O que você vai ver:
Você já deve ter se perguntado sobre o que é FODMAP, esse tipo de carboidrato fermentável causa problemas gastrointestinais em algumas pessoas. Mas o que é FODMAP e mais detalhes sobre eles veremos a seguir. Por isso continue conosco.
O que é FODMAP?
Você já ouviu falar sobre o que é FODMAP? FODMAP se trata de uma sigla em inglês para Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides And Polyols e em português significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis.
Esse termo extenso se refere a tipos de carboidratos fermentáveis que não são digeridos pelo nosso organismo, mais especificamente pelo trato digestivo e por serem mal absorvidos causam desconfortos intestinais, principalmente em pessoas com SII (Síndrome do Intestino Irritável).
Qual a relação entre FODMAPs e problemas intestinais?
A grande questão da síndrome do intestino irritável, é que ela é um problema complexo sem causas exatas e geralmente é diagnosticada com base nos sintomas que são: constipação e/ou diarreia, dores abdominais, inchaço, gases e outros. E esses sintomas podem ser causados pelos FODMAPs.
O porém disso tudo é que os FODMAPs estão presentes em muitos alimentos e por isso pode ser difícil controlar a ingestão dos mesmos e melhorar o quadro de SII.
Uma alimentação low FODMAP (baixa em alimentos que contêm FODMAPs) pode controlar os sintomas da maioria das pessoas que têm síndrome do intestino irritável. Cerca de 70% dos portadores de SII podem ser beneficiados por esse tipo de dieta.
Em que alimentos os FODMAPs são encontrados?
Alimentos | Alto em FODMAPs | Baixo em FODMAPs |
Leguminosas e oleaginosas. | Lentilha, ervilha, feijão, grão de bico, pistache. | Castanhas e amendoim. |
Vegetais | Cebola, alho,alho poró, brócolis, couve-flor, beterraba, chicória, quiabo, cogumelos, aspargos. | cenoura, berinjela, aipo, rabanete, nabo, pepino, tomate, espinafre, milho, couve, espinafre, batata, abóbora, abobrinha, alface, batata, batata doce. |
Frutas | Caqui, melancia, maçã, manga, pera, pêssego, nectarina, cereja, damasco. | Uva, morango, amora, framboesa, limão, laranja, tangerina, melão, kiwi, maracujá, abacaxi, banana. |
Leite e derivados | Leites ricos em lactose como o de vaca, de cabra e de ovelha, queijos frescos como o minas frescal, ricota, cottage, cream cheese, além de iogurte, leite condensado, sorvete. | Leites vegetais, iogurte sem lactose, manteiga (principalmente a ghee), queijos curados como por exemplo: parmesão, brie, cheddar, Cammebert, provolone, mussarela, gorgonzola. |
Massas e cereais | Cevada, centeio, trigo e derivados como pães, biscoitos e bolos. | Cereais integrais como aveia e a quinoa, farinhas sem glúten (de mandioca, milho, arroz) e seus derivados, pães, bolos, biscoitos, tapioca, polenta, macarrão de arroz e outros. |
Adoçantes | Polióis (álcoois de açúcar) como sorbitol, xilitol, manitol, além de xarope de milho, mel, agave. | Stevia, açúcar, xarope de bordo. |
Os FODMAPs são contraindicados para todas as pessoas?
Não, embora possam causar sintomas em várias pessoas eles são mais agressivos para pessoas com SII. Se você não possui problemas digestivos não é necessário fazer uma dieta low FODMAP, tendo em vista que ela pode excluir diversos alimentos e por isso deixar a alimentação nutricionalmente mais pobre, principalmente se não tiver supervisão adequada de um profissional.
Os FODMAPs embora tragam sintomas desagradáveis para pessoas sensíveis a eles também são fontes de vitaminas, minerais e fibras. E alguns como determinados tipos de oligossacarídeos (presentes no alho, nos aspargos, na alcachofra, entre outros…) por exemplo ajudam até mesmo na absorção de ferro.
Para aqueles que possuem problemas digestivos como a síndrome do intestino irritável ou possuem sintomas que podem indicar esse problema o mais indicado é procurar um profissional da saúde, de preferência um coloproctologista para obter um diagnóstico e também um médico nutrólogo ou nutricionista para adequar uma dieta low FODMAP para suas necessidades individuais.
O mais comum é que uma dieta mais restritiva seja feita no início do tratamento e depois aos poucos esses alimentos voltam a ser introduzidos na alimentação para que seja avaliado quais causam mais sintomas e para que os mesmos sejam evitados.
Somente os FODMAPs agravam a Síndrome do Intestino Irritável?
Vale ressaltar que além dos FODMAPs outros alimentos e bebidas pioram os sintomas da SII como as bebidas alcoólicas, os refrigerantes e o café que para algumas pessoas pode fazer mal, devido ao fato de que a cafeína costuma estimular os movimentos peristálticos (do intestino).
Além disso é importante fugir de alimentos industrializados no geral, já que eles além de conterem geralmente FODMAPs ainda contêm diversos aditivos químicos e substâncias que também podem ser prejudiciais para quem tem SII.
Pessoas que fazem dieta low carb (baixa em carboidratos) e também cetogênica (que não deixa de ser um tipo de low carb), podem sentir uma diminuição dos sintomas da SII, que podem estar relacionados aos FODMAPS, já que muitos alimentos que contém alguns desses tipos de carboidratos não são consumidos em dietas low carb ou são consumidos em pequenas quantidades.
Os FODMAPs não são a causa da síndrome do intestino irritável, porém agravam o quadro, por isso a dieta baixa em FODMAPs têm tanta relevância no tratamento da doença.