Stories Recentes

Flacidez na barriga, o que pode ser? Como resolver?

A flacidez na barriga é uma pedra no sapato de quem deseja ter uma barriga chapada e uma preocupação comum para muitas pessoas, especialmente à medida que envelhecem ou depois de passarem por mudanças significativas no peso corporal, como uma gravidez ou uma grande perda de peso. 

A flacidez na barriga pode ser causada por vários fatores e pode afetar tanto homens quanto mulheres, apesar de as mulheres sofrerem um pouco mais com o problema. Por isso continue conosco, vamos explorar o que pode causar a flacidez na barriga e como melhorar essa condição.

Tipos de flacidez abdominal

Primeiramente é importante entender que a flacidez abdominal é uma condição na qual a pele e os músculos do abdômen perdem firmeza e elasticidade, resultando em uma aparência frouxa ou pendente.

Existem vários tipos de flacidez abdominal, e as causas subjacentes podem variar. A seguir  estão alguns dos tipos mais comuns:

Flacidez da pele: 

A flacidez da pele é a perda de elasticidade da pele no abdômen. Pode ser causada por fatores como perda rápida de peso, envelhecimento, gravidez e exposição ao sol sem proteção. A pele pode ficar enrugada e pendente.

Flacidez muscular: 

A flacidez muscular ocorre quando os músculos do abdômen enfraquecem ou se separam, o que pode ser devido ao envelhecimento, falta de exercício, gravidez e ganho de peso. A perda de tônus muscular contribui para a aparência flácida no abdômen.

Causas da Flacidez na Barriga:

Envelhecimento:

Com o envelhecimento, a pele perde a sua elasticidade natural. Isso acontece porque a produção de colágeno e elastina, duas proteínas que mantêm a pele firme, diminui com o tempo.

Barriga flácida após emagrecer:

Quando alguém perde uma quantidade significativa de peso, a pele que estava esticada devido ao excesso de gordura pode não se contrair completamente, deixando uma aparência de flacidez. Conforme a idade vai avançando, como vimos perdemos elasticidade na pele, por isso oscilações constantes no peso podem ser um problema ainda maior quando estamos com a idade mais avançada.

Gravidez:

Durante a gravidez, a pele abdominal se estica e a musculatura se modifica para acomodar o crescimento do bebê. Após o parto, pode ser difícil para algumas mulheres que a pele e a musculatura voltem completamente ao normal. Em muitos casos, por exemplo, acontece diástase abdominal, que é uma separação incomum da musculatura, que pode permanecer mesmo após a gravidez, mas que também pode ocorrer em outros casos.

Fatores Genéticos:

Infelizmente a predisposição genética também desempenha um papel importante na elasticidade da pele. Algumas pessoas podem ser geneticamente predispostas à flacidez.

Como Melhorar a Flacidez na Barriga:

Exercícios Abdominais:

Incorporar exercícios específicos para a região abdominal pode ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a aparência da barriga. Exercícios como abdominais, pranchas e ioga podem ser benéficos. Porém nesse caso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais, pois eles podem indicar quais os melhores exercícios para o seu caso e te orientar sobre a execução correta deles, para que sejam de fato eficientes.

Cardiovascular:

O exercício cardiovascular, como corrida, natação ou ciclismo, pode ajudar a queimar gordura, inclusive a localizada na região abdominal, além de melhorar a tonificação geral do corpo, o que também pode favorecer a região da barriga. Por isso, além dos localizados, como os abdominais, o melhor é sempre incluir exercícios cardiovasculares no seu treino, para que ele seja mais abrangente e completo.

Alimentação Saudável:

Manter uma dieta equilibrada é algo fundamental para ajudar a acabar com a flacidez abdominal. Certifique-se de consumir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e grãos integrais, fontes de fibras e vitaminas, além de proteínas magras essenciais para ajudar na tonificação.

Hidratação:

Beber bastante água é importante para manter a pele saudável e hidratada. A hidratação adequada é imprescindível para o bom funcionamento do corpo e pode melhorar a elasticidade da pele.

Cuidados com a Pele:

A aplicação de cremes ou loções hidratantes pode ajudar a manter a pele elástica e saudável, principalmente de forma preventiva. De preferência utilize dermocosméticos indicados por um dermatologista. Alguns produtos contêm ingredientes como retinol, vitamina C e ácido hialurônico que podem ser benéficos para evitar e diminuir a flacidez.

Massagem e Tratamentos Estéticos:

Massagens regulares na área abdominal podem estimular a circulação e melhorar a firmeza da pele. Além disso, tratamentos estéticos como a radiofrequência ou a dermopuntura podem ser opções para reduzir a flacidez.

Cirurgia Plástica:

Em casos graves de flacidez, a cirurgia plástica, como a abdominoplastia, pode ser considerada. No entanto, essa é uma decisão séria e deve ser considerada em casos mais severos de flacidez, além disso a possibilidade de uma cirurgia deve ser sempre discutida com um cirurgião plástico experiente.

Paciência e Consistência:

A melhoria da flacidez na barriga pode levar tempo, por isso é preciso ter paciência. A chave é ser consistente com os cuidados com a saúde, o exercício e a rotina de cuidados com a pele. Em casos extremos, talvez a flacidez  só possa ser resolvida por meio de intervenção cirúrgica, mas somente quem pode dizer se o caso é cirúrgico ou não é um médico. 

O que podemos concluir a respeito da flacidez na barriga?

Primeiramente vale ressaltar que a flacidez na barriga é uma condição comum e, em muitos casos, pode ser tratada ou melhorada com esforço e cuidados adequados. 

No entanto, é importante ter expectativas realistas e consultar um profissional de saúde ou dermatologista para obter orientações específicas para o seu caso, afinal os tipos de flacidez podem variar, assim como os motivos pelos quais ela acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *