Stories Recentes

Qual o melhor peixe para comer, de água doce ou de água salgada?

Quem nunca se perguntou sobre qual o melhor peixe para comer, de água doce ou de água salgada? Na verdade é muito importante incluir o consumo de peixes na alimentação, já que eles são fontes de vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas.

E mesmo que na questão de quantidade de ômega 3 os peixes de água salgada costumem ganhar, principalmente os de água fria, não significa que o consumo de outros tipos de peixe seja inválido.

Mas qual o melhor peixe para comer, o de água doce ou de água salgada?

Devemos primeiramente entender que os peixes no geral são nutricionalmente ricos. Mas obviamente todo mundo que come peixes está buscando consumir também ômega 3.

Pensando nisso, vale destacar que não é o fato de ser de água salgada ou não que o deixa mais rico em ômega 3. Mas sim, a maioria dos peixes mais ricos nesse tipo de gordura são de água salgada.

A truta que é um peixe de água doce porém fria, contém mais ômega 3 do que o atum por exemplo, que é um peixe de água salgada.

Entre os peixes, o que mais possui esse tipo de gordura boa é muito provavelmente o salmão. Mas o salmão que mais encontramos no Brasil é o de cativeiro que possui quantidades bem menores do que o selvagem.

Além disso se for pensar só em ômega 3, existem alimentos como por exemplo a chia, que também possuem grandes quantidades dessa gordura boa. E dificilmente conseguimos suprir a necessidade de ômega 3 do organismo comendo peixes de vez em quando.

Seria necessário consumir peixes bastante ricos em ômega 3 em cerca de 4 dias da semana ao menos. Por isso a necessidade de ter uma alimentação saudável e variada.

Por isso podemos dizer que não devemos pensar só em qual peixe é mais saudável, comer peixe é sempre muito bom, ainda mais que o Brasileiro tem um consumo muito baixo de peixe.

Afinal eles são boas opções para manter o controle do colesterol principalmente e são muito nutritivos e fonte de proteína de alta qualidade.

Quais os melhores de peixes de água doce para comer?

Dentre muitas opções entre os de água doce não cabe a nós dizer qual é o melhor peixe para comer, já que cada um tem características únicas, mas as opções a seguir são boas alternativas e relativamente acessíveis e fáceis de encontrar.

Truta

Como dissemos agora há pouco, a truta é uma ótima opção entre os peixes de água doce, devido à boa concentração de ômega 3 encontrada no peixe. Além disso seu preço é bem mais acessível do que outros peixes ricos em ômega 3, por exemplo o salmão.

Tilápia

A tilápia um peixe amplamente cultivado e facilmente encontrado no Brasil, é uma boa opção de peixe de água doce, já que é rico em proteína magra, possui gorduras mono e poli-insaturadas, minerais como o iodo, o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio e outros. Além de ser fonte de vitamina B3 (niacina) e outras vitaminas do complexo B, vitamina E, D, e outras.

Lambari

O lambari conhecido também como piaba, é um peixe pequenino que comumente é frito ou cozido na pressão, ainda com espinhos, já que os mesmos são pequenos e quando bem cozidos na maioria das vezes não oferecem perigo. Esse peixinho é uma ótima fonte de cálcio, além de ser fonte de manganês, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B.

Outras boas opções de peixes de água doce…

Existem ainda muitos peixes de água doce que são opções muito saudáveis, como o dourado que é boa fonte de potássio, fósforo, cálcio, vitamina D e outras. Além disso outros peixes como o pirarucu, pacu, tambaqui, são boas fontes de ômega 3 entre os peixes de água doce, embora sejam um pouco mais difíceis de encontrar em algumas regiões.

Vale ressaltar que alguns desses peixes possuem um maior risco de contaminação por metais pesados, devido a região onde são pescados e por isso devem ser consumidos com cautela por gestantes e crianças principalmente.

Quais os melhores peixes de água salgada para comer?

Assim como dissemos no caso dos peixes de água doce, dizer qual o melhor peixe de água salgada para comer é algo difícil, devido as características individuais dos mesmos. Porém aqui consideramos opções altamente nutritivas, mas também algumas mais acessíveis, como é o caso da sardinha e do atum por exemplo.

Os peixes de água salgada tendem a ser mais magros, mesmo no caso dos maiores, e de forma geral tendem a ser mais ricos em ômega 3.

Salmão

É claro que o salmão está entre as melhores opções de peixes de água salgada, além de provavelmente ser o peixe mais rico em ômega 3, o selvagem é claro, com pele. O peixe é ainda é rico em potássio, fósforo, cálcio, niacina, B5 (ácido pantotênico) e outras vitaminas do complexo B.

Por todos esses motivos o salmão é considerado tão saudável e associado constantemente à prevenção de doenças cardiovasculares e diminuição do envelhecimento.

Sardinha

A sardinha, comumente encontrada em conserva, é uma ótima e acessível fonte de ômega 3, muito boa mesmo. Ela ainda é rica em niacina (vitamina B3) e outras vitaminas do complexo B, vitamina E. E riquíssima em minerais como o fósforo, o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco, além de outros em menores quantidades. Por isso embora a sardinha seja considerada por muitos a “prima pobre” do atum, saiba que de pobre ela não tem nada.

Atum

O atum é outra boa fonte de ômega 3, com propriedades bem parecidas com as da sardinha. Apesar de ter sabor mais suave e agradável também contém uma menor concentração de nutrientes em comparação à sardinha. Mas ainda assim é uma boa opção de peixe de água salgada.

Pescada

A pescada, principalmente a amarela é um dos peixes com alta concentração de ômega 3. E não é dos peixes mais caros em! Além do ômega 3, a pescada também é fonte de vitaminas do complexo B, como por exemplo a B3 e a B5, minerais como o potássio, o fósforo, o cálcio, o magnésio, o ferro e o zinco, entre outros.

Outras boas opções de peixes de água salgada…

Outras opções legais de peixes de água salgada são o arenque, que contém ótima concentração de ômega 3, vitamina D e selênio. E a cavala que também é rica nesse tipo de gordura, vitamina B12 e selênio.

Por que não deixar de incluir peixes na alimentação?

Independente de ser de água doce ou de água salgada, ou das opções a que você tem acesso, não deixe de incluí-los em seu dia a dia.

Consumir peixes ajuda a melhorar a imunidade, no fortalecimento dos ossos e dos dentes, a prevenir doenças cardiovasculares (já que contribui para o controle dos níveis de colesterol), e ajuda também na melhora do funcionamento do cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *