Stories Recentes

Receitas com pasta de amendoim integral, 5 opções saudáveis e gostosas.

Hoje viemos trazer pra vocês receitas com pasta de amendoim integral, são 5 opções, de preparos doces e salgados. Além disso vamos te ensinar fazer a própria pasta de amendoim, pra você aproveitar ao máximo esse ingrediente coringa. E muito mais, aqui você vai encontrar informações valiosas sobre a pasta de amendoim.

receita de pasta de amendoim integral

Receita de pasta de amendoim integral

Para fazer a pasta de amendoim integral você só vai precisar de amendoim, isso mesmo. Aqui já compro sem pele já que retirar a pele dá um pouquinho de trabalho e faz bastante sujeira. Já vou te dizendo que o processo apesar de simples é um pouco demorado, por isso você vai ter que ter um pouquinho de paciência.

O mais legal dessa receita é que você tem certeza da qualidade do amendoim utilizado e pode escolher a consistência que desejar.

PUBLICIDADE comprar na amazon livro

Ingredientes

  • 3 xícaras de amendoim sem pele.

Modo de preparo:

Você pode fazer a pasta de amendoim torrando-o levemente em uma panela ou no forno, ou ainda utilizá-lo cru mesmo, como preferir.

PUBLICIDADE comprar na amazon spirulina

Pegue o amendoim e leve-o a um liquidificador bem potente ou processador, confesso que o processador é o melhor, e quanto mais potente ele for, mais rápido será o processo.

Demora um pouquinho até o amendoim começar a soltar seu óleo. Bata por aproximadamente 10 minutos ou até obter uma consistência homogênea de pasta. E está pronta sua pasta integral de amendoim, que combina tanto com preparações doces quanto com salgadas.

Algumas pessoas gostam de adicionar sabores à ela. Nesse caso é preciso tomar cuidado para não perder seus benefícios adicionando açúcar por exemplo.

Um ingrediente que pode ser adicionado sem prejuízos e que também é benéfico para a saúde é o cacau em pó.

Caso queira uma pasta de amendoim crocante pode também adicionar amendoim granulado à ela.

sorvete de pasta de amendoim e banana
Imagem de Freepik

1. Receita de sorvete de banana com pasta de amendoim integral

O amendoim e a banana combinam muito. E o clássico sorvete de banana congelada fica ainda mais gostoso quando se adiciona pasta de amendoim. Esse preparo rende 1 porção maior ou ainda 2 pequenas.

Ingredientes

  • 2 bananas congeladas e picadas;
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim;
  • canela em pó a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Em um processador ou liquidificador bem potente coloque as bananas picadas e comece a bater. Quando elas começarem a tomar uma consistência homogênea e cremosa adicione a pasta de amendoim e bata até aumentar um pouco de volume e ficar bem cremoso, para finalizar adicione a canela em pó.

Você pode consumir o sorvete assim que ficar pronto ou se preferir pode levá-lo um pouco ao congelador para ficar mais firminho.

pão com pasta de amendoim

2. Receita de pão low carb com pasta de amendoim

Este pão é muito simples e rico em nutrientes. Além disso, essa é uma receita baixa em carboidratos (low carb), pelo fato de conter principalmente ovo e amendoim. Este que por sua vez é um ingrediente low carb, já que é composto principalmente de proteínas e gorduras, contendo apenas algo em torno de 12% de carboidratos.

Além disso a chia é uma boa fonte de ômega 3, o que ajuda a melhorar a razão entre a quantidade de ômega 6 e ômega 3, sendo que a quantidade de ômega 6 no amendoim é bem maior, e quando não equilibrada pode ser inflamatória.

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 4 colheres de pasta de amendoim integral;
  • 1 colher de sobremesa de chia ou linhaça;
  • 1 colher de sobremesa de amêndoa ou uma castanha de sua preferência triturada;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata os ovos e a pasta de amendoim, acresceste o sal e o fermento em pó e misture. Por último adicione a chia e a castanha triturada e misture. Despeje a mistura em uma forma para pão já untada e polvilhada com farinha de amêndoa ou amendoim, ou ainda forma antiaderente ou de silicone. Asse de 20 a 30 minutos no forno a 200°C. Confira se está completamente assado com o auxílio de um palitinho. Aí é só fatiar o pão e servir da forma que preferir.

panqueca

3. Receita de panqueca com pasta de amendoim integral e banana

Essa é uma ótima receita para um lanche rápido, ou para o café da manhã ou da tarde.

Ingredientes

  • 1 banana bem madura;
  • 2 colheres de pasta de amendoim;
  • 2 ovos;
  • 1/2 colher de chá de fermento químico em pó.
  • Canela a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Amasse 1/2 banana e pique a outra metade em rodelinhas bem fininhas. Reserve. Bata os ovos adicione 1 e 1/2 colher da pasta de amendoim e a 1/2 banana amassada, misture, adicione o fermento químico e uma pitada de canela e misture.

Pegue a mistura e despeje em uma frigideira antiaderente grande, para que fique mais fininha. Vire para dourar dos dois lados. Para finalizar passe sobre a panqueca a 1/2 colher da pasta de amendoim que restou e coloque as rodelas de banana na metade da panqueca, com um pouco de canela e dobre. Sirva.

Aqui gosto de rechear, mas se preferir pode simplesmente amassar a banana inteira e misturar à todos os ingredientes, fica muito bom também.

Esse preparo pode ser ainda assado, na forma de bolinhos, em forminhas de silicone.

smoothie de pasta de amendoim e banana

4. Receita de shake de banana com pasta de amendoim integral

E que tal um shake ou smoothie, chame como preferir, bem saudável, prático e versátil, de banana com pasta de amendoim integral pra completar a filinha de receitas?!

Ingredientes

  • 1 banana de preferência nanica (ou outra que tiver em casa), bem madura congelada;
  • 180 ml de iogurte natural (aprenda aqui como fazer), ou 1 pote, bem gelado;
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim integral.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Aí é só servir. A receita fica docinha por conta da banana, não há necessidade de adoçar. Mas se preferir pode adicionar um pouquinho de adoçante xilitol ou stevia.

bolo de micro-ondas

5. Receita de bolo de micro-ondas com pasta de amendoim

Um bolo de micro-ondas é sempre uma carta na manga. Prática, rápida e gostosa essa receita é uma ótima alternativa para a hora do lanche.

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 1 colher de pasta de amendoim;
  • 1 colher de farinha de amêndoas;
  • 1 banana bem madura amassada;
  • 1 pitada de canela;
  • 1/2 colher de chá de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes com o auxílio de um fouet ou garfo. Leve ao micro-ondas em uma caneca ou tigela de louça por aproximadamente 3 a 5 minutos, dependendo do micro-ondas. Só tome cuidado para, não passar do ponto e o bolo ficar seco de mais. Assim que estiver pronto já pode servir.

Não costumo adoçar, já que a banana já adoça um pouco, mas se preferir pode adoçar com um pouquinho de stevia ou xilitol.

Qual a melhor pasta de amendoim?

A pasta de amendoim, se trata de um preparo básico onde o principal ingrediente é o amendoim. A melhor pasta de amendoim é a integral, que leva geralmente somente ele, sem adição de açúcares e ingredientes artificiais, como saborizantes, conservantes ou corantes.

Além de ser fácil preparar sua própria pasta de amendoim, existem diversas marcas no mercado que produzem pasta de amendoim integral de boa qualidade, que levam somente amendoim.

A pasta de amendoim é mesmo boa para saúde?

Sim! Apesar de ser bastante calórica, a pasta de amendoim é rica em gorduras boas, insaturadas. Principalmente o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico), e ômega 3 (ácido alfa linolênico) em menores quantidades.

Essas gorduras boas, quando consumidas da forma correta, ajudam no controle dos níveis de colesterol e a evitar doenças cardiovasculares. Além disso o amendoim é rico em fitoesteróis, que também contribuem para isso.

Sendo uma leguminosa muito nutritiva, o amendoim, ainda é rico em proteínas; vitaminas como a B7 (biotina), B3 (niacina), B9 (folato), B6, B5, vitamina E; e minerais como o magnésio, o cálcio, o cobre, o manganês, o ferro, o potássio, o zinco e o selênio.

Quanto de pasta de amendoim integral consumir?

A pasta de amendoim ainda que saudável é um alimento calórico, por isso para evitar o ganho de peso, o consumo da mesma deve estar associado a um estilo de vida saudável.

O ideal é que pessoas mais sedentárias consumam até 1 colher de sobremesa por dia. Já para aqueles mais ativos e com uma dieta equilibrada, de 1 a 2 colheres de sopa de pasta de amendoim podem ser consumidas por dia sem muitos problemas, de acordo com a demanda calórica individual.

Por isso para aqueles que buscam o emagrecimento e estão em dieta de déficit calórico, o melhor é avaliar o consumo junto ao nutricionista.

A pasta de amendoim integral é recomendada para todas as pessoas?

Para a maioria das pessoas o consumo da pasta de amendoim integral em receitas ou pura é seguro e saudável. Sendo muito benéfico principalmente para aqueles que desejam ganhar massa muscular, pela sua grande quantidade de proteínas e sua densidade energética.

Porém para aqueles com excesso de peso a pasta de amendoim deve ser consumida com cautela, pois pode sim contribuir para o ganho de peso.

Além disso, o amendoim é um alimento muito alergênico, por isso pessoas alérgicas ao amendoim não devem consumi-la.

Para aqueles que já possuem problemas com oleosidade na pele e incidência de acne, o consumo da pasta de amendoim pode ser um problema e agravar ainda mais o quadro.

Como consumir e armazenar a pasta de amendoim de modo seguro?

Mesmo sendo segura para a maioria das pessoas, e um alimento saudável, a pasta de amendoim pode conter uma toxina que é produzida por fungos que podem ser encontrados no amendoim principalmente, a alfatoxina, que além de ser tóxica é até mesmo cancerígena. Toxina que também pode ser encontrada em outras leguminosas, oleaginosas, grãos e até mesmo leite.

O pior é que as alfatoxinas que são mais comumente encontradas no amendoim, são bem resistententes ao calor, aguentando facilmente temperaturas de até 100°C.

Mas calma! Dá pra ter um consumo seguro. No Brasil existe uma legislação vigente, que visa evitar esse tipo de contaminação. Por isso consuma somente produtos de qualidade, de marcas confiáveis e dentro do prazo de validade sempre.

Na hora de armazenar o amendoim ou a pasta de amendoim, armazene em locais mais secos e frescos. E caso vá preparar sua própria pasta de amendoim, descarte qualquer um que esteja com indícios de mofo ou fungo. No mais, aproveite sua pasta de amendoim da forma que quiser, como acompanhamento ou em receitas com pasta de amendoim integral e seja feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *