Stories Recentes

Triglicerídeos, colesterol total e frações, quais são os níveis ideais?

Você provavelmente já ouviu falar sobre colesterol total e frações, mas o que exatamente isso significa, você sabe? O colesterol total se trata da soma das frações que são: o HDL (popularmente conhecido como colesterol bom), o LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim) e o VLDL. Em alguns exames também podem constar o IDL porém ele é bastante semelhante ao LDL e por isso na grande maioria das vezes não é dosado separadamente nos exames de perfil lipídico.

Por que manter os níveis de colesterol total e frações ideais é importante?

Existe nos dias de hoje uma grande preocupação em manter os níveis ideais de colesterol, isso por que o descontrole desses níveis pode levar a doenças e quadros sérios, como por exemplo a hipertensão(pressão alta), e até ao AVC ou infarto, que podem levar a pessoa a falecer. Principalmente quando combinados com outros fatores como a diabetes e a predisponibilidade genética.

Quais são os tipos de colesterol?

Na verdade o que chamamos popularmente de colesterol ruim e colesterol bom LDL e HDL, por exemplo, não se tratam de colesterol de fato, mas sim de lipoproteínas que o transportam. Essas lipoproteínas são divididas em:

HDL

High-density lipoprotein, termo em inglês, que significa lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como função retirar o colesterol das artérias, inclusive aquele que é depositado nas artérias e causa aterosclerose, formação de placas na parede das artérias, causando obstrução e entupimento. Por isso o HDL é considerado o mocinho da história.

LDL

Low-density lipoprotein, termo que significa lipoproteínas de baixa densidade. O LDL tem função de transportar o colesterol e uma porção dos triglicerídeos através do sangue, com o intuito de armazená-los e disponibilizá-los para o organismo fazer biossínteses (processos em que são produzidos compostos importantes para nosso organismo, tais como proteínas, hormônios e outros) que dependem deles.

Porém, apesar de importante, em excesso o LDL é prejudicial ao organismo, já que sua ação é totalmente contrária a do HDL, pois ele facilita o acumulo de gordura na parede das artérias.

VLDL

Very low-density lipoprotein, termo que significa lipoproteínas de densidade muito baixa. O VLD também é um dos “vilões” por assim dizer. Isso porque ele também facilita o depósito de gordura nas artérias.

Apesar de transportarem colesterol essas lipoproteínas transportam principalmente triglicerídeos para células dos tecidos periféricos e adiposos.

IDL

Intermediatelow-density lipoprotein, termo que significa lipoproteínas de densidade intermediária. O IDL é bem semelhante ao LDL e como dissemos, geralmente não é calculado separadamente, sendo contabilizado nos exames de perfil lipídico juntamente com o LDL.

Marcadores

CT (colesterol total)

O colesterol total é um marcador do exame de perfil lipídico, e não um tipo de colesterol. Sendo uma referência, que é a soma contabilizada de todos os tipos de colesterol: HDL, LDL, VLDL e ILDL.

Colesterol não-HDL

Este também se trata de um marcador. Porém nesse caso é a soma dos “ruins”, que possuem maior potencial de causar aterosclerose. LDL, VLDL e IDL.

O que são triglicerídeos?

No exame de perfil lípidico temos também os triglicerídeos, ou ainda triglicérides. Que são um tipo de gordura. Eles também estão associados ao risco de aterosclerose, já que como vimos anteriormente eles são transportados pelo VLDL, e podem se acumular juntamente com o colesterol nas artérias.

Quando os triglicerídeos estão muito aumentados pode acontecer também o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).

Quais os níveis ideias dos triglicérides, colesterol total e das frações (HDL, LDL, VLDL e colesterol não-HDL)?

HDL

  • Níveis normais para crianças e adolescentes: superior a 45mg/dl;
  • Níveis normais para adultos: superior a 40mg/dl;

LDL

  • Níveis normais para crianças e adolescentes: inferior a 110mg/dl;
  • Níveis normais para adultos: inferior a 130 até inferior 50mg/dl, dependendo do risco cardiovascular, avaliado pelo médico;

VLDL

Apesar de não existir um consenso sobre os valores de referência do VLDL, é desejável que o mesmo seja inferior a 30mg/dl. Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os valores de VLDL não devem ser analisados separadamente, mas sim em um contexto, sendo mais importante analisar principalmente os valores do colesterol não-HDL (que é um marcador dos mais prejudiciais).

Triglicérides

  • Níveis normais para crianças de 0 a 9 anos. Com jejum: inferior a 75mg/dl; Sem jejum: inferior a 85mg/dl;
  • Níveis normais para crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Com jejum: inferior a 90mg/dl; Sem jejum: inferior a 100mg/dl;
  • Níveis normais para adultos. Com jejum: inferior a 150mg/dl; Sem jejum: inferior a 175mg/dl.

Colesterol não-HDL

Os níveis ideais do colesterol não-HDL vão variar de acordo com a idade e com o risco cardiovascular do paciente. Mas geralmente devem ser inferiores a 160 até inferior 80mg/dl de acordo com os valores estabelecidos pelo médico solicitante do exame.

Colesterol total

  • Níveis normais para crianças e adolescentes: inferior a 170mg/dl;
  • Níveis normais para adultos: inferior a 190mg/dl;

Vale ressaltar que quando os níveis de colesterol estão um pouco acima do normal, porém os níveis de HDL (“colesterol bom”) estão mais altos, estes geralmente não representam um problema. Mas a interpretação e avaliação dos exames deve sempre ser feita por um profissional da saúde, de preferência um médico.

Como equilibrar os níveis de colesterol

Para equilibrar os níveis de colesterol o principal é manter uma alimentação saudável e equilibrada, com fontes de:

  • Gorduras boas, principalmente ômega 3, tais como peixes (salmão, atum, sardinha e outros), castanhas, nozes, e sementes;
  • Fontes de fibras e antioxidantes como: cereais integrais, frutas, verduras e vegetais;
  • Além de praticar exercícios físicos, no mínimo de 3 a 5 vezes por semana, e ao menos 150 minutos semanais, o que pode ajudar muito.

Já para diminuir os níveis de triglicérides além de tudo isso, o mais importante é ficar longe dos carboidratos simples, principalmente doces, bolos, pães, massas, sobremesas e bebidas adoçadas. Dando sempre preferência aos carboidratos complexos como por exemplo o arroz integral e outros cereais integrais. Diminuindo a ingestão dos carboidratos no geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *