Stories Recentes

Pipoca doce saudável – Como fazer e receita

Imagina só comer uma pipoca doce saudável, parece que não dá né?! Mas não é bem assim, pra te provar o contrário vou te dar uma receitinha deliciosa de pipoca doce com chocolate e leite em pó, de dar água na boca e que pode matar a sua vontade sem te fazer sair da dieta.

2 passos para fazer uma pipoca doce saudável

Ao contrário do que muitos pensam, a pipoca é um alimento muito saudável na verdade, contém bastantes fibras e até mesmo uma grande quantidade de antioxidantes, você pode conferir todos os seus benefícios em nosso artigo sobre a pipoca. O ponto-chave aqui é o que é adicionado à ela, por isso aqui vão algumas dicas:

1. Fazer a pipoca sem adição de gordura

Para isso utilize uma pipoqueira para estourar a pipoca sem adicionar óleo, ou ainda estoure no micro-ondas ou na panela.

Estourando pipoca sem óleo no micro-ondas

Em uma tigela de vidro ou louça de tamanho médio, própria para micro-ondas, coloque 1/2 xícara de chá de milho de pipoca e 60 ml de água. Tampe com plástico filme e ligue o micro-ondas em potência alta, atento para que toda a pipoca estoure, aproximadamente 10 minutos, o que vai variar de acordo com o micro-ondas a ser utilizado.

Existem ainda sacos e recipientes próprios para estourar pipoca no micro-ondas, que funcionam muito bem. Dá ainda para estourar pipoca em um saco de pão que seja mais grosso e forte, colocando o milho dentro do saco, fechando-o e estourando em potência alta por aproximadamente 3 minutos (dependendo do micro-ondas).

Estourando pipoca sem óleo na panela

Pegue uma panela grande mais grossa de preferência, pode ser até mesmo uma panela de pressão, e aqueça bem. Quando estiver bem quente diminua um pouco o fogo e adicione o milho de pipoca. Mexa o milho até começar a estourar. Quando começar a estourar tampe e de vez em quando mexa a panela tampada. No momento em que o intervalo entre um estouro e outro começar a diminuir desligue o fogo.

2. Adicione ingredientes que tenham algum valor nutricional e baixa quantidade de açúcar

Na receita que traremos a seguir utilizaremos chocolate amargo, com 70% de cacau ou mais. Este por suqa vez é cheio de nutrientes, antioxidantes, ajuda a melhorar o humor, a glicemia, a controlar o colesterol, além de vários outros benefícios.

Caso seja diabético você pode ainda adicionar adoçante, cacau, canela e outras especiarias para preparar sua pipoca doce. Mas se este não for o seu caso o melhor mesmo é evitar os adoçantes. Além disso quantidade de açúcar nos chocolates com alto teor de cacau, 70% ou mais, é bem pequena.

Receita de pipoca doce saudável de chocolate aveludada no leite em pó

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de pipoca estourada sem óleo (aqui estouro na pipoqueira, mas se não tiver utilize algum dos outros métodos);
  • 4 quadradinhos de chocolate amargo (70% ou mais), aproximadamente de 30g a 40g;
  • 2 colheres de sopa de leite em pó (fique atento à lista de ingredientes, deve conter apenas leite).

Modo de preparo:

Em uma xícara de louça ou vidro coloque o chocolate amargo picado. Leve ao micro-ondas por 1 minuto, desligue e mexa para que o chocolate derreta por completo. Se necessário leve ao micro-ondas por mais 30 segundos, até que o chocolate esteja totalmente derretido. Reserve.

Coloque a pipoca já estourada em uma tigela e despeje o chocolate derretido, distribuindo-o sobre toda a pipoca e mexendo para misturar. Por último adicione aos poucos o leite em pó e mexa até que ele esteja bem distribuído nas pipocas. Agora é só se deliciar.

Todos podem consumir essa receita de pipoca doce saudável?

Então, sim, essa receita de pipoca doce é saudável e uma ótima alternativa às receitas de pipoca doce tradicionais, podendo assim ser consumida pela maioria das pessoas que estejam buscando uma vida mais saudável.

Porém vale ressaltar que a distribuição de calorias e quantidades de cada grupo de alimentos a serem consumidas em uma dieta devem ser calculadas particularmente por um profissional especializado, como um nutricionista ou ainda um nutrólogo, já que as necessidades individuais variam de pessoa para pessoa, de acordo com seu peso, idade, sexo, nível de atividade, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *