O que você vai ver:
Muitos medicamentos para tratar diabetes tipo 2 vêm sendo utilizados para emagrecer, o Trulicity é um deles. Mas o Trulicity emagrece mesmo? Quais são os outros medicamentos com ação parecida que podem ser utilizados para emagrecer? Qual é o melhor deles? É o que veremos a seguir, por isso continue conosco.
O que é Trulicity?
Trulicity, se trata do nome comercial de um medicamento utilizado para tratar a diabetes tipo 2. Cujo princípio ativo é a dulaglutida.
A dulaglutida atua de várias maneiras para ajudar no controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2:
- Estimula a liberação de insulina pelo pâncreas em resposta aos níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a reduzir os níveis de glicose após as refeições.
- Diminui a produção de glicose pelo fígado, ajudando a reduzir os níveis de açúcar em jejum.
- Além de retardar o esvaziamento gástrico, o que contribui para o controle do apetite e para uma maior sensação de saciedade após as refeições.
Embora seja eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, esse medicamento não é adequado para o tratamento de diabetes tipo 1.
Trulicity emagrece mesmo?
A dulaglutida realmente pode ajudar no emagrecimento, principalmente por ajudar a controlar o apetite e promover uma sensação de saciedade, além de retardar o esvaziamento do estômago, como vimos, o que pode diminuir a ingestão calórica. Em estudos clínicos, o Trulicity promoveu uma redução de em média de 3,0 Kg de peso corporal. Sendo que essa perda variou de paciente para paciente, podendo ser maior ou menor.
Por isso, vale destacar que o emagrecimento ocorre de forma diferente para os pacientes que tomam Trulicity, já que cada organismo é único. Além disso, o objetivo principal deste medicamento é tratar o diabetes tipo 2, e não promover o emagrecimento.
Se você estiver considerando o uso de Trulicity para perda de peso ou qualquer outro propósito que não seja o tratamento do diabetes tipo 2, é imprescindível conversar com seu médico. Para que ele possa avaliar a possibilidade de utilizar ou não o medicamento, de acordo com suas necessidades específicas.
Como tomar Trulicity?
O medicamento Trulicity é administrado por meio de injeção subcutânea, geralmente uma vez por semana.
Antes de iniciar o tratamento com Trulicity ou qualquer outro medicamento, é fundamental que uma pessoa com diabetes consulte seu médico, que fará uma avaliação completa de seu estado de saúde e histórico médico para determinar se este é o tratamento adequado para ela. Além disso, é essencial seguir as instruções do médico e do fabricante sobre a dosagem e a administração do medicamento.
Possíveis efeitos colaterais do Trulicity:
Como qualquer medicamento, o Trulicity pode ter efeitos colaterais. Porém, as respostas individuais ao medicamento podem variar, e nem todos vão manifestar os mesmos efeitos.
Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso do medicamento costumam ser brandos e mais presentes no início do tratamento, tendendo a diminuir após as primeiras semanas de utilização. Alguns dos mais comuns são:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- E também podem ocorrer reações no local da injeção (como vermelhidão, inchaço ou coceira).
Podem ocorrer ainda efeitos colaterais mais graves, mas esses são bastante raros. Como: hipoglicemia, principalmente quando utilizado juntamente com outros medicamentos, problemas renais e pancreatite.
Trulicity ou Ozempic qual o melhor para emagrecer?
Tanto o Trulicity (dulaglutida) quanto o Ozempic (semaglutida) são agonistas do receptor do hormônio GLP-1 aprovados para o tratamento de diabetes tipo 2, e ambos têm sido associados à perda de peso em algumas pessoas como um efeito colateral positivo.
Porém embora o foco desses medicamentos seja tratar a diabetes tipo 2, vale ressaltar que o Ozempic teve sua eficácia na perda de peso testada em pacientes que não tinham diabetes tipo 2, diferentemente do Trulicity.
No estudo STEP 1, que avaliou a Semaglutida, príncipio ativo dos medicamentos Ozempic e Wegovy e foi publicado em março de 2021 na revista médica The New England Journal of Medicine, foram avaliados 1306 pacientes obesos ou com sobrepeso que não tinham diabetes e se observou uma significativa porcentagem (86,4%) de pacientes que perderam peso após um longo período de tratamento (68 meses) utilizando 2,4 mg do medicamento semanalmente.
Nos Estados Unidos inclusive, a Semaglutida com nome comercial Wegovy, já é comercializada há um tempo para tratar sobrepeso e obesidade.
Mas somente um estudo comparou a eficácia do Trulicity (dulaglutida) e do Ozempic (semaglutida) no emagrecimento, foi o SUSTAIN 7, que somente analisou pacientes que tinham diabetes tipo 2 e foi publicado em 2018 na The Lancet Diabetes & Endocrinology. Nesse estudo uma parte dos pacientes utilizou Trulicity 1,5 mg e a outra parte dos pacientes utilizou o Ozempic 1,0 mg semanalmente. E os resultados do Ozempic na perda de peso foram melhores.
Após 40 semanas de uso dos medicamentos a perda média de peso dos pacientes que usaram Trulicity foi de 3,0 kg, enquanto a perda média de peso dos pacientes que utilizaram Ozempic foi de 6,5 kg. Por isso podemos dizer que o Ozempic se mostrou mais eficiente para o emagrecimento do que o Trulicity.
Veja também:
11 dicas que podem te ajudar a emagrecer rápido e ser mais saudável.
Medicamentos com aprovação do FDA e da Anvisa
Além do Trulicity e do Ozempic, outros medicamentos como o Saxenda e Victoza (ambos com princípio ativo Liraglutida) com ação semelhante aos demais, são também utilizados como coadjuvantes no emagrecimento. Mas o FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que corresponde a ANVISA no Brasil, somente aprovou para esse fim a utilização do Ozempic, do Saxenda e do Victosa. Por isso, nem mesmo nos Estados Unidos o Trulicity foi aprovado para ser utilizado no tratamento de obesidade e sobrepeso.
O Saxenda, injetável de uso diário com resultados relatados em estudos um pouco inferiores ao Wegovy no emagrecimento, recentemente foi aprovado pela Anvisa para o uso no tratamento da obesidade, o Wegovy também já foi aprovado para esse fim pelo órgão. Já o Ozempic, assim como o Victoza e o Trulicity, ainda não foram aprovados para serem utilizados no emagrecimento no Brasil, somente no tratamento da diabetes tipo 2.
Ozempic, Wegovy, Trulicity, Saxenda, Victoza, esses medicamentos funcionam para todos?
Mesmo aqueles aprovados para o tratamento da obesidade e do sobrepeso, e com resultados comprovados para esse fim, vão ter efeitos diferentes em cada paciente. Por isso, esses medicamentos devem ser sempre recomendados por um médico, após uma avaliação criteriosa do caso individual do paciente. Além disso, para ter resultados realmente efetivos e significativos, é necessário aliar o uso dos medicamentos à uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas.