O que você vai ver:
Uma dúvida muito comum dos leitores é: como curar dor de cabeça de ressaca? Afinal quem nunca ficou com a cabeça explodindo depois de beber umas e outras? O principal para mandar a dor de cabeça embora quando estamos de ressaca é se hidratar bastante, porém outras táticas podem ser utilizadas.
Como a ressaca surge?
Quando consumimos uma grande quantidade de álcool é normal surgirem sintomas desagradáveis, como: náuseas, enjoos, cansaço e fadiga, diarreias e dores de cabeça intensa. O que chamamos de ressaca.
Quanto maior o teor alcoólico da bebida, a quantidade e a velocidade com que você bebe, pior tende a ser a ressaca.
Algumas substâncias não alcoólicas chamadas congêneres, produzidas durante a fermentação das bebidas e presentes em maior quantidade em bebidas escuras e mais saborosas como por exemplo o o uísque, também podem causar mais ressaca.
Porque sentimos dor de cabeça quando estamos de ressaca?
Um dos principais motivos para a dor de cabeça aparecer quando bebemos, é que a bebida alcoólica causa uma desidratação no organismo, já que o álcool é diurético. Isso porque ele inibe a produção de vasopressina, hormônio que induz a retenção de líquido pelos rins, e isso causa uma maior micção o que faz com que o corpo perca líquido, acarretando em uma leve desidratação.
Além disso o álcool não é muito bem metabolizado pelo organismo, sendo assim ele contribui para o aumento da inflamação em nosso corpo, o que também pode acarretar em mal estar e sintomas da ressaca como a dor de cabeça.
O metabolismo do álcool produz uma substância tóxica para o organismo chamada acetaldeído. Essa substância embora não fique muito tempo no corpo induz à inflamação do pâncreas, fígado, cérebro, estômago, intestino e outros.
O álcool também aumenta a vasodilatação o que pode causar e agravar a dor de cabeça.
Ele ainda altera o metabolismo hormonal, e isso também pode ser uma das causas da dor de cabeça. Já que alguns hormônios e neurotransmissores como por exemplo a prostaglandina, a serotonina, a histamina e outros têm influência na melhora e piora do sintoma.
Para curar a dor de cabeça de ressaca, você deve descansar.
Quando estamos com ressaca ficamos cansados, com dores, enjoos, diarréias e com muita dor de cabeça é claro. A fadiga e a dificuldade para dormir podem piorar ainda mais esses sintomas, principalmente a dor de cabeça. Por isso quando estiver com ressaca tente descansar ao máximo para ajudar seu corpo a se recuperar.
Mas o principal para melhorar a dor de cabeça da ressaca é se hidratar.
A hidratação vai com toda certeza te ajudar a se recuperar mais rápido da ressaca, principalmente da dor de cabeça.
Beba bastante água e aos poucos para evitar enjoos. Caso seu estômago já não esteja muito bom, você pode recorrer à uma solução de reidratação oral ou até mesmo ao bom e velho soro caseiro.
Para preparar o soro caseiro da forma correta você deve utilizar 1 litro de água filtrada ou fervida e já fria, 20g de açúcar, o que corresponde a uma colher de sopa bem cheia ou 2 colheres de sopa rasas, e 3,5g de sal, aproximadamente uma colher de café.
Dica: Se hidratar tomando água enquanto ingere bebidas alcoólicas, inclusive pode ajudar a dor de cabeça não aparecer, além de amenizar os outros sintomas.
Tomar isotônico natural também pode ajudar.
A água de coco é o exemplo clássico e também o melhor isotônico natural. Os isotônicos ajudam o seu corpo a se hidratar mais rapidamente, ao mesmo tempo que repõe os açúcares e sais minerais que perdemos por causa dos sintomas indesejáveis que podem surgir devido ao consumo de álcool.
Os isotônicos industrializados embora possam ser também eficientes nesse quesito, não são os mais indicados, pois contém muitas substâncias químicas desnecessárias como aromatizantes, conservantes e antioxidantes. Por isso o melhor mesmo é recorrer às fontes naturais.
Se alimente de forma saudável.
Outro ponto importante é se alimentar de forma ainda mais saudável quando temos episódios de ressaca. Já que as verduras, as frutas e os legumes como por exemplo a melancia, o pepino, o brócolis e outros, também ajudam a repor principalmente os sais minerais perdidos, assim como a água e carboidratos.
Mas o principal mesmo é que eles ajudam seu corpo a se recuperar de forma mais rápida, assim como eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelo consumo de álcool mais rapidamente. E isso tudo com toda certeza ajuda a curar a dor de cabeça, assim como os outros sintomas da ressaca.
Caso seja necessário tome medicamentos para curar a dor de cabeça de ressaca.
Quando a dor de cabeça está muito forte e demorando passar, o jeito mesmo é recorrer aos remédios para ajudar a lidar com elas, sem esquecer das outras ações, principalmente se hidratar.
Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como a aspirina, o ibuprofeno e a dipirona, podem te ajudar a voltar à rotina enquanto seu organismo se desintoxica totalmente. Porém cuidado para não tornar o uso de medicamentos constante, principalmente os anti-inflamatórios, pois também pode ser prejudicial para o organismo.
Os medicamentos para ressaca atuam também na diminuição de alguns sintomas e desconfortos associados à ressaca. Porém vale ressaltar que eles não desintoxicam o organismo, nem amenizam os danos causados à ele.
Fique atento ao consumo excessivo de álcool!
O consumo constante e excessivo de álcool piora as ressacas, por aumentar e prolongar os danos e expor mais o organismo à toxicidade do álcool.
Mas não é só isso, o consumo constante de álcool causa uma série de problemas sérios como: danos cerebrais, disfunções hormonais, aumento da resistência à insulina, podendo levar à diabetes e síndrome metabólica por exemplo, maior chance de desenvolver câncer, aumento do risco de morte e outros.
Por isso a melhor forma mesmo para fugir da dor de cabeça de ressaca, assim como dos outros sintomas e evitar quadros ainda mais sérios é evitar excessos.
Imagem de cookie_studio no Freepik