O que você vai ver:
Esse tipo de gordura “boa” é considerado um aliado do cérebro, mas o ômega 3 é bom para memória mesmo? A resposta é sim, apesar de em 2015 uma pesquisa ter “desmistificado” a melhora da memória através da suplementação de ômega 3, uma pesquisa mais recente constatou que sim o ômega 3 é bom para memória.
O que é o ômega 3?
O ômega 3 se trata de um tipo de “gordura do bem”, encontrado em vários alimentos como: sementes de chia, linhaça, nozes e castanhas, mas principalmente peixes como o salmão selvagem, o atum, a cavala, arenque e a sardinha.
Esse tipo de gordura poli-insaturada não é produzida pelo nosso organismo, devendo ser ingerida através dos alimentos e se necessário por meio de suplementação, a partir da avaliação de um profissional da saúde.
O ômega 3 possui 3 ácidos graxos ALA (alfa-linolênico), EPA (eicosapentaenoico ) e DHA (docosahexaenoico) o principal deles para o cérebro. Já que o cérebro é composto por cerca de 60% de gordura e dessa porcentagem até 20% são de DHA. Por esse motivo a ingestão de ômega 3 é ligada constantemente à melhora das funções cerebrais.
Afinal o que o ômega 3 pode fazer pelo seu cérebro?
Mesmo sabendo que diversos fatores como hereditariedade, estilo de vida e outros, influenciam as funções cerebrais e também a predisponibilidade do aparecimento de doenças cerebrais, por exemplo as neurodegenerativas como o Alzheimer, Parkinson. O ômega 3 é uma daquelas cartas na manga, que pode te ajudar a diminuir as chances de desenvolver esse tipo de doença e além disso pode trazer diversos benefícios para o cérebro.
Alguns desses benefícios são:
- Melhora do desempenho das funções cerebrais, incluindo as cognitivas;
- Melhora do desenvolvimento cerebral até mesmo de fetos, os quais a mãe consome ômega 3;
- Muito importante para o bom desenvolvimento do cérebro de crianças;
- Ajuda a proteger o cérebro do aparecimento de diversas doenças cerebrais como as que já citamos, além de depressões, esclerose múltipla e outras.
Ômega 3 é mesmo bom para a memória? Veja esses estudos.
Então, esse assunto é um pouco polêmico, principalmente quando falamos de suplementação. Ao longo da história diversos estudos analisaram o benefício do ômega 3 para a memória.
Um estudo amplo realizado em 2015, constatou que os ácidos graxos do ômega 3, obtidos através da suplementação de ômega 3 não evitam ou prorrogam o declínio da atividade mental. Na época isso causou uma certa confusão, pois de certa forma contradizia estudos anteriores.
Porém, a principal autora do estudo Emily Chew, na época, destacou que os ácidos graxos podem levar anos ou décadas para oferecem uma certa proteção para cérebro. Emily disse ainda à revista americana Time que “O grande aprendizado é que suplementos não são a cura rápida. Você é o que você come, e você tem que comer bem”.
Estudos mais recentes publicados revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia constataram mais uma vez que o ômega 3 possui sim benefícios para a saúde do cérebro.
O estudo foi realizado com pessoas de meia idade, entre 40 e 50 anos, e concluiu que o consumo de ômega 3 está associado a uma estrutura cerebral melhor e a um aumento da função cognitiva.
Além disso o estudo observou que o maior nível de ômega 3 no organismo está associado a um maior volume de hipocampo. O hipocampo é uma área do cérebro que tem como principais funções a aprendizagem e a memória. Com isso os indivíduos com maior volume de hipocampo apresentam melhores funções cognitivas, de processamento e principalmente de memória.
A perda de volume de hipocampo é natural, em pessoas idosas principalmente, e está associada a detecção precoce do Alzheimer, já que essa perda faz parte da doença. É fácil observar esse fato, quando vemos que o principal sintoma da Alzheimer é a perda de memória. Sendo assim o ômega 3 pode ser de grande ajuda ao contribuir com a diminuição dessa perda de volume no hipocampo.
Outros benefícios do ômega 3
Mas os benefícios do ômega 3 vão além dos relacionados ao cérebro. Podemos observar que ele traz muitos outros benefícios para à saúde humana como:
- Contribui para a produção hormonal correta, inclusive dos hormônios associados ao bem estar;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- Contribui para a saúde dos olhos, sendo importante na formação e saúde da retina ocular e para evitar inflamação crônica nos olhos (ajudando evitar catarata);
- Ajuda a controlar os níveis de colesterol e a pressão arterial;
- Ajuda a acelerar o metabolismo;
- Ajuda a prevenir câncer;
- Aumenta a concentração de prostaglandinas, causando assim um efeito anti-inflamatório no organismo;
- Ajuda a prevenir e controlar os sintomas de doenças autoimune como a artrite reumatoide; entre outros benefícios.
Sem esquecer é claro dos inúmeros benefícios para a saúde mental já citados anteriormente.
Embora o estudo de 2015 tenha chegado a conclusão de que o ômega 3 suplementado não possui influência positiva na memória, diversos estudos destacam os benefícios do consumo de ômega 3 através da dieta para as funções cerebrais, com destaque para a memória.
Por isso é muito importante incluir de forma definitiva e constante na alimentação cotidiana, alimentos ricos nesse tipo de gordura do bem, como: peixes (principalmente os de água frias), nozes, castanhas e sementes. E caso seu médico ou nutricionista ache necessário, através de suplementação.