11 Benefícios do consumo da chia

1. Auxilia no emagrecimento

A chia pode ser uma grande aliada no emagrecimento, já que contribui para a saciedade.  Quando em contato com a água ela a absorve, aumentando de volume e formando uma espécie de hidrogel, que no estômago ocupa espaço e traz a tal “sensação de saciedade”. Diminuindo os exageros na hora das refeições.

2. Melhora o funcionamento do intestino

A chia é uma semente rica em fibras solúveis, por isso, quando aliada à uma boa hidratação ela melhora o trânsito intestinal deixando o bolo fecal mais macio.  O que também pode ser relevante inclusive para o emagrecimento.

3. Contribui para o controle da glicemia

Também por conter uma quantidade considerável de fibras, a chia ajuda a evitar picos de glicemia no organismo, ajudando assim a prevenir inclusive o aparecimento de diabetes.  Sendo útil também para os diabéticos ao proporcionar um melhor controle da glicemia, principalmente quando aliado à uma alimentação saudável.

4. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

A chia é rica em ômega 3 e outros compostos antioxidantes tais como a miricetina, a quercetina, o kaempfenol e o ácido cafeico, que ajudam no combate aos radicais livres.  Estes por sua vez que são um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso ela pode ser uma grande aliada da pele.

5. É coadjuvante no ganho de massa magra

Por conter uma boa quantidade de proteínas a chia auxilia no aumento de massa muscular.  O ômega 3 presente na semente também ajuda a melhorar o desempenho nos treinos, por possuir ação anti-inflamatória.

6. É aliada na prevenção de doenças cardiovasculares

A chia é uma ótima fonte de ômega 3 principalmente, mas também ômega 6. Ambas gorduras poli-insaturadas que são muito relevantes na prevenção das doenças cardiovasculares,.

7. Contribui para a melhora da imunidade

Por ser rica em substâncias antioxidantes e fibras, que ajudam a melhorar a microbiota intestinal, a chia contribui para a melhora da imunidade.  Além disso a chia é rica em zinco um importante mineral para aumentar a imunidade, já que colabora para o aumento das células de defesa no organismo e tem influência na ação das mesmas.

8. Ajuda a manter a saúde dos ossos

A chia é uma ótima fonte de minerais como o cálcio, o fósforo, o potássio, o magnésio e o zinco, como acabamos de ver.  Por esse motivo, ajuda a manter a saúde dos ossos e a evitar doenças como a osteoporose por exemplo.

9. É aliada na prevenção de doenças nos olhos

A chia é fonte de vitamina A e por isso pode contribuir para a prevenção de doenças nos olhos, como por exemplo a xeroftalmia (conhecida também como olho seco ou ainda ceratoconjuntivite seca), que é causada pela carência dessa vitamina.

10. Contribui para a melhora do humor e do bem estar

A chia é fonte de triptofano, aminoácido que participa da produção de um importante e conhecido neurotransmissor, a serotonina.  Esta que por sua vez é conhecida como o “hormônio da felicidade” e é responsável pela regulação do humor e do bem estar, entre outras funções importantes.

11. Consumir chia pode ser benéfico para a memória

O ômega 3 é um aliado da memória e do cérebro em geral, e pode ajudar no desempenho das funções cerebrais, a evitar várias doenças, como as degenerativas, por exemplo o Alzheimer, além de depressões e outras.