O que você vai ver:
O sono é um importante aliado da saúde e do bem estar. Mas você sabe como o sono influencia no emagrecimento? Pois é, isso se dá por vários motivos, entre eles estão a desregulação hormonal, a fadiga e o estresse. Como tudo isso acontece é o que veremos mais detalhadamente a seguir.
Então vamos entender como o sono influencia no emagrecimento:
O sono e a produção dos “hormônios da fome e da saciedade”.
O principal fator é que a falta de sono adequado faz com que o corpo passe a produzir mais grelina o “homônio da fome” e menos leptina “hormônio da saciedade”. Com isso a ingestão calórica pode passar a ser consideravelmente maior, causando obviamente ganho de peso.
Além disso estar acordado por mais tempo causa é claro maior tempo de acesso aos alimentos, o que também dificulta o emagrecimento. Diversos estudos já comprovaram a relação entre a falta de sono adequado e a obesidade.
A falta de sono aumenta o estresse e este também influencia no emagrecimento.
Se me perguntassem como o sono influencia no emagrecimento, diria de muitas formas! Uma delas, muito importante por sinal, é que dormir pouco pode aumentar os níveis de cortisol, “hormônio do estresse” no organismo. E este por sua vez pode causar um maior acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal.
O cortisol, ainda causa indisposição, fadiga e estresse o que pode fazer com que o indivíduo coma por impulso, além de diminuir a disposição para a prática de atividades físicas, algo que poderia contribuir para o gasto calórico. E isso tudo é claro traz um efeito negativo na perda de peso.
O sono influencia no ganho de massa magra e com isso no emagrecimento.
O sono possui influencia sobre a produção de GH, já que cerca de 75% dele é produzido durante o período em que estamos dormindo. O GH conhecido como hormônio do crescimento, por sua vez é o hormônio que promove o ganho de massa muscular.
Ao ganharmos massa magra, diminuímos a gordura corporal. Pelo fato de que quando ganhamos músculos aumentamos o gasto energético do nosso organismo. É que a demanda energética muscular é bem maior. Pra se ter noção, a demanda energética de 1 kg de gordura corporal é de apenas 6 calorias, enquanto 1 kg de músculo tem um consumo de em média 35 calorias.
O mais importante ainda é que ao desenvolver musculatura o metabolismo basal ao longo do dia é aumentado. Gastando assim mais calorias mesmo quando em repouso, devido ao processo de construção muscular.
Para quem está fazendo musculação vale se atentar que o músculo é mais pesado do que a gordura. Por isso no processo de emagrecimento e ganho de massa magra, além da balança, as medidas também devem ser observadas, de preferência por um profissional especializado.
Outros danos que a falta de sono adequado pode causar ao organismo.
O sono influencia no emagrecimento, mas não é só isso. Não dormir adequadamente pode prejudicar a imunidade, causar desequilíbrios hormonais diversos, atrapalhando o crescimento de crianças, interferindo na circulação sanguínea e no funcionamento adequado das funções cerebrais.
Além disso pode aumentar a longo prazo as chances de aparecimento de diversas doenças como a depressão, a osteoporose, a hipertensão e outras.
Qual a quantidade de sono adequada?
A quantidade adequada de sono vai variar de acordo com a faixa etária. Bebês recém-nascidos devem dormir de 14 a 17 horas por dia. Conforme a idade vai avançando essa necessidade tende a diminuir, bebês de 4 a 11 meses têm necessidade de dormir de 12 a 15 horas por dia. E dos 12 meses aos 5 anos a criança deve ter de 10 a 14 horas de sono.
Já dos 6 a aos 13 anos as crianças devem dormir de 9 a 11 horas por dia e os adolescentes dos 14 aos 17 anos devem dormir de 8 a 10 horas por dia.
Conforme ficamos adultos a quantidade de sono tente a se manter mais parecida, sendo que dos 18 até os 64 o recomendado é dormir de 7 a 9 horas por dia e depois dos 65 de 7 a 8 horas.
Cada pessoa conhece a si mesma, mas o ideal é acordar naturalmente quando possível e observar se não acorda cansado e se mantém assim durante o dia. Já que estes são sinais clássicos de sono insuficiente.
Saiba que dormir apenas 6 horas ou menos por dia está constantemente associado à obesidade em diversos estudos.
Como melhorar a qualidade do sono?
Vale se lembrar que a qualidade do sono também é importante. Ter um sono tranquilo e revigorante é importante, não basta apenas ficar na cama por muitas horas. É necessário que o sono seja completo com todas as fases do seu ciclo completas.
Por isso é importante não fazer refeições pesadas antes de dormir, evitando principalmente alimentos estimulantes, como por exemplo café, chás que contém cafeína, chocolate e outros do gênero. Uma boa dica é evitar esses alimentos estimulantes após às 15:00. Além disso é preciso evitar aparelhos eletrônicos próximo a hora de dormir.
Se alimentar de forma saudável, se hidratar bem e principalmente fazer atividades físicas são práticas que também podem ajudar muito na qualidade do sono.
Para quem está com dificuldades para dormir chás calmantes como o de camomila por exemplo podem ser boas opções para tomar próximo a hora do sono e podem ajudar a dormir melhor.
O excesso de sono também pode influenciar o emagrecimento?
A resposta é sim. É que dormir excessivamente pode atrapalhar o emagrecimento e até mesmo aumentar as chances de desenvolver síndrome metabólica. Porém esse é um fato bastante incomum.
É que para isso, um adulto precisaria de dormir 11 horas ou mais por dia, o que não acontece com tanta frequência quanto o sono deficiente.
Tendo isso em mente fica fácil observar que é bem mais comum que o problema seja a falta de sono adequado do que o excesso.