Conteúdo
Você em algum momento da sua vida já pode ter pensado: pipoca engorda ou emagrece? Afinal a pipoca parece um floco de isopor de tão leve, mas é derivada do milho. E aí?
Uma xícara de pipoca feita sem óleo tem somente 31 kcal, então uma resposta simplificada seria não, pipoca não engorda se consumida do jeito certo! Além de tudo a pipoca é rica em fibras e antioxidantes o que pode ajudar até no emagrecimento e prevenção de doenças.
Quantas calorias tem a pipoca?
Segundo o Yazio uma xícara de pipoca feita com óleo tem cerca de 64 kcal.
Porém a mesma porção (uma xícara) de pipoca feita sem óleo contém menos da metade de calorias, apenas 31 kcal.
Por isso podemos dizer que a pipoca sem óleo não é um alimento tão calórico assim, e portanto não é uma inimiga da dieta.
A pipoca é basicamente uma fonte de carboidratos, já que 77% da sua composição é de carboidratos. Mas para saber se a pipoca engorda, tudo vai depender da quantidade e do contexto que ela vai ser consumida.
Pipoca ajuda a emagrecer.
A pipoca é feita do grão integral do milho, fonte de fibras e antioxidantes e por mais incrível que pareça em maior quantidade até que algumas frutas, verduras e legumes. É o que diz um estudo realizado na Universidade de Scranton nos Estados Unidos.
Além das fibras e antioxidantes presentes na pipoca, ainda há em menores quantidades minerais como: fósforo, potássio, magnésio, cálcio, manganês, zinco e ferro. e também vitaminas como: E, K e do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B11).
Se você não abre mão de comer pipoca na hora do lazer ou no dia a dia fique tranquilo. Uma porção de pipoca não vai estragar toda a sua dieta e ainda pode trazer benefícios para a sua saúde.
Abaixo link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=D1fH6h5V-kY
Benefícios da pipoca para a saúde:
As fibras e antioxidantes presentes na pipoca trazem vários benefícios como:
- Maior e mais prolongada saciedade: em relação a outras fontes de carboidratos, já que as fibras causam saciedade e também pelo volume que a pipoca tem você se sente cheio com poucos gramas de milho;
- Controle do colesterol e da glicemia: devido aos antioxidantes e quantidade de fibras da pipoca;
- Prevenção do envelhecimento precoce: devido aos polifenóis;
- Prevenção das doenças cardiovasculares: também devido aos polifenóis da pipoca;
- Prevenção do câncer: mais uma contribuição dos polifenóis presentes na pipoca;
- Melhor digestão: devido as fibras presentes na pipoca;
- Melhor funcionamento do intestino: também resultado das fibras;
De que modo a pipoca engorda ou faz mal para a saúde?
Com o que vimos até aqui não podemos dizer que a pipoca faz mal pra saúde podemos? Na verdade o que deixa a pipoca menos saudável é a quantidade de sal ou temperos ricos em sódio que são adicionados à ela. Além é claro, o principal, a adição de gordura/óleo ou manteiga, a queridinha dos amantes de pipoca de cinema.
Também deixam a pipoca menos saudável temperos industrializados com aditivos químicos como corantes e saborizantes por exemplo e açúcar (infelizmente a pipoca doce é uma tentação não é mesmo?!).
Por isso atenção! As pipocas de cinema e principalmente aquelas prontas para finalizar no micro-ondas não são opções saudáveis e podem sim te levar a engordar ou até contribuir com algumas doenças, isso por causa da grande quantidade de gorduras, açúcares, sódio e aditivos químicos.
Como fazer pipoca saudável?
Imagem de KamranAydinov no Freepik
Clique no link para conferir essa receita de pipoca doce saudável. Pode fazer sem medo, fica uma delícia e pode ser comida sem peso algum na consciência. Depois de ver a receita pode voltar aqui e continuar sua leitura.
Como vimos a pipoca não engorda se consumida da forma correta. Por isso para que ela possa ser incluída em uma dieta saudável a alternativa é prepará-la com pouco ou até sem adição de óleo e não abusar da quantidade.
Existem sacos e potes próprios para o preparo de pipoca no micro-ondas sem a adição de óleo, não estamos falando daquelas prontas, mas sim do milho de pipoca natural. Além disso as pipoqueiras elétricas preparam a pipoca por meio de ar quente, sem ser necessário colocar óleo para prepará-las.
Talvez em alguns tipos de dietas baixas em carboidratos, como por exemplo a low carb, o problema em consumir pipoca é que ela é basicamente uma fonte de carboidratos. Nesse caso você pode incluir uma porção de pipoca em uma refeição, ou lanche mais completo, o que pode ajudar no controle do índice glicêmico.
Como por exemplo, comer juntamente à uma pequena porção de pipocas sem óleo é claro, uma fonte de proteína magra, não precisa ser ao mesmo tempo! Apenas no mesmo momento, mesma refeição.
Porém vale destacar que a quantidade correta a ser consumida varia de acordo com as necessidades individuais e estas devem ser calculadas por um nutricionista.
Substitua lanches altamente calóricos pela pipoca!
Imagine a situação: é meio de tarde, já faz algumas horas desde que você almoçou e já está sentindo aquela fome que chega a dar uma dorzinha na boca do estômago. É muito fácil correr pegar um pãozinho e rechear com mortadela defumada ou presunto e queijo e devorar. Porém você estará ingerindo uma quantidade relevante de carboidratos além de ultraprocessados lotados de aditivos químicos e sabe-se lá mais o quê!
É em horas como essas que a pipoca pode ser uma excelente opção de lanche, afinal se você separar uma xícara de milho para pipoca e estourá-lo terá um belo baldão de pipocas que com certeza vai te saciar e até dará pra mais pessoas comerem.
Agora imagine que você pode substituir sempre um lanche pouco saudável pela pipoca. Todos sabemos que não dá pra lanchar pipoca todos os dias e nunca mais comer uma porção de nuggets por exemplo, mas dá pra mudar nossa mentalidade e ter a pipoca como uma aliada quando o quesito é lanche rápido e saudável.
Eu como pipoca ao menos 3 vezes na semana, sou viciada. Adorei as dicas e fiquei feliz em saber que pipoca não engorda se for feita do jeito certo. Vou reduzir e se possível até zerar a quantidade de azeite que uso pra estourar. Obrigada