O que você vai ver:
Quantos quilos é saudável perder por mês? Essa é uma pergunta bastante importante já que emagrecer não é uma questão somente estética, mas afeta diretamente a saúde. A opinião dos profissionais da área nesse sentido é bastante variada, porém um certo consenso é que uma média saudável seria de 2 a 4 kg por mês ou até 6 kg com um acompanhamento nutricional correto e muita atividade física.
Vale ressaltar também que é normal acontecer uma maior perda de peso inicial e depois esse ritmo ir diminuindo conforme o corpo vai se ajustando. Por isso o acompanhamento nutricional para possíveis ajustes na dieta e também o acompanhamento de um profissional de educação física para ir ajustando os treinos pode ajudar bastante na perda saudável e eficiente de peso.
Porém pensar em quantos quilos é saudável perder por mês não deve ser o único foco no emagrecimento saudável
Emagrecer não é uma questão somente de estética, mas principalmente de saúde, pois se manter no peso ideal é imprescindível para evitar várias doenças como a diabetes, pressão alta, AVC, infarto, síndrome metabólica e outras. Por isso devemos entender que no emagrecimento vários fatores devem ser considerados como:
- Perda de peso saudável;
- Perda de percentual de gordura;
- Ganho de massa magra;
- Sustentabilidade a longo prazo.
Desse modo devemos entender que não é somente o peso na balança que conta, já que a densidade do músculo por exemplo é bem maior do que a densidade da gordura. Portanto para os músculos ocuparem o mesmo espaço que uma certa quantidade de gordura o peso da massa magra com toda certeza será maior.
Pelo fato de o músculo ser então mais compacto, um corpo musculoso vai ser visualmente mais magro mesmo tendo o mesmo peso de um corpo visualmente bem mais gordo. Por isso sempre reforçamos que fazer atividades físicas é tão importante.
Além de considerar a perda de gordura e ganho de massa magra em uma dieta não podemos esquecer de que pra emagrecer não existe milagre, é preciso que haja uma mudança real de hábitos para que a pessoa não somente perca peso mas também ganhe saúde e consiga sustentar seu peso a longo prazo.
Entenda, existem várias dietas que fazem com que o indivíduo perca peso muito rapidamente, porém essas nunca se sustentam conforme o tempo vai passando, principalmente por serem muito restritivas. Isso faz com que a pessoa infelizmente volte a hábitos ruins.
Além dessas dietas geralmente prejudicarem o metabolismo e fazerem com que seu corpo entenda que está em privação, sendo assim posteriormente ganhe muito mais peso do que tinha inicialmente. Dependendo de quão restritivas podem fazer com que você fique inclusive com carências nutricionais.
Vale destacar também que uso de medicamentos para emagrecer também pode ser extremamente prejudicial à saúde e também não colabora para a sustentabilidade e manutenção do peso e nem para o emagrecimento saudável, desse modo eles devem ser evitados ao máximo.
Outros fatores que devem considerados quando o assunto é perder quilos de forma saudável
IMC
O IMC (Índice de Massa Corporal) é um índice utilizado mundialmente há muitos anos para calcular o peso saudável das pessoas. Seu cálculo é bem simples:
IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)
Por exemplo se uma pessoa de 1,70 de altura possui 70 kg, seu IMC é de 24,22 sendo considerado um peso normal. Esse resultado vem do seguinte cálculo: 70 ÷ (1,70 × 1,70) = 24,22.
Para calcular seu IMC considere os seguintes índices:
Magreza extrema | 16 a 16,9 |
Magreza | 17 a 18,4 |
Peso considerado normal | 18,5 a 24,9 |
Acima do peso | 25 a 29,9 |
Obesidade grau I | 30 a 34,9 |
Obesidade grau II (severa) | 35 a 40 |
Obesidade grau III (mórbida) | acima de 40 |
Apesar de útil e adotado até mesmo pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o IMC não é o único a ser considerado já que outros fatores influenciam o peso como a composição corporal, quantidade de gordura e também da massa magra que citamos agora há pouco. Além também das medidas que devem ser levadas em consideração para avaliar se o indivíduo é saudável ou não. Por esse motivo o IMC deve ser utilizado juntamente com outras técnicas de medição e proporção.
Medidas
As medidas são um ponto crucial para saber se seu corpo está saudável. As principais medidas a serem consideradas são:
Circunferência abdominal | Mulheres até 88cm e homens até 102cm |
RCQ (Relação cintura-quadril) | Para calcular a RCQ você precisa medir com uma fita métrica e dividir a circunferência da cintura (ponto médio entre a última costela e o osso do quadril) pela circunferência do quadril. Sendo considerado normal o resultado de até 1 para homens e 0,85 para mulheres. |
Circunferência do pescoço | Mulheres até 37cm e homens até 42cm |
RCE (Relação cintura-estatura) | Para calcular a RCE você precisa medir com uma fita métrica e dividir a medida da cintura pela a altura. Os resultados considerados normais são até 0,5. |
Todos esses valores são importantes principalmente para avaliar a saúde, pois indicam uma menor ou maior propensão à doenças cardiovasculares, metabólicas e crônicas. Vale considerar também que outros exames clínicos e laboratoriais são ainda de grande ajudar para avaliar a saúde individual.
Acompanhamento profissional
Outras técnicas que são mais específicas e extremamente úteis para a avaliação e acompanhamento do peso e dos níveis ideais de gordura e massa corporal são:
- As pregas cutâneas, que calculam a relação entre massa magra e gordura corporal pela aferição com um adipômetro por um profissional;
- A bioimpedância que é um exame onde é emitida uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo do paciente para medir essa mesma relação;
- A densitometria de corpo inteiro que é um exame de imagem ainda mais preciso e detalhado para esse cálculo. Este aponta até mesmo as regiões onde a gordura está mais acumulada.
Porém vale ressaltar que esses cálculos e exames somente são feitos por profissionais da saúde, o que torna o acompanhamento profissional ainda mais importante na perda de peso saudável e precisa.
Estes profissionais ao analisar suas necessidades individuais vão saber dizer de fato quantos quilos é saudável perder por mês e no total e te guiar no emagrecimento de acordo com suas características, altura, idade, medidas, sexo, doenças preexistentes que podem dificultar a perda de peso e outras.