O que você vai ver:
Você provavelmente já se deparou com essa dúvida: água gelada faz mal? Pois é na verdade essa é uma dúvida de muitos! A água gelada em si não faz mal, mas sim o choque térmico pode de certa forma causar irritações no sistema respiratório, principalmente se ele já estiver fragilizado.
Mas calma, não precisa se descabelar, se você é daqueles que ama água gelada e não consegue beber água em temperatura ambiente, veja em quais situações ela pode de algum modo ser prejudicial para a sua saúde.
Mitos sobre a água gelada
Existem muitos mitos em torno da água gelada, quem foi que nunca ouviu falar que ela dá dor de garganta, causa resfriados, dor de cabeça entre outros problemas?!
Há cerca de dois anos surgiu uma notícia falsa de que a água gelada afetava a garganta e ainda causava gordura no fígado, infarto e até câncer, o que era uma grande mentira é claro! O pior que a notícia fake ainda foi publicada como sendo uma fala do Dr Dráuzio Varella (um nome de respeito), o que obviamente não era.
E é claro que essa notícia fake estava cheia de inverdades e não, não há embasamento científico algum para essas afirmações.
A única meia verdade aí, é que caso a pessoa já esteja com uma doença infecciosa (causada por vírus ou bactéria), que afete a garganta, pode talvez ter o quadro agravado pela água gelada.
Esse agravamento é causado pelo choque térmico, que também pode ter alguma influência sob o aparecimento de problemas relacionados à garganta como veremos a seguir.
Mas que fique claro que o simples fato de ingerir água gelada não causa problemas na garganta ok?! E sim um contexto específico.
Além disso existem vários fatores que podem causar irritações inflamações e doenças na garganta, como:
- Infecções virais e bacterianas (por exemplo a covid19 e a gripe);
- Irritações ou lesões causadas por poluição, tabagismo, mal uso da voz, refluxo gastroesofágico, entre outros;
- E até mesmo doenças sexualmente transmissíveis como no caso da clamídia e da gonorreia (apesar de estranho, sim, elas podem causar dores de garganta).
Água gelada não faz mal mas o choque térmico sim
O gelado naturalmente já diminui o batimento mucociliar, feito pelos cílios, estruturas presentes na mucosa do sistema respiratório. Eles são alguns dos responsáveis pela limpeza natural do sistema respiratório, evitando a contaminação por impurezas e micro-organismos causadores de doenças infecciosas.
Podemos observar esse fato em temperaturas muito baixas, no inverno por exemplo, onde o ar frio diminui esse batimento mucociliar, deixando nosso organismo de certa forma mais fragilizado.
Assim, consideramos que o mesmo pode acontecer com bebidas extremamente geladas. No calor, quando geralmente nosso corpo fica mais quente, é quando também costumamos abusar do gelado e esse contraste é o que pode fazer mal.
Mas o fato é que a garganta (cavidade oral) pode sim ser afetada com esse choque térmico, e até mesmo outros órgãos que ligados à garganta como a laringe e faringe podem ser acometidos por irritações e inflamações provenientes dessa situação extrema.
Aproveitando o gancho vale aqui um alerta, não descuide! Caso a dor de garganta venha a aparecer, por qualquer motivo que seja, se ela permanecer por mais de 3 dias ou vier acompanhada de febre é importante procurar um médico.
Como evitar possíveis consequências negativas de ingerir água gelada?
Como dissemos no começo do nosso artigo não é a água gelada em si que faz mal que fique claro.
Porém em casos extremos onde o corpo está extremamente quente, como em dias de calor intenso no verão ou logo depois de praticar atividades físicas o melhor é evitar água muito gelada, (daquelas quase congeladas sabe?!). Uma vez que o choque térmico pode de certa forma deixar o organismo mais suscetível a problemas na região da garganta por exemplo.
Por esse motivo, ingerir água em temperatura ambiente ou apenas fria quando o corpo está quente são alternativas melhores para manter o organismo em pleno funcionamento e evitar possíveis desconfortos.
Manter-se adequadamente hidratado e ficar de olho na umidade do ar também são boas táticas para manter-se saudável e ficar longe de problemas relacionados ao sistema respiratório. Já que o ar seco também pode aumentar o risco do aparecimento desses problemas.