O que você vai ver:
Sabia que existem alimentos que ajudam a emagrecer? Isso mesmo. Não é nenhum milagre, é que alguns alimentos quando associados à uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, a eliminar a retenção de líquidos+ e até mesmo a acelerar o metabolismo e por isso contribuem para o processo de emagrecimento. Tais como verduras folhosas, alguns legumes, termogênicos e outros.
Quais são os alimentos que ajudam a emagrecer?
1. Brócolis
O brócolis é um vegetal rico em fibras, água, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de minerais como o potássio, o fósforo, o cálcio, o magnésio, o ferro e o zinco. Ele ainda possui poucas calorias por porção, em 100g de brócolis temos apenas 35 calorias.
Além de suas vastas propriedades nutricionais, o brócolis é um alimento que sustenta bastante, ajudando na saciedade e assim a evitar os excessos. Ele auxilia também no funcionamento do intestino. Por esses motivos, quando consumido regularmente e associado à uma alimentação saudável, o brócolis é um alimento que ajuda a emagrecer.
2. Berinjela
A Berinjela também é mais um dos alimentos que ajudam a emagrecer, já que assim como o brócolis possui poucas calorias por porção, em 100g de berinjela temos apenas algo em torno de 25 calorias. Além disso o fruto possui bastante fibras e água e por isso também contribui para a saciedade.
A berinjela ainda possui vitaminas como C, E e do complexo B, além de ser rica em minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio. E está associada não só à melhora do processo de emagrecimento mas também ao controle dos níveis de colesterol.
3. Pepino
Com propriedades nutricionais bastante parecidas com as da berinjela, o pepino contém principalmente água e por isso ajuda bastante na saciedade. Quem come pepino sabe do que estamos falando.
Além disso ele auxilia no funcionamento do intestino e é diurético, ajudando a eliminar toxinas e a diminuir a retenção hídrica. O pepino ainda possui pouquíssimas calorias, a cada 100g de pepino temos somente 15 calorias.
4. Abobrinha
A abobrinha é mais um dos exemplos de alimentos que ajudam a emagrecer, pois é pouco calórica, rica em fibras e água e por isso ajuda na saciedade e no trânsito intestinal. Ela tem apenas 17 calorias a cada 100g e ainda é uma boa fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B e outras, e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, e o cálcio.
5. Couve-flor
A couve-flor também tem somente 32 calorias a cada 100g e uma ótima quantidade de fibras e água. Além disso é riquíssima em vitamina C e contém também vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio e o zinco.
6. Verduras folhosas
As verduras folhosas ajudam muito, muito mesmo no funcionamento do intestino. Por esse motivo são com certeza alimentos que ajudam a emagrecer e devem fazer parte da rotina alimentar de quem tem esse objetivo. Além disso elas ainda contribuem para o controle do colesterol.
As verduras folhosas são fontes principalmente de minerais, mas também de vitaminas e fibras. Elas contribuem para a saciedade, já que em grande volume temos pouquíssimas calorias.
Pra se ter ideia em uma porção de 1 xícara, que corresponde a 20g de rúcula por exemplo, temos apenas 5 calorias. Ou ainda em 36g de alface, a mesma 1 xícara, temos também 5 calorias.
7. Carnes Magras
As carnes são a principal fonte de ferro e outros minerais e vitaminas. E também de proteínas e as proteínas são mais difíceis de digerir, aumentando consequentemente a saciedade.
Por isso ingerir a quantidade adequada de proteínas ajuda muito no processo de emagrecimento, proporcionando saciedade por mais tempo. Além disso as proteínas são importantes para a diminuição da gordura corporal e aumento de massa magra.
Mas para que as proteínas sejam aliadas do emagrecimento o ideal é consumir carnes magras, para reduzir a ingestão calórica. Por isso dê preferência ao peito de frango, peixes e também cortes bovinos e suínos mais magros.
Não há um consenso exato sobre a quantidade de proteínas que devemos ingerir diariamente mas para que ocorra o emagrecimento, é importante ingerir de 1 a 2g de proteína por kg de peso. Mas isso vai variar de pessoa para pessoa. Por isso ao iniciar o processo de emagrecimento é importante procurar a ajuda de um profissional da saúde.
8. Ovos
Os ovos são uma ótima fonte de proteína acessível e como vimos as proteínas ajudam na saciedade. E embora sejam um pouco mais calóricos, são baratos e altamente nutritivos. Por isso ao prepará-los, evite adicionar gordura.
O ovo é um alimento nutricionalmente muito completo, contém antioxidantes, boas quantidades de ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e outros minerais. Além de vitaminas A, E, e diversas vitaminas do complexo B.
Veja também quantos ovos é saudável consumir diariamente.
9. Fontes de carboidratos complexos
Substituir os carboidratos convencionais pelos complexos é uma jogada bastante útil no processo de emagrecimento. Já que os carboidratos complexos contém índices glicêmicos menores, portanto evitam picos de glicemia e consequentemente diminuem o acúmulo de gordura.
Além disso esse tipo de carboidrato contém mais fibras, ajudando na saciedade, no trânsito intestinal, e no controle dos níveis de colesterol. Bons exemplos de carboidratos complexos são a aveia, a quinoa, o arroz integral, a batata doce, a mandioca, entre outros.
10. Frutas menos calóricas
Até uma simples fruta pode fazer diferença no processo de emagrecimento, dar preferência às frutas menos calóricas como o morango, o melão, a melancia, o kiwi, o mamão, entre outras, ao invés de frutas mais calóricas como a banana, a uva, o açaí e outras, pode ter impacto sobre a dieta.
O que não quer dizer que você não possa consumir as mais calóricas, que também são saudáveis, mas ao consumi-las é preciso mais cuidado com a porção e também com o contexto em que são consumidas.
11. Leguminosas
A leguminosas como o feijão, a lentilha e o grão de bico por exemplo, são também fontes de carboidratos complexos. Sendo ótimas fontes de fibras, por isso ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino. Além de conter vitaminas como E, C e do complexo B e principalmente minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio o ferro, o zinco e outros.
12. Sementes
As sementes oleaginosas como por exemplo a chia e a linhaça, são ótimas fontes de ômega 3 e fibras, por isso ajudam no controle do colesterol, no funcionamento do intestino e na saciedade. Além disso, por serem ricas em antioxidantes elas diminuem a inflamação no organismo, o que também contribui para o emagrecimento saudável.
A chia ainda é ótima fonte de minerais e vitaminas. Uma delas é a vitamina B3 (niacina) que participa do metabolismo energético e por isso também contribui para o emagrecimento saudável.
13. Termogênicos
Alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer com certeza são os considerados termogênicos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a queima calórica e por isso quando associados à uma dieta de déficit calórico e atividades físicas podem fazer a diferença no emagrecimento.
Os ricos em cafeína como o chá preto, chá verde, chá mate e o café são bons exemplos de alimentos termogênicos.
O chocolate amargo, de porcentagem acima de 70%, também é um desses alimentos, mas deve ser consumido com mais cautela, já que também é rico em gorduras e possui açúcar, ainda que em quantidades pequenas.
Outros bons exemplos de termogênicos são a canela e o gengibre. Eles ainda possuem propriedades anti-inflamatórias e são ricos em antioxidantes que contribuem para o controle dos níveis de colesterol e da glicemia.
14. Fontes de gorduras boas
Outro tipo de alimento que pode contribuir para o emagrecimento são as fontes de gorduras boas, como os peixes ricos em ômega 3: o salmão, a sardinha, a truta e outros.
Além disso nozes, castanhas, frutas como o abacate e também o azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas, porque diminuem a inflamação no organismo e ajudam no controle do colesterol.
Porém vale ressaltar que mesmo sendo fontes de gorduras benéficas devem ser consumidos sem abusos por quem quer emagrecer, já que contém calorias e emagrecer depende de déficit calórico. Por isso diminua a gordura do cozimento que na maioria das vezes é ruim e dê preferência à essas fontes de gorduras boas.
Alimentos que não ajudam a emagrecer
- Sucos: mesmo os naturais, já que ao fazer o suco perdemos fibras, temos geralmente quantidades exorbitantes de fruta, que ao contrário do que muitos pensam também têm açúcar e muitas vezes temos também açúcar adicionado;
- Temperos industrializados e molhos: esses tipos de condimentos possuem calorias vazias e ainda aumentam de forma artificial o sabor dos preparos e por isso pode te fazer comer além da conta, além disso eles são ricos em sódio e por isso são prejudiciais à saúde;
- Embutidos: apesar de serem muito palatáveis e geralmente serem fonte de proteínas, como é o caso do salame, bacon, linguiça, presunto e outros. O grande problema desses alimentos é que eles são também muito ricos em gorduras e aditivos químicos e por isso não são de grande ajuda no processo de emagrecimento e nem são bons para a saúde;
Alimentos que atrapalham a emagrecer
1. Frituras
Além de serem péssimas para a saúde por serem fontes de gorduras ruins, elas ainda são fonte de muitas calorias e por isso podem te atrapalhar e muito a emagrecer.
2. Doces e bebidas adoçadas
O açúcar em excesso é muito prejudicial para o organismo, já que ele é inflamatório. Além disso obviamente ele ajuda no ganho de calorias e consequentemente atrapalha a emagrecer. Sendo o principal vilão quando o assunto é ganho de peso. Por isso se quer emagrecer, evite sobremesas, bolos, refrigerantes e outros alimentos do gênero.
Veja também: 6 Receitas fáceis de doce fit
3. Carboidratos simples e em excesso.
Os carboidratos devem ser sempre consumidos com cuidado por quem quer emagrecer, principalmente os simples como a batata, o macarrão, pães e arroz branco por exemplo. Esse tipo de carboidrato causa uma subida rápida na glicemia que contribui para o acúmulo de gordura, por isso o excesso deles é tão prejudicial. O melhor mesmo é sempre dar preferência aos carboidratos complexos e tomar cuidado com os exageros.
4. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas infelizmente são inimigas de quem quer emagrecer, já que muitas vezes além das calorias do álcool temos carboidratos e açúcares nas bebidas, como é o caso da cerveja e dos drinks. Além disso é difícil não extrapolar no consumo delas e o álcool interfere negativamente no organismo, causando mudanças no metabolismo e favorecendo o acúmulo de gordura no fígado.