Stories Recentes

Low carb – 3 dias de cardápio pra você se inspirar

A dieta low carb cada dia ganha mais adeptos e para algumas pessoas mais especificamente ela pode ser muito útil, como no caso de portadores de diabetes e outros problemas relacionados a resistência à insulina o que é o caso por exemplo de pessoas com quadros de síndrome metabólica.

Por esse motivo trouxemos aqui 3 dias de cardápio low carb, com todas as refeições e com direito a receitinhas, pra você se inspirar e entender de uma vez por todas que não precisa passar fome para emagrecer.

Café da manhã low carb

Dia 1

200 ml de iogurte natural (somente leite e fermento lácteo em!) + 15 uvas sem semente + 3 castanhas do pará ou 7 castanhas de caju. Café sem açúcar liberado.

Dia 2

1 omelete de 2 ovos feito na panela antiaderente sem adição de gordura, recheado com tomate, 1 fatia de mussarela e manjericão ou orégano a gosto + café sem açúcar.

Dia 3

Panqueca de 1 banana madura amassada + 2 ovos+ 1 colher de sopa de aveia + 1 quadradinho de chocolate amargo de preferência 85% picado + canela a gosto + uma pitada de fermento químico. Bata os ovos e misture os ingredientes com um garfo ou fouet e depois faça a panqueca em frigideira antiaderente e fogo baixo, deixe dourar dos dois lados. Café sem açúcar à vontade.

Almoço low carb

Dia 1

150 g de peito de frango grelhado com pouquíssimo azeite + 2 colheres de purê de batata doce (batata doce amassada, creme de leite fresco ou de lata e sal) + prato de salada de rúcula com tomate, temperada com sal, 1 colher de azeite cru e limão.

Dia 2

150 g de alcatra feita na air fryer somente com sal grosso + salada de brócolis, vagem e cenoura cozidos no vapor e temperados com 1 colher de azeite, sal e limão ou salteados em uma panela antiaderente com1/2 colher de chá de manteiga, sal e alho e depois de pronto adicionado 1 colher de sopa de azeite.

Dia 3

150 g de salmão (ou tilápia caso não tenha acesso ao salmão) grelhado ou assado com pasta de alcaparras batidas no liquidificador com um pouquinho de vinagre de maçã, um fio de azeite e alho, cuidado com o sal já que as alcaparras costumam conter muito sal + couve flor gratinada com creme de leite fresco ou de lata, misturado com sal e alho, coberto com queijo ralado.

Café ou lanche da tarde low carb

Dia 1

1 banana bem madura, nanica ou prata congelada e triturada no processador até ficar cremosa e virar uma espécie de sorvete + 3 colheres de iogurte natural + 1 colher de sopa de pasta de amendoim ou 3 castanhas do pará ou ainda 7 castanhas de caju+ uma colher de chá de chia.

Dia 2

200 ml de iogurte natural gelado + 1 banana prata ou nanica bem madura e congelada + 3 colheres de abacate. Essa mistura é uma espécie de Smoothie.

Dia 3

1 ovo batido com uma pitada de sal e uma colher de sopa de tapioca ou aveia, feito em frigideira antiaderente sem adição de gordura + cebola em rodelas bem finas (coloque na frigideira e dê uma murchadinha nela com uma pitadinha de sal, pra perder um pouco da acidez) + 1/2 tomate em rodelas + 1 fatia de peito de peru e uma fatia de mussarela + orégano a gosto.

Essa receita é um tipo de pizza low carb, depois que a massa estiver pronta dos dois lados cubra ela com o recheio e tampe em fogo baixo até derreter o queijo.

Jantar low carb

Dia 1

Que tal um caldo de abóbora cabotiá? Vamos lá! Cozinhe a cabotiá lavada na pressão com casca e tudo, aproximadamente 500g, sem sementes e talo é claro.

Em seguida frite sem adicionar gordura um pedaço bem pequeno, cerca de 2 colheres, de bacon em cubinhos pequenos, daquele bem magro, de paleta de preferência, em seguida juntamente com o bacon refogue 150 g de frango picado em cubinhos ou cozido e desfiado + cebola e alho a gosto.

Agora adicione às carnes refogadas a abóbora cabotiá (com a casca mesmo viu) batida no liquidificador, juntamente com a água do cozimento, que não deve ser muita, deixe ferver para encorpar e dar sabor ao caldo, quando engrossar um pouco desligue e finalize com pimenta do reino e cheiro verde a gosto.

Dia 2

Panqueca de carne moída low carb. Para a massa você vai precisar de 2 ovos, 2 colheres de sopa de iogurte natural, 1 colher de sopa de aveia, 1 pitada de sal, 1 colher de chá bem rasa de fermento químico, de preferência bata no liquidificador.

Para o recheio 150 g de carne moída magra refogada com alho, cebola, sal e tomate + 5 azeitonas picadas (não é necessário adicionar gordura).

Faça as panquecas bem fininhas na frigideira antiaderente sem adição de gordura, doure dos 2 lados e depois recheie com a carne, agora é só servir. Se quiser para variar a receita pode trocar a carne moída por peito de frango desfiado.

Dia 3

Salada de atum com ovo. 2 ovos cozidos + um chuchu cozido no vapor e picado com casca (tem que ser mais novinho) + cebola picada bem fininha a gosto + 1 tomate pequeno picado ou 5 tomates cereja + 1 colher de sopa de azeite + cheiro verde, limão e sal a gosto + uma lata de atum em pedaços (escorra o óleo). Misture tudo e finalize com pimenta no reino se preferir.

Ceia low carb

Dia 1

1 ovo batido e mexido em frigideira antiaderente com uma pitada de sal e pimenta do reino + uma mexerica.

Dia 2

3 castanhas do pará ou 7 castanhas de caju + 2 kiwis.

Dia 3

170 g de iogurte natural (um pote) + 2 colheres de sopa de semente de abóbora sem sal + meia manga palmer pequena picada.

Observação: A ceia não é uma refeição obrigatória, porém se a pessoa dorme tarde e fica com fome depois de um tempo mesmo tendo jantado pode realizá-la. Mas vale ressaltar que dormir de barriga cheia pode não ser uma boa prática, veja aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *