Stories Recentes

Como fazer chá de gengibre para emagrecer? Funciona mesmo?

Você sabe como fazer chá de gengibre para emagrecer? O chá que caiu no gosto de quem busca emagrecimento tem um preparo bem simples, que vamos te ensinar já já. Mas já vou logo destacando que ele não é nenhuma espécie de milagre. Apesar de ter propriedades diuréticas e termogênicas, ele só vai ajudar a emagrecer se você tiver um estilo de vida saudável, principalmente uma alimentação equilibrada.

Como fazer o chá de gengibre?

Como dissemos há pouco, preparar o chá de gengibre é algo bem simples, você pode fazê-lo de 2 formas, com o gengibre fresco, ou ainda com o gengibre em pó.

Chá de gengibre fresco:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco, ralado ou picadinho;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva o gengibre juntamente com a água por cerca de 8 a 10 minutos. Deixe esfriar tampado em infusão. Quando estiver morno é só coar e o chá já pode ser consumido.

Chá de gengibre em pó:

  • 1 colher de sopa de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

O chá de gengibre em pó deve ser feito do mesmo modo que o chá de gengibre fresco, fervendo de 8 a 10 minutos.

Outros modos de incluir o gengibre no seu dia a dia:

Apesar de o chá de gengibre convencional ser a forma mais comum de utilizar o gengibre, o mesmo pode ser feito adicionando outros ingredientes. Além disso, também dá pra adicionar a raiz em sucos e outras receitas por exemplo.

Mas não utilize o gengibre com o intuito de emagrecer, em sucos ou receitas adoçadas. Já que desse modo você pode acabar não obtendo vantagem nenhuma em relação ao emagrecimento.

Chás de gengibre com outros ingredientes

No caso do chá, podem ser adicionadas por exemplo a canela, que também é termogênica, e a cúrcuma (açafrão) que é antioxidante e anti-inflamatória, potencializando assim os benefícios do chá.

No caso da canela, você pode adicionar 1 canela em pau ou ainda 1 colher de chá rasa e fazer o chá da mesma forma que faria o chá de gengibre convencional.

Já no caso da cúrcuma, você deve adicionar uma colher de chá rasa dela aos 200ml de chá de gengibre, assim que o mesmo acabar de ferver, desligar e deixar em infusão e tomar depois que estiver morno. Caso for fazer 1 litro é só multiplicar a quantidade.

Sucos

Nos dias mais quentes o gengibre vai muito bem com sucos, como por exemplo o de limão ou o de abacaxi. Só que no caso dos sucos, a quantidade de frutas a ser utilizada é muito importante para não acabar ingerindo calorias a mais.

Para o suco de abacaxi, utilize 1 fatia de abacaxi, 1 pedaço de gengibre e 200ml de água, bata no liquidificador, e sirva sem coar. Você pode também adicionar gelo, caso prefira.

Já no caso do suco de limão, você pode bater 2 limões em 1 litro de água, coar e depois adicionar 1 colher de sopa de gengibre em pó, caso vá tomar naquele momento, ou ainda espremer 4 limões em 1 litro de água e adicionar 1 colher de sopa de gengibre em pó e tomar ao longo do dia. O gengibre em pó pode ser substituído ainda por gengibre ralado. O suco de gengibre com limão deve ser tomado sem açúcar, se desejar você pode adicionar gelo.

Benefícios do chá de gengibre

Apesar de ser conhecido principalmente por suas ações termogênica e diurética, afinal elas se destacam por ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar o líquido retido, o chá de gengibre possui outros benefícios.

Quando aliado a um estilo de vida saudável ele:

  • Pode melhorar a produção hormonal dos hormônios luteinizantes, folículo estimulante e testosterona, aumentando assim a libido e até mesmo a fertilidade nos homens;
  • Auxilia na digestão;
  • Ajuda a tratar náuseas e vômitos;
  • Controlar a glicemia e a pressão arterial;
  • É anti-inflamatório;
  • Antimicrobiano, por isso é muito útil no caso de doenças infecciosas como gripes e resfriados;
  • E é rico em antioxidantes, por isso ajuda a combater os radicais livres, a prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Como tomar o chá de gengibre para emagrecer?

O chá de gengibre quando utilizado para emagrecer, deve ser ingerido 3 vezes ao dia. Sendo que um copo por vez já é o suficiente. Você pode inclusive tomar em jejum pela manhã, momento muito propício para estimular o corpo, ajudando a acelerar o metabolismo.

Para quem o chá de gengibre é contraindicado?

Embora benéfico para a saúde, existem pessoas que podem ser sensíveis às substâncias encontradas no gengibre, tais como: pessoas alérgicas ao gengibre, com pressão alta, problemas estomacais, problemas circulatórios, distúrbios hemorrágicos, doenças cardíacas, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, e que tenham cálculos na vesícula.

Além disso pessoas com hipertireoidismo podem ter o metabolismo ainda mais acelerado, por isso o consumo do chá nesse caso deve ser orientado por um médico. Assim como no caso de gestantes e lactantes, que mesmo não havendo contraindicações do uso do gengibre durante a gravidez e lactação, não existem muitos estudos acerca do assunto sobre quantidades, por isso nesses casos, não deixe de consultar o seu médico.

No caso de crianças, também é bom evitar o consumo, já que elas podem ser mais sensíveis aos compostos do gengibre.

Pessoas que fazem a utilização de medicamentos para a diabetes, devem ficar atentas, pois o mesmo tende a baixar a taxa de açúcar no sangue, podendo causar hipoglicemia.

Vale ressaltar ainda, que ingerir chá de gengibre em excesso pode causar diarreias, dores e desconforto estomacal, descontrole da pressão arterial, taquicardia e irritabilidade, como a maioria dos termogênicos. Afinal como tudo na vida, nada em excesso faz bem!

Quando utilizado da forma correta e associado a uma dieta equilibrada, o gengibre é sim um aliado, no emagrecimento e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *