O que você vai ver:
O chocolate amargo tem vários benefícios para a saúde, sendo alguns deles: a melhora dos níveis de colesterol e glicemia, a liberação de hormônios que aumentam o bem estar, entre outros. Porém vale destacar que o chocolate amargo que realmente tem um impacto positivo na saúde é aquele com uma porcentagem de cacau acima de 70%. Gostaria de saber a lista completa de benefícios do chocolate amargo? Venha com a gente!
Quais são todos os benefícios do chocolate amargo?
1. Melhora o humor
Não é segredo pra ninguém que o chocolate nos causa uma sensação de prazer não é mesmo?! Essa sensação está ligada ao triptofano, aminoácido presente no chocolate que participa da produção de serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”.
Além disso o chocolate ainda libera endorfina e dopamina que são hormônios também associados a felicidade e ao bem estar. Proporcionando entusiasmo, alegria e até mesmo estimulando os sentidos sexuais já que contém também feniletilamina, um neurotransmissor conhecido como “hormônio da paixão”.
Outro ponto importante é que a produção desses hormônios é de grande ajuda para a saúde mental, evitando problemas como depressão e ansiedade segundo estudos, e até mesmo doenças neurodegenerativas como Alzheimer.
2. Ajuda a melhorar o metabolismo
Se você consumir um pouco de chocolate amargo vai perceber claramente uma sensação de calor. Isso tem explicação, o chocolate contém cafeína que como sabemos possui ação termogênica, além disso os polifenóis, antioxidantes presentes no cacau, ajudam a estimular o metabolismo.
O chocolate possui ainda uma outra substância estimulante, mais especificamente um alcalóide, chamado teobromina, que aumenta o efeito da cafeína e tem ação diurética.
3. Controla os níveis de colesterol
Os benefícios do chocolate amargo para a saúde são mesmo muitos, os flavonoides e os polifenóis presentes no mesmo por exemplo, ajudam a controlar os níveis de colesterol, aumentando os níveis do colesterol bom (HDL) e diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL).
4. Ajuda a controlar a glicemia
Os chocolates amargos podem geralmente ser consumidos até mesmo por diabéticos já que contém uma pequeníssima quantidade de açúcar, quanto mais cacau melhor. Hoje existem chocolates em versões com 85% e até mesmo 99% de cacau.
Mas não é só isso, um estudo feito por pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos e publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, concluiu que os monômeros de epicatequina, um antioxidante da classe dos flavonoides presente no cacau, ajudam na produção de insulina. Sendo assim muito benéficos principalmente para quem possui diabetes tipo 2.
5. Diminui o apetite
A própria melhora na produção de insulina já diminui a fome, porém as substância presentes no cacau ainda contribuem para a diminuição da liberação de grelina, hormônio do apetite. Além disso os ácidos fenólicos contidos no chocolate aumentam a produção de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, foi o que concluiu uma pesquisa realizada por uma universidade de Taiwan, a Universidade de Chung Hsing.
6. Melhora a cognição
O chocolate é um alimento estimulante, vimos isso quando observamos a produção hormonal relacionada ao mesmo. Mas esse efeito “estimulante” vai mais além, um estudo de 2017 publicado na renomada Pub Med, observou que os flavonóides do cacau causam benefícios a longo e também a curto prazo para a cognição de forma geral, melhorando a velocidade de processamento de informações, a atenção, a memória de curto prazo e outros fatores.
7. Ajuda a controlar a pressão arterial
O chocolate possui papel relevante no controle da pressão arterial, pois seus flavonóides estimulam a ação do óxido nítrico produzido no nosso organismo. O óxido nítrico por sua vez relaxa os vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial. Isso foi constatado em um estudo feito na Universidade de Harvard nos EUA.
8. Protege o coração
Os antioxidantes presentes no cacau melhoram a saúde dos vasos sanguíneos segundo estudo o que previne o aparecimento de várias doenças cardiovasculares como por exemplo infarto, insuficiência cardíaca, doença coronariana e outras. Como bônus essa melhora na saúde dos vasos sanguíneos proporciona até mesmo uma melhora da saúde cerebral.
9. Melhora a imunidade
O chocolate contém muitas vitaminas como E, K, do complexo B (B1,B2, B3, B5, B6 e B12) e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, o ferro, o cálcio, zinco e selênio, além de suas principais substâncias, os antioxidantes é claro. Por isso uma pesquisa constatou que seu consumo reduz o estresse e a inflamação enquanto melhora a imunidade, a memória e o humor.
Além disso Pesquisadores do Departamento de Ciências Alimentares e Nutricionais da Universidade de Reading, no Reino Unido concluíram que o consumo de cacau melhora a microbiota intestinal, aumentando a população de microrganismos bons e diminuindo a população de microrganismos ruins. O que também favorece a melhora da imunidade, já que o intestino é o principal responsável pela nossa imunidade.
Qual a quantidade ideal de chocolate por dia para usufruir de todos os benefícios do chocolate amargo?
De fato o chocolate amargo contém muitos benefícios, é saudável e pode ser facilmente encaixado em uma dieta. Porém é um alimento calórico que contém principalmente gorduras, e mesmo em pequenas quantidades açúcares. Por isso seu consumo deve ser regrado.
O correto é ingerir 30 g de chocolate amargo por dia e não exceder 50g. 30g correspondem a aproximadamente 4 quadradinhos da barra de 75 g e essa quantidade possui 165 calorias.