O que você vai ver:
Quem nunca pensou que o pão engorda?! É fácil vermos pessoas associarem o excesso de peso e aquela barriguinha indesejada ao pão, mas na verdade nenhum alimento isolado engorda ou emagrece, e dá sim pra emagrecer comendo pão.
É que o pão é uma fonte de carboidratos, como várias outras, como por exemplo a tapioca, o arroz, a batata, o macarrão, entre outras. E tudo vai depender do contexto do seu consumo, se está inserido em uma refeição equilibrada, se está sendo consumido em quantidade adequada, além de outros fatores. Por isso, devemos entender que o pão não é sempre vilão!
O pão engorda mesmo? Quantas calorias tem um pão?
1 pão de sal como é conhecido ou ainda pão francês tem geralmente 50g, e algo em torno de 140 a 150 calorias provenientes predominantemente dos carboidratos contidos nele.
Em 2 fatias de pão integral temos basicamente a mesma quantidade de calorias, algo em torno de 150. A diferença aqui está na qualidade. Já que o pão 100% integral é um carboidrato complexo, que contém fibras e portanto um índice glicêmico menor.
Em 3 colheres rasas de tapioca (60g) temos algo em torno de 145 calorias, porém apesar de ser minimamente processada, a tapioca também é um carboidrato simples, assim como o pão branco.
Já em 2 pães de queijo pequenos de aproximadamente 25g cada, temos também algo em torno de 140 calorias, o que pode variar bastante de acordo com os ingredientes utilizados. Porém fala a verdade, é difícil comer somente 2 pães de queijo né?!
Agora que pudemos observar que a quantidade de calorias é bastante parecida nos carboidratos que geralmente utilizamos para compor nossos lanches, fica fácil entender que não é o pão em si que engorda.
Quando o pão engorda?
Exceto no caso daqueles que possuem algum tipo de sensibilidade ou intolerância ao glúten, o pão deve ser considerado um carboidrato como outro qualquer.
E os carboidratos quando consumidos em excesso sim engordam e causam prejuízos à saúde, como uma maior chance de desenvolver diabetes, um aumento dos níveis de triglicérides, um possível maior acúmulo de gordura na região abdominal, além de outros.
Então se você consome pão em excesso ele vai te engordar. Já se você o consome em mesma proporção que iria consumir qualquer outro carboidrato, em quantidade correta às suas necessidades, sem excessos, o seu consumo não será um problema.
Uma boa e velha dica ao comer o pão francês por exemplo, é retirar o miolo, dessa forma você diminui um pouco os carboidratos e calorias do mesmo. O que é útil para quem quer emagrecer. Mas existem outras formas de minimizar o seu impacto na dieta, como veremos a seguir.
Como encaixar o consumo de pão na dieta?
1. Inseri-lo em uma refeição equilibrada.
Se você deseja consumir seu pãozinho de cada dia, uma boa forma é inseri-lo em uma refeição equilibrada. De modo que o índice glicêmico da refeição diminua e você não tenha picos de glicemia.
É que o pão branco é um carboidrato simples, e estes diferentemente dos carboidratos complexos, causam uma subida brusca na glicemia. O que com o tempo pode interferir negativamente no metabolismo, causando um maior acúmulo de gordura e aumentando as chances de desenvolver diabetes.
Uma boa maneira de diminuir o índice glicêmico da refeição é adicionar à ela fontes de proteínas e fibras, como por exemplo carnes, ovos, verduras e legumes. Então, se seu objetivo é emagrecer nada de ficar comendo pãezinhos com manteiga todos os dias em!
Além disso as proteínas são de digestão mais lenta, e elas juntamente com as fibras, fazem com que a refeição proporcione mais saciedade. E com isso fica mais difícil cometer abusos. Sem falar que assim a refeição vai ser muito mais nutritiva e não só uma fonte de calorias vazias.
2. Dar preferência aos integrais e com lista de ingredientes menores.
Uma outra boa forma de incluir o pão na dieta, além de inseri-lo em uma refeição equilibrada, é dar preferência aos integrais. Isso porque eles contém fibras e são uma fonte de carboidratos complexos. Por isso, sempre que for possível dê preferência às versões integrais.
Mas não se esqueça de ficar de olho na lista de ingredientes! Não adianta comprar um pão integral cheio de aditivos químicos, açúcar e outros ingredientes nada benéficos para a saúde. Quanto menor for a lista de ingredientes, melhor.
No post: Quantas calorias tem duas fatias de pão integral? Ele é mesmo a melhor opção? Como escolher o melhor? Te ensinamos como escolher o melhor pão integral.
O mais legal é que hoje em dia já é possível encontrar pão francês integral, pães de fermentação natural e diversas outras opções mais saudáveis do que os convencionais. Por isso que fique claro que o pão não engorda isoladamente. Mas sim a forma e a proporção em que é consumido.