O que você vai ver:
O mais difícil da dieta low carb é controlar a ingestão de carboidratos, principalmente quando queremos algo prático. Até algo saudável como uma granola pode não se encaixar na dieta. Pensando nisso preparamos uma receitinha para te ajudar. Gostaria de aprender fazer uma granola low carb para comer sem culpa sem deixar a dieta de lado? Vamos lá!
Granola low carb receita
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de semente de girassol descascada;
- 3 colheres de sopa de castanha do Pará (ou outra de sua preferência) picadas;
- 3 colheres de sopa de semente de abóbora descascadas;
- 3 colheres de sopa de gergelim;
- 3 colheres de sopa de sementes de chia ou linhaça;
- 3 colheres de sopa de amêndoas picadas;
- 3 colheres de sopa de coco em lascas ou flocos sem açúcar;
- 4 colheres de sopa de damasco secos ou tâmaras secas (sem caroço) picados, ou ainda uvas passas ou ameixas secas sem caroço;
- 4 colheres de sopa de Gogi Berry ou Cranberry desidratada;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 fio de azeite ou ainda 1 colher de chá de óleo de coco.
Modo de preparo:
Em uma forma coloque as sementes de girassol, as castanhas picadas, as sementes de abóbora, o gergelim, as sementes de chia e as amêndoas picadas. Em seguida regue com um fio de azeite bem fino, coloque uma pitadinha bem pequena de sal, e também a canela. Misture e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 10 minutos até dar uma leve tostada. É bem rapidinho então fique de olho pra não queimar.
Agora retire do forno e adicione o coco e misture. Deixe esfriar e adicione o damasco picado e o Gogi Berry. Aí é só armazenar em um pote hermético.
Esse preparo fica ótimo para comer com iogurte natural. Quer aprender a fazer iogurte natural em casa? Veja a receita aqui.
Quanto consumir?
Esta receita rende aproximadamente de 14 a15 porções. O recomendado é consumir cerca de 2 colheres de sopa dela para aproveitar seus benefícios sem extrapolar as calorias, já que mesmo que seus ingredientes sejam saudáveis e que o preparo seja baixo em carboidratos (low carb), ela ainda é calórica. Se você está fazendo um acompanhamento nutricional individualizado, deve consultar seu nutricionista sobre a quantidade adequada às suas necessidades.
Por que consumir uma granola low carb e não a tradicional?
Acontece que nas granolas tradicionais existe uma grande quantidade de carboidratos, provenientes dos cereais contidos nelas, tais como: aveia, flocos de milho, arroz e outros. Além é claro do açúcar adicional, na forma de mel, xarope, açúcar mascavo entre outros. E infelizmente pouco dos outros ingredientes de maior valor nutricional como por exemplo as castanhas e sementes.
Por isso a granola tradicional não é uma boa escolha para aqueles que possuem algum tipo de problema relacionado a resistência à insulina, como por exemplo pessoas com síndrome metabólica, SOP (síndrome do ovário policístico) e outras, além é claro dos diabéticos.
O que torna a granola low carb uma alternativa melhor para esse grupo, principalmente, é que ela possui baixo índice glicêmico, já que as fontes de carboidratos contidas nesse preparo são basicamente as frutas adicionadas à receita, tornando-a assim uma receita low carb (baixa em carboidratos).
E ela muito completa, já que é fonte de proteínas, gorduras boas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Sendo muito prática para o dia a dia, para ser utilizada em lanches rápidos ou refeições. Podendo ser consumida por quem faz dieta low carb por que precisa, ou ainda por opção. Uma vez que não utiliza cereais como base, diferentemente da maioria das granolas disponíveis no mercado.