O que você vai ver:
A vitamina C efervescente está em alta, porém vale destacar que apesar do fato da vitamina C ser benéfica para a saúde, seu excesso pode ser prejudicial, por isso antes de tomar vale a pena consultar um médico ou nutricionista.
Benefícios da vitamina C para a saúde
Como é do conhecimento de muitos, a vitamina C é muito importante para a saúde humana, principalmente para o sistema imunológico. Entre seus diversos benefícios, os principais são:
- Auxilia na absorção do ferro;
- Ajuda a aumentar a produção de colágeno;
- Auxilia na cicatrização;
- É importante para a formação, para o crescimento e também para o reparo dos ossos;
- Contribui para o bom funcionamento do sistema de defesa do nosso organismo, ajudando a evitar doenças infecciosas;
- Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e também no controle da pressão arterial;
- Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso;
- Além de ajudar a prevenir diversas doenças devido a sua ação antioxidante, como por exemplo o câncer.
Vantagens da vitamina C efervescente
A vitamina C efervescente, prática e de sabor agradável, é indicada para pessoas com deficiência de vitamina C, para aqueles com dietas extremamente restritivas, ou ainda com algum tipo de doença ou disfunção em que a suplementação da mesma se faça necessária. Como por exemplo a anemia ou até mesmo gripes ou resfriados.
Tudo é claro, orientado por médico ou nutricionista, afinal as necessidades de suplementação devem ser avaliadas individualmente.
Por isso, podemos dizer que a vitamina C efervescente funciona. Porém em grandes dosagens, como costumamos ver nas farmácias, geralmente 1g, esta não vai ser totalmente absorvida pelo organismo.
Mas para a suplementação ela ainda se faz vantajosa, já que mesmo que seja absorvida a uma taxa de 50%, geralmente já é bem mais do que o organismo necessita.
Existem alguns tipos de vitamina C efervescente que contém adicionadas à sua formulação até mesmo, zinco, outro importante nutriente para a imunidade. Esse tipo de tablete efervescente pode ser útil principalmente no caso do combate à doenças infecciosas.
A suplementação de vitamina C também pode ser útil no pós cirúrgico, já que ela auxilia na cicatrização.
Quando acontece a deficiência de vitamina C?
Geralmente a deficiência de vitamina C acontece quando por algum motivo a pessoa ingere menos de 10mg diárias da vitamina. E essa deficiência pode enfraquecer o sistema imune e causar até mesmo escorbuto, uma doença em que ocorrem dores musculares e nas articulações, sangramento na gengiva, dificuldade de cicatrização, queda dentária, pequenas hemorragias e outros sintomas.
Desvantagens da vitamina C efervescente
A desvantagem da vitamina C efervescente é primeiramente o fato de que ela contém corantes e outros aditivos químicos adicionados à sua composição. Mas o principal mesmo, é que esse tipo de suplemento contém uma quantidade exorbitante de vitamina C, muito além das necessidades diárias, que não devem passar de 100mg diárias para a maioria das pessoas.
O excesso de vitamina C é tão prejudicial quanto a sua deficiência, podendo causar intoxicação, levando a pessoa a ter diarreia, náuseas, problemas renais, alergias, e outras consequências graves, apesar da mesma ser rara, já que para isso o indivíduo teria que ingerir aproximadamente 2g da mesma por dia.
Porém dependendo da pessoa, doses acima de 500mg diárias já podem trazer sintomas indesejáveis, como azias, dor abdominal, micção em excesso, ardência ao urinar e outros.
Por isso o ideal mesmo é não suplementar vitamina C por conta própria, mas caso faça isso fique atento se surgir algum dos sintomas citados acima, suspenda o uso e procure imediatamente um médico.
Quem não deve tomar vitamina C efervescente?
Pessoas que já tem tendência à formação de cálculos renais devem evitar a suplementação de vitamina C, já que a mesma pode favorecer a formação dos cálculos.
Além disso, o excesso de vitamina C pode interferir na ação de alguns medicamentos como antidepressivos e medicamentos para o controle do colesterol por exemplo. Por isso, o correto para quem faz o uso constante de medicamentos ou possui alguma doença preexistente é nunca fazer suplementação sem avaliação médica.
Qual a dosagem diária necessária de vitamina C
A dosagem diária recomendada de vitamina C vai variar de acordo com a idade e sexo do indivíduo.
- Para bebês de 0 a 6 meses o indicado são 40 mg por dia;
- Para bebês de 7 a 12 meses a o indicado são 50 mg por dia;
- Para crianças de 1 a 3 anos o indicado são 15 mg por dia;
- Para crianças de 4 a 8 anos o indicado são 25 mg por dia;
- Para crianças de 9 a 13 anos o indicado são 45 mg por dia;
- Para meninas de 14 a 19 anos o indicado são 65 mg por dia;
- Para meninos de 14 a 19 anos o indicado são 75 mg por dia;
- Mulheres adultas acima dos 19 anos o indicado são 75mg por dia;
- Homens adultos acima dos 19 anos o indicado são 90mg por dia;
- Para gestantes o indicado são 85mg diárias;
- E para mulheres no pós parto 120mg diárias.
Mas então, a vitamina C efervescente é a melhor opção?
Como deu pra observar a quantidade diária de vitamina C necessária, em todos os casos, não se aproxima das quantidades obtidas através da suplementação por meio da maioria dos comprimidos de vitamina C efervescente que encontramos no mercado, que é de longe muito maior.
Por isso para pessoas em condições normais de saúde, ela pode ser facilmente obtida através da alimentação. Por esse motivo não podemos dizer que a vitamina C efervescente é a melhor opção, salvo em casos específicos em que a suplementação é realmente necessária.
Pra se ter ideia de como ela pode ser obtida somente através da alimentação, 1 simples goiaba de aproximadamente 55g contém 125,6 mg de vitamina C. Ou ainda uma laranja de aproximadamente 184g contém 97,9mg da vitamina C. Além disso outros diversos alimentos como o brócolis, o pimentão, o morango, o kiwi e a acerola por exemplo, contém quantidades consideráveis de vitamina C e podem ser facilmente incluídos na dieta.