O que você vai ver:
Muitas pessoas passam pelo envelhecimento precoce, e os sintomas desse processo que assombra principalmente as mulheres são: a perda da elasticidade da pele, o aparecimento desde muito cedo de rugas e linhas de expressão, também de sardas, manchas, além de outros que veremos a seguir.
Envelhecimento precoce sintomas:
O envelhecimento precoce, ao contrário do que muitos pensam não afeta somente a pele, ele se manifesta através de vários sintomas mentais, físicos e fisiológicos.
Dizemos que existe envelhecimento precoce quando a pessoa manifesta sinais de envelhecimento não adequados à sua faixa etária, antes da hora. Os primeiros sinais costumam aparecer ainda por volta dos 20 aos 30 anos. Estes são:
- Pele flácida e sem elasticidade;
- Olheiras profundas e que não desaparecem;
- Rugas e linhas de expressão que aparecem precocemente;
- Pele ressecada, opaca e descamando;
- Sardas e manchas na pele, principalmente do rosto e do pescoço;
- Queda e perda de cabelo;
- Branqueamento precoce dos fios;
- Unhas fracas;
- Dores articulares;
- Perda de massa muscular;
- Aumento do peso;
- Alterações na libido, como por exemplo perda do apetite sexual;
- Alterações nos padrões de sono;
- Cansaço e fadiga constantes;
- Perda de memória e concentração;
- Depressão;
- Saúde mais debilitada, com um maior aparecimento de doenças.
O que é o envelhecimento precoce de fato?
Envelhecimento precoce é um termo usado para descrever o processo de envelhecimento acelerado de uma pessoa ou organismo, que ocorre em um período de tempo mais curto do que o normal. É um fenômeno que ocorre em todos os seres vivos, mas é mais comum em humanos e nestes costuma ser perceptível.
O que causa o envelhecimento precoce?
O envelhecimento precoce é causado por fatores externos, tais como:
- Estresse constante;
- Sedentarismo;
- Fatores ambientais como exposição excessiva ao sol e a poluição;
- Má alimentação, com consumo constante de alimentos ricos em açúcar gordura e ricos em radicais livres por exemplo;
- Exposição a substâncias nocivas como o tabaco e o ácool em excesso, entre outras;
- Falta de sono adequado;
- Deficiências nutricionais;
- Doenças crônicas e outras, como: diabetes, doenças cardiovasculares, problemas na tireoide e câncer;
- Fatores hormonais;
- Fatores genéticos de predisposição ao envelhecimento precoce.
Estes fatores ou a combinação dos mesmos, desencadeiam reações químicas e bioquímicas no organismo que causam o envelhecimento acelerado. Por isso ao encontrar sinais de envelhecimento precoce, é importante consultar um médico para avaliar a causa e encontrar a melhor forma de tratamento.
Como prevenir e combater os sintomas do envelhecimento precoce
1. Mantenha-se ativo
Praticar exercícios físicos ajuda a manter a pele saudável, aumenta a circulação sanguínea e contribui com a manutenção do tônus muscular, que com o passar dos anos tende a diminuir. Contribui também para o aumento de massa muscular e para manter o corpo em forma.
2. Mantenha uma dieta saudável
Manter uma dieta saudável contribui para o bom funcionamento do organismo como um todo e também com a pele não é diferente. Por isso consuma principalmente boas fontes de proteínas e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, que ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, é importante evitar o consumo de frituras, doces e alimentos industrializados.
3. Tenha hábitos saudáveis
Além de se alimentar bem é importante manter-se devidamente hidratado, evitar o tabagismo, o uso drogas e o consumo excessivo de álcool e também evitar o estresse excessivo.
4. Durma bem
O sono é importante para a saúde geral, incluindo a pele. Quando você dorme, o corpo produz colágeno, que ajuda a manter a pele firme e jovem.
5. Use sempre protetor solar
Os raios ultravioleta do sol são prejudiciais à pele e podem causar manchas, rugas e até mesmo câncer de pele. Por isso é extremamente importante utilizar protetor solar regularmente, de fator 30 ao menos. Procure utilizar protetores adequados à sua pele, existem muitas versões no mercado, para pele oleosas e com acne, mistas e secas. Além disso é importante evitar expor-se ao sol de forma excessiva, principalmente durante as horas mais quentes do dia.
6. Tenha cuidados adequados com a sua pele
Mesmo que sua pele seja oleosa ela ainda precisa de hidratação, ao contrário do que muitos pensam. A grande sacada é utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele e não negligenciá-la. Lembre-se de sempre remover a maquiagem adequadamente e nuca dormir maquiada.
7. Cuide da sua pele através de tratamentos estéticos
Alguns tratamentos como: limpezas de pele, hidratação, peeling e outros ajudam a manter a pele saudável, hidratada, contribuem para o aumento da produção de colágeno e para a renovação da pele, ajudando-a a se manter “jovem”.