O que você vai ver:
Se você assim como muitos é daqueles que gosta de evitar ao máximo tomar fármacos como antibióticos, xaropes antialérgicos e expectorantes, a não ser que eles sejam extremamente necessários, devia ver essas 8 receitas de remédio caseiro para tosse! Aqui temos opções para ajudar quem está com tosse seca, com catarro e também alérgica.
Por que e quando utilizar as receitas de remédio caseiro para tosse?
Em tempos de alta de doenças respiratórias como: gripes, resfriados e outras doenças infecciosas, como a covid 19 por exemplo. É normal que tenhamos que tomar medicamentos constantemente.
Porém existem situações em que o próprio corpo é capaz de se curar. E que podem ser resolvidas em casa com o auxílio de remédios caseiros, como no caso de gripes e resfriados mais leves. Afinal tomar antibióticos por exemplo constantemente pode não ser muito benéfico para a saúde.
Em excesso eles podem aumentar as chances de desenvolver problemas gastrointestinais, alergias, doenças autoimunes, doenças infecciosas e outros problemas. Já que infelizmente eles alteram a microbiota natural do organismo, principalmente do intestino.
É claro que se a tosse persistir um médico deve ser consultado, Principalmente se ela vier acompanhada de febre e/ou outros sintomas. Afinal nada substitui a análise criteriosa e indicação do médico.
Receitas de remédio caseiro para tosse seca:
Vamos começar com as receitas que podem ajudar a aliviar principalmente esse tipo de tosse.
1. Suco da casca do abacaxi.
Faça um chá da casca do abacaxi da seguinte forma: Lave bem a casca do abacaxi e descasque. Coloque a casca em uma panela com água e ferva por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar, e leve ao liquidificador, bata e coe.
Depois de coado leve ao liquidificador com mais 4 rodelas de abacaxi e 3 colheres de mel (opcional), Vá tomando o suco ao longo do dia.
O abacaxi é rico em vitamina C, o que já ajuda na melhora da saúde e no fortalecimento do sistema imunológico. Mas o principal mesmo é que ele contém bromelina, uma enzima que ajuda a eliminar o muco e a hidratar a garganta, diminuindo a tosse. O mel também ajuda a lubrificar a região da garganta. Desse modo, esse suco pode ajudar bastante a aliviar o sintoma.
2. Chá de gengibre, limão e mel.
Para fazer esse chá basta adicionar de 2 a 3 cm de gengibre fresco, ralado ou picadinho ou ainda 1 colher de café rasa de gengibre desidratado, à 200 ml de água e deixar ferver de 8 a 10 minutos. Depois que o chá estiver pronto coe e adicione o suco 1 limão pequeno e uma colher de sobremesa de mel. Você pode tomar esse chá 2 vezes ao dia para ajudar a amenizar a tosse.
O gengibre é rico em antioxidantes, é anti-inflamatório e antimicrobiano, e por esses motivos é um grande aliado no alívio de sintomas associados à doenças infecciosas como gripes e resfriados. No caso desse chá, ainda temos o mel, que como vimos ajuda a lubrificar a garganta e aliviar a tosse e o limão que contém vitamina C que também ajuda a fortalecer as defesas do organismo.
3. Chá de alho, cravo e canela.
Para fazer esse chá basta adicionar à 500ml de água, 1 canela em pau pequena e 3 cravos. Ferver por cerca de 5 minutos, após esse tempo adicione 2 dentes de alho amassados e deixe em infusão por mais 10 minutos. Você pode coar dividir o chá em 2 porções para tomar durante o dia.
O alho contém alicina um composto anti-inflamatório, antioxidante e antibiótico. Por isso o chá de alho pode ser um grande aliado no combate à tosse seca, e outras causadas por agentes infecciosos. O alho ainda tem função expectorante.
O cravo e a canela possuem também antioxidantes, ação anti-inflamatória e ação antimicrobiana, ajudando da mesma forma nas defesas do organismo e a eliminar os micro-organismos que podem estar causando o quadro.
Receitas de remédio caseiro para tosse com catarro
No caso de tosse acompanhada de secreção, ingredientes expectorantes e descongestionantes podem ser de grande ajuda, por isso as receitas a seguir são eficientes principalmente para esse tipo de tosse.
4. Xarope de cenoura e guaco.
Para fazer o xarope basta colocar no liquidificador 5 folhinhas de guaco, 1 cenoura grande, 1 colher de sobremesa de mel e 50 ml de água filtrada para ajudar a bater. Bater tudo e coar. O ideal é consumir doses de 20 a 30 ml do xarope distribuídas ao longo do dia.
O guaco é conhecidamente expectorante e bronquiodilatador, por isso é muito eficiente para tratar esse tipo de tosse. Além disso a cenoura possui diversas vitaminas e antioxidantes, principalmente os betacarotenos, que ajudam a fortalecer o sistema imune e assim na melhora do quadro.
Vale ressaltar que o consumo de guaco requer um certo cuidado para algumas pessoas, já que ele possui ação anticoagulante. Por isso quem usa anticoagulantes deve evitar seu consumo.
5. Suco de abacaxi, hortelã e agrião.
Para fazer esse suco basta colocar no liquidificador 200 ml de água, 2 fatias de abacaxi, um galho de hortelã e 1 maço pequeno de agrião. Bata tudo e se conseguir tome sem coar, para aproveitar ainda mais seus nutrientes e fibras. Caso não tenha restrições você pode adoçar com uma colher de sobremesa de mel, que também ajuda no combate à tosse. Esse suco pode ser consumido 2 vezes ao dia.
O abacaxi como vimos anteriormente é muito eficiente no combate à tosse. Além de ser rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o agrião também é um poderoso expectorante e descongestionante, além de possuir ação antimicrobiana. O hortelã é outra boa fonte de antioxidantes e um anti-inflamatório natural, ele também é um ótimo descongestionante. Tudo isso faz desse suco um ótimo remédio para a tosse com catarro.
6. Xarope de beterraba, cenoura e cebola.
Esse é um xarope clássico, daquelas receitinhas de vó sabe?! Que há muito tempo é utilizado para aliviar a tosse e não sem motivos permanece sendo utilizado até os dias de hoje.
Para fazê-lo você vai precisar de 200g de açúcar mascavo ou branco ou ainda mel, 1 cenoura grande, 1 beterraba e 1/2 cebola, tudo picado em rodelas. Agora em um prato coloque uma camada de açúcar, e em seguida uma camada de cebola, beterraba e cenoura e assim por diante até acabarem os ingredientes. Deixe descansar de um dia para o outro coberto por uma peneira ou telinha.
No dia seguinte peneire tudo, pegue o liquido resultante e coloque em um frasco ou pote tampado. Seu xarope estará pronto para o consumo. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 30 dias.
O mais indicado é tomar 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia.
Os ingredientes da receita são ricos em vitaminas e antioxidantes e possuem ação anti-inflamatória, por isso fortalecem o sistema imune e ajudam no combate à infecção. Além disso a cebola principalmente é um antibiótico natural, com ação anti-inflamatória e até mesmo analgésica. O açúcar ou mel, fica por conta de lubrificar a garganta e ajudar dessa forma a diminuir a tosse.
Esse xarope não deve ser consumido por diabéticos por conter açúcar.
Receitas de remédio caseiro para tosse alérgica
A tosse alérgica geralmente não está associada à infecções e sim a um processo inflamatório causado por uma alergia respiratória, por isso seu tratamento é um pouco diferenciado das demais.
7. Chá de urtiga
A urtiga é uma planta herbácea facilmente encontrada em muitas regiões do Brasil, mas também em lojas de produtos naturais. Ela é rica em antioxidantes, possui ação anti-inflamatória e anti-histamínica e por isso é muito útil no combate à tosses alérgicas.
Para fazer o chá de urtiga basta ferver 400 ml de água, desligar e adicionar 2 colheres de urtiga seca ou 5 folhas de urtiga fresca. Deixar em infusão por cerca de 15 minutos e tomar o chá 2 vezes ao dia, dividindo essa quantidade de chá em 2 porções.
Se assim desejar pode adoçar o chá com uma colher de sobremesa de mel.
Vale ressaltar que o chá deve ser evitado por gestantes e lactantes. Além disso seu consumo deve ser avaliado por um médico, para pessoas com doenças crônicas como por exemplo a diabetes, doenças cardiovasculares e outras, por poder causar hipoglicemia.
8. Própolis e mel
O própolis e o mel possuem muitas propriedades medicinais, principalmente antioxidantes, que fortalecem o sistema imune. Ajudando o organismo a se defender, evitando e contribuindo para o tratamento de algumas doenças.
O própolis principalmente é um ótimo antibiótico natural e o mel como já vimos lubrifica a garganta e diminui a tosse. Por isso tomar 1 colher de mel com 3 gotas de própolis 3 vezes ao dia pode ajudar a aliviar a tosse alérgica, assim como outros tipos de tosse.
Vale ressaltar que o mel e o própolis somente aliviam o sintoma e não tratam o quadro da doença alérgica. Diabéticos e bebês devem evitar o consumo de mel. E o consumo de própolis por crianças somente deve ser feito por meio do própolis aquoso.