O que você vai ver:
Alguns alimentos podem ser aliados do seu desempenho nos treinos, já outros podem interferir negativamente como os industrializados por exemplo e por isso não são indicados. Mas em relação aos alimentos pré e pós treino, o que não comer?
Alimentos no pré treino, quais não são indicados?
Carboidratos simples:
como doces, pães e massas não integrais, suco mesmo o natural, são exemplos do que não consumir nesse momento. Isso porque eles possuem altos índices glicêmicos, estes que aumentam o nível de glicose no sangue de forma mais rápida, fazem também com que ele caia de forma brusca logo em seguida, causando fome e mal estar. Por esses motivos eles não devem ser sua preferência no pré treino.
Alimentos muito ricos em fibra:
Estes alimentos devem ser incluídos com cautela no pré treino, até mesmo a aveia que é uma boa fonte de carboidratos para o pré treino deve ser consumida quando a refeição for feita com um bom espaçamento de tempo antes do treino.
Isso porque as fibras são de digestão lenta, assim como as proteínas, e por isso podem causar mal estar e estufamento ao serem consumidas muito próximas ao treino. Por isso embora de extrema importância para a saúde deixe o consumo de linhaça, chia, e farelos no geral e outros alimentos muito ricos em fibra para depois do treino, ainda mais se for fazer a refeição próxima a hora de treinar.
Industrializados:
No geral os alimentos industrializados já não são muito aliados da saúde não é mesmo?! Porém nesse caso em específico são ainda mais contraindicados, isso porque eles contém uma quantidade maior de carboidratos e gorduras, muitas vezes maiores do que as adequadas, o que pode interferir negativamente no seu treino. Além disso nem precisamos falar que estes contêm também aditivos químicos que não são lá muito benéficos para a saúde.
Tome cuidado inclusive com algumas águas aromatizadas e adoçadas, além de isotônicos industrializados que contém açúcares e adoçantes artificiais. Se for ingerir isotônicos dê preferências aos naturais como por exemplo à água de coco.
Alimentos ricos em gordura:
Assim como as fibras e as proteínas, a gordura também possui uma digestão mais lenta, afinal os carboidratos são as fontes primárias de energia do nosso corpo. Mesmo as gorduras boas como as encontradas em peixes, azeites, castanhas, nozes amêndoas e sementes como as de chia e linhaça, que devem estar presentes em nossa alimentação, não são boas para consumir antes de treinar.
Leite:
O leite não é uma boa opção para o pré treino, primeiramente porque é fonte de carboidratos simples, segundo porque a caseína, proteína do leite e a lactose, açúcar do leite não são de fácil digestão até mesmo para quem não possui intolerância ou alergia de algum desses componentes. Existem várias pessoas sensíveis a esses componentes, como por exemplo pessoas com problemas digestivos e gastrointestinais.
Além disso o leite também contém bastante gordura, principalmente o integral, por isso para não se sentir “empanzinado” logo nesse momento o melhor mesmo é deixá-lo fora do pré treino.
Caso vá fazer uma refeição com bastante antecedência você pode incluir seus derivados como por exemplo queijos (pelo fato de serem fontes de proteína), que são de mais fácil digestão.
Alimentos no pós treino, quais não são indicados?
Assim como no pré treino os industrializados são péssimas opções para o pós treino, principalmente alimentos como:
- Salgadinhos e petiscos;
- Refrigerantes;
- Doces como chocolates ao leite e outros, bolos e massas;
- Barrinhas de cereal (alimentos pseudo saudáveis, já que contém muito açúcar e gordura);
- Frituras, que devem ser evitadas ao máximo, uma vez que elas são fontes de muitas gorduras, principalmente as ruins oxidadas.
- Bebidas alcoólicas, apesar de parecer óbvio tem gente que consome bebida alcoólica antes ou depois de treinar, saiba que isso é muito prejudicial, as bebidas alcoólicas atrapalham o desempenho nos treinos e ainda possuem uma grande quantidade de calorias, fora os danos a longo prazo.
Além desses alimentos realmente danosos outro ponto a ser observado é não consumir alimentos de baixíssimas calorias isoladamente como no caso por exemplo de verduras e legumes, isso porque o pós treino deve ser um momento onde devemos ingerir uma refeição mais completa para repor os nutrientes, carboidratos, vitaminas e sais minerais perdidos durante as atividades físicas. Além disso, nesse momento devemos ter principalmente em nosso prato fontes de proteínas e carboidratos que são essenciais para a recuperação e construção muscular.
Boas opções para consumir no pós treino são refeições bem completos mesmo, com alimentos de todos os grupos como proteínas: carnes magras, frango e peixe; carboidratos complexos como a mandioca e a batata doce; além de vegetais fontes de vitaminas e minerais como por exemplo os verde escuros ricos em potássio, importante para evitar a fadiga e também para a recuperação muscular.
Quer saber exatamente que alimentos comer no pré e no pós treino?
Veja aqui o post sobre alimentação pré e pós treino.