:

  • 1 cabeça ou maço de brócolis;
  • 1 panela vaporeira ou ainda uma panela comum e um escorredor de inox ou bambu que se encaixe na panela, sem tocar na água;
  • Água para cozinhar.

Preparando o cozimento:

  1. Corte o brócolis em pedaços menores e lave, agora coloque os pedaços no cesto ou escorredor. Na panela coloque água, cerca de 3 dedos, de modo que ela não encoste no cesto.
  2. Coloque a panela em fogo médio e encaixe o cesto, coloque uma tampa sobre o cesto e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Vá fincando o garfo no brócolis para garantir que não passe do ponto de cozimento, se necessário dê uma mexida neles para igualar o cozimento. O ideal é que fique mais firminho, já que pode acontecer de ele amolecer um pouco depois.
  3. Após desligar, retire o brócolis imediatamente da vaporeira e coloque-o em uma vasilha mais aberta para que ele esfrie e também para evitar que ele cozinhe mais.
  4. Aí então é só temperá-lo com azeite, limão e sal, ou com outros temperos de sua preferência.

Como cozinhar brócolis na água fervente?

Para cozinhar brócolis na água fervente, é preciso se atentar um pouco mais, já que desse modo é fácil perder o ponto de cozimento do mesmo. Além disso, no cozimento em imersão podemos perder mais nutrientes caso o mesmo não ocorra do modo correto.

Para cozinhar o brócolis em água fervente você vai precisar de:

  • 1 cabeça ou maço de brócolis;
  • 1 panela grande com água para o cozimento;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 vasilha com água filtrada e gelo.

Cozinhando o brócolis:

  1. Coloque a panela com água, em quantidade que cubra os galhos de brócolis, cerca de 2/3, no fogo, adicione o sal e deixe ferver.
  2. Enquanto isso corte os galhos de brócolis em pedaços, de forma mais uniforme possível. Lave-os.
  3. Quando a água tiver fervido, coloque o brócolis na água e deixe cozinhar cerca de 3 a 4 minutos, no máximo.
  4. Retire da água fervente com a ajuda de uma escumadeira e coloque na vasilha com água e gelo, deixe por um minuto e coloque para escorrer em um escorredor ou peneira.
  5. Depois que escorrer bem, o brócolis está pronto para o consumo.

Dica: Caso vá consumir o brócolis naquele momento, você pode optar por não colocá-lo na água com gelo. Porém a água com gelo ajuda a manter a textura firme do brócolis, impedindo que ele cozinhe mais.

O brócolis cozido, depois de frio, pode ser armazenado por 3 dias na geladeira em pote hermético.

Como fazer o branqueamento do brócolis?

O processo de branqueamento é bem parecido com o do cozimento em água fervente. Porém nesse caso, o tempo de cozimento e também o tempo em que o brócolis é imerso em água com gelo são um pouco diferentes.

O branqueamento é um método de cozimento perfeito para deixar o brócolis bem verdinho, evitar o desperdício e congelar o brócolis para ser utilizado posteriormente, refogando-o ou adicionando-o em receitas.

Como dissemos o processo é bem parecido com o comum em água fervente, por isso você vai precisar basicamente das mesmas coisas:

  • 1 cabeça ou maço de brócolis;
  • 1 panela grande com água para o cozimento;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 vasilha com água filtrada e gelo.

Realizando o branqueamento:

  1. Coloque a água na panela, aproximadamente 2/3, de modo que cubra todo o brócolis, no fogo, adicione o sal e deixe ferver.
  2. Enquanto a água ferve corte os galhos de brócolis em pedaços, de tamanhos iguais ou o mais próximos que conseguir, para garantir um cozimento uniforme. Lave-os.
  3. Quando a água tiver fervido, coloque o brócolis na água e deixe cozinhar por 2 minutos, cuidado para não passar disso e perder o ponto correto.
  4. Retire da água fervente com a ajuda de uma escumadeira e coloque na vasilha com água e gelo, deixe por 30 segundos e coloque para escorrer em um escorredor ou peneira.
  5. Quando tiver escorrido você pode colocá-lo em potes herméticos ou sacos plásticos para congelar alimentos e levá-los para o congelador.

Caso não seja retirado do congelador o brócolis branqueado pode permanecer congelado por até 6 meses.

Benefícios do brócolis para a saúde

O brócolis é um vegetal rico em vitaminas como por exemplo a C, a K a A e a E, e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Ele possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando no funcionamento do sistema imune, a combater os radicais livres e o envelhecimento, fortalecer os ossos e dentes, controlar a glicemia e a prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso consumir brócolis regularmente contribui para o bom funcionamento do cérebro e do intestino. Além de ajudar a evitar e tratar até mesmo câncer, foi o que constataram alguns estudos, inclusive um feito recentemente por pesquisadores da Universidade de Hiroshima e publicado na revista científica PLOS One.

Como utilizar o brócolis no dia a dia

Dá pra utilizar o brócolis de várias formas, sendo: em saladas, refogado ou salteado, em forma de acompanhamento, ou adicionado a receitas, como por exemplo massas ou gratinado. As possibilidades são muitas.

Para utilizar em curto prazo, a versão cozida é uma boa opção. Já para utilizar à logo prazo, o prático brócolis branqueado é a melhor opção.

Mas vale destacar que apesar de dar pra aquecê-lo em água fervente, o brócolis branqueado fica melhor refogado (e também perde menos nutrientes do que colocado em água fervente novamente), salteado, ou adicionado à receitas.

Depois de retirado do congelador ele deve ser aquecido por cerca de 1 minuto. Porém cuidado para não ultrapassar os 2 minutos de aquecimento e modificar sua textura.

Recomendo que para refogar o brócolis que foi branqueado, você coloque um fiozinho de azeite e um pouco de alho triturado em frigideira antiaderente e aqueça o brócolis na panela por aproximadamente1 minuto, até notar que ele está totalmente aquecido. Se necessário acerte o sal. Aí é só servir como acompanhamento ou adicioná-lo a outros pratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *