Pode sair da dieta no fim de semana? Isso vai me atrapalhar emagrecer?

Dependendo de quanta “comilança” terá no seu final de semana, sua dieta pode sim ser prejudicada. Mas calma! Para ganhar cerca de 1kg de gordura em um final de semana, é necessário consumir algo em torno de 7.500 kcal a mais. O que não é algo tão simples assim.

Uma lata de cerveja por exemplo tem em média 150 Kcal. Um lanche (ex: big mac) inteiro tem cerca de 503 calorias. E um combo completo com batata frita e 500ml de refrigerante tem cerca de 982 Kcal, o que é bastante!

Para ingerir 7.500 calorias em um fim de semana você teria que consumir por exemplo 4 combos de lanche, refri e batata frita, mais 24 latas de cerveja.  Ou ainda 4 sanduíches, mais 37 latas de cerveja. O que é difícil, mas não impossível, claro! Existem pessoas que realmente abusam em um nível inimaginável.

Mas a questão é que estes são alimentos, principalmente quando consumidos com frequência e em grandes quantidades, alteram nosso metabolismo, prejudicam a nossa saúde e o funcionamento do nosso corpo.  E por isso o ideal é consumi-los com moderação em qualquer hipótese.

Veja bem, o que pode causar diferença na balança é que no fim de semana  tendemos a consumir menos água, menos fibras, mais bebidas alcoólicas, mais alimentos gordurosos, ricos em sódio e açúcar, o que mexe bastante com o nosso organismo.  Causa retenção hídrica, interfere no funcionamento do intestino e no metabolismo como um todo.

Outra questão é que quando o corpo se encontra em um “período de privação”, como o que acontece no caso de dietas extremamente restritivas, quando abusamos do consumo de alimentos altamente calóricos, o mesmo tende a fazer uma “reserva de gordura” para eventuais novos “períodos de privação”.  O que pode dificultar um pouco a perda de peso.

Por isso o ideal em uma dieta é manter uma certa constância. Tenha momentos de comer livre, porém, que eles não sejam constantes, e assim que possível retorne à sua rotina saudável.  O cenário perfeito seria ter de 1 a 2 refeições livres no máximo por semana, para realmente não prejudicar a dieta.