O que você vai ver:
Não é segredo pra ninguém que atividades físicas têm efeitos positivos em diversos aspectos da nossa vida, psicológicos, fisiológicos e muitos outros. Mas você sabia que atividades físicas melhoram os resultados da vacina da Covid 19? Isso mesmo! Uma pesquisa realizada por pesquisadores da USP concluiu que as atividades físicas podem intensificar e até mesmo prolongar a resposta de vacinas contra a Covid 19.
Mas por que as atividades físicas melhoram resultados da vacina da Covid 19? Veja a pesquisa.
O estudo que foi feito com 748 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), sendo que esses pacientes possuíam doenças reumáticas autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, esclerose sistêmica, miopatias inflamatórias e outras. E mesmo 6 meses após terem tomado duas doses de Coronavac os resultados foram satisfatórios.
Depois de 6 meses a eficácia da vacina tende a cair naturalmente, ainda mais em pacientes com comorbidades como no caso dos analisados imunossuprimidos. Mas dos 748 pacientes, 421 ativos e 327 inativos, a quantidade de anticorpos nos pacientes ativos era mais satisfatória do que em pacientes inativos. A cada 15 pacientes ativos que apresentavam maior proteção da vacina após 6 meses, somente 10 inativos apresentavam a mesma proteção.
O mais importante é que pelo que parece a vacina é capaz de produzir uma resposta imune melhor em pacientes ativos, assim como uma resposta mais prolongada.
Como se não bastasse ainda existem evidências de que pacientes ativos com Covid tendem a ter uma forma da doença mais branda. Isso é o que constatou um dos autores dessa mesma pesquisa, o professor da Faculdade de Medicina da USP Bruno Gualano, ao reunir dados sobre o assunto. Pra se ter ideia, segundo Gualano pessoas ativas correm de 30 a 40% menos chances de serem hospitalizados.
Outros benefícios da atividade física em relação a Covid 19 e a saúde no geral
Um estudo espanhol feito com 552 pessoas que passaram pela Covid concluiu que as que praticavam atividades físicas tinham até 6 vezes menos chances de morrer.
Apesar de muito comentada e estudada nos últimos anos a ciência ainda está conhecendo a Covid. Porém é um fato que a atividade física tem poder de impactar nossa saúde de um modo geral, afinal ela contribui para o bem estar físico e mental, ajuda no controle do peso, fortalece ossos e músculos (inclusive a musculatura pulmonar), ajuda a controlar e evitar a diabetes, melhora a qualidade do sono, diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer, além de diversos outros benefícios.
As atividades físicas mais indicadas para quem quer melhorar a saúde e que trazem maiores benefícios são principalmente os aeróbicos como o ciclismo, a corrida, a caminhada, a natação, entre outros. Diversos exercícios como por exemplo a musculação também têm muitos benefícios para a saúde, incluindo benefícios cardiorrespiratórios, porém é importante não deixar os aeróbicos de lado.
Qual a quantidade de exercício necessária para obter os benefícios da atividade física para a saúde e potencializar os efeitos da vacina da Covid 19
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são considerados indivíduos ativos aqueles que praticam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana.
Considerando isso um indivíduo que pratica atividades de forma moderada 30 minutos por dia e 5 dias por semana, já colhe os frutos dos benefícios da atividade física, ajudando o corpo a funcionar melhor, evitando diversas doenças e é claro melhorando os resultados da vacina da Covid 19.
Além da prática de exercícios físicos hábitos que trazem benefícios para a saúde, ajudam no controle da infeccção pela Covid, na recuperação e também a ter quadros mais leves da doença são uma alimentação equilibrada e níveis adequados de vitamina D.