O que você vai ver:
Quem nunca sentiu dores no joelho depois de pegar pesado academia? Saiba que esse pode ser um sintoma de artrose no joelho. A maioria das pessoas já teve ou vai ter artrose na vida. E um dos tipos mais comuns de artrose é no joelho. Por isso, muitas pessoas se questionam se artrose no joelho tem cura. Já que ela pode ser muito incômoda e fazer com que o individuo deixe de fazer muitas coisas.
O que é a artrose no joelho?
A artrose ou osteoartrite no joelho é uma doença degenerativa bastante comum, mais ainda após os 40 anos. Por isso, quem já passou dessa idade deve estar sempre atento e fazer um acompanhamento médico preventivo.
O quadro de osteoartrite ocorre em decorrência do desgaste da cartilagem e da articulação. E apesar de a artrose no joelho ser a mais comum e sintomática, ela também pode ocorrer na coluna, nos ombros, nas mãos, no tornozelo, no quadril e nos pés.
Quais são as causas da artrose?
A degeneração das articulações é uma coisa natural com o avanço da idade. Por isso a artrose é uma doença bastante comum como dissemos anteriormente, que acomete de 80% a 90% das pessoas depois dos 40 anos. Mas pode também se manifestar em pessoas mais jovens. Porém nessas tende a ser mais silenciosa, com episódios de dores provenientes da atividade intensa e melhora com repouso.
Vários fatores podem favorecer o aparecimento da artrose, estes são:
- Obesidade;
- Exercícios físicos muito intensos, com impacto, excesso de carga e/ou repetitivos, principalmente quando executados de forma incorreta;
- Predisposição genética;
- Traumas ou lesões anteriores ocorridas no local, como por exemplo: fraturas, lesões na cartilagem, de ligamento ou no menisco;
- Doenças inflamatórias (ex: artrite reumatoide);
- Entre outros.
Afinal a artrose no joelho tem cura?
Infelizmente a artrose no joelho não tem cura, assim como em qualquer outro membro. Já que o desgaste que ocorre decorrente da doença não pode ser revertido. Mas calma! Existem meios de fazer um controle efetivo da doença.
Por isso o foco do tratamento da osteoartrite consiste no controle e diminuição da progressão da doença, controle dos sintomas e na melhora da qualidade de vida.
Tratamentos.
De modo geral, para tratar a artrose são utilizados medicamentos para a dor, principalmente em momentos de crise. Em casos mais severos, infiltrações no joelho também podem ser utilizadas. Como a artrose facilita a inflamação no local, nessa circunstância os médicos costumam prescrever também anti-inflamatórios não esteroides.
Fora isso as mudanças nos hábitos e estilo de vida também são importantes, tais como:
- Controle do peso;
- Fisioterapia e reabilitação;
- Condicionamento físico de preferência com atividades aeróbicas mais leves como a caminhada e exercícios feitos na água, além de exercícios isométricos de fortalecimento;
- Uso órteses (para auxiliar externamente o membro afetado) e também de palmilhas que podem diminuir o impacto;
- Mudanças nos calçados e postura para sentar e andar, de modo que o impacto seja diminuído.
- Além disso evitar sobrecarga de peso e intensidade nas atividades físicas e também do dia a dia é muito importante.
Em alguns casos mais raramente, é necessária a intervenção cirúrgica para fazer algum dos procedimentos como por exemplo: colocação de prótese, reparação dos tecidos afetados, fusão de partes ósseas (mais comum na coluna), mudanças no alinhamento dos ossos com retirada de partes do mesmo e também retirada e limpeza da parte óssea danificada.
Mas vale destacar que o tratamento para cada pessoa vai funcionar de uma forma. Já que a artrose pode ser monocompartimental, em uma parte da articulação, ou multicompartimental, afetando mais locais da articulação. Além disso, outros fatores também podem ajudar a direcionar o tratamento. E por isso a avaliação adequada é importante para um manejo mais adequado e personalizado do quadro.
Quais são os sintomas de artrose no joelho?
Os sintomas mais comuns de artrose no joelho são:
- Estalos e barulhos no joelho, você consegue perceber o atrito;
- Mobilidade e flexibilidade reduzidas e rigidez no local;
- Força e estabilidade diminuídas;
- Dores articulares;
- Inchaço no local afetado, em casos em que há inflamação;
- Joelho desalinhado, torto ou assimétrico.
Como identificar a artrose no joelho?
Caso você sinta dores constantes e agudas no joelho, principalmente quando aliadas a estalos e barulhinhos (sinais clássicos), ou até mesmo a algum dos outros sintomas, vale a pena procurar um médico o mais rápido possível para avaliar a possibilidade de ser artrose no joelho.
Fique atento! As dores podem ser intensificadas após um exercício de alta intensidade ou sobrecarga de peso e melhorar um pouco com o repouso.
Diagnóstico da artrose.
O diagnóstico da artrose no joelho é feito através da avaliação dos sintomas pelo médico, juntamente com exames, como radiografias e ressonância magnética, para um diagnóstico mais preciso. Por meio dos exames o médico avalia o alinhamento do joelho e os desgastes da cartilagem, nos meniscos e também dos ossos se houver.
Mais uma vez vale reforçar, que o diagnóstico da osteoartrite é muito importante para o tratamento e também para diminuir o ritmo da progressão da doença. Assim como para proporcionar maior qualidade de vida para quem convive com ela.