O que você vai ver:
Acho que quase todo mundo joga a semente de melancia fora não é mesmo?! Mas talvez esse seja um hábito que deveriam abandonar!
Por conta da falta de informações as preciosas sementes da fruta são descartadas, porém as mesmas são ricas em vitaminas, entre elas a B9 (mais conhecida como folato ou ácido fólico), minerais como o magnésio e o zinco, ômegas 3 e 6 e até mesmo ferro.
Por esse motivo você não deveria jogá-las fora. Venha descobrir o que fazer com elas e o quais todos os seus benefícios!
Nutrientes presentes na semente de melancia:
Há algum tempo que os humanos começaram a descobrir que algumas sementes que comumente são descartadas podem sair “do lixo e ir ao luxo”, sendo de grande valia para a saúde. As sementes de melancia são uma dessas, e apesar de não parecerem, são nutricionalmente muito ricas.
Como já dissemos, vitaminas, minerais, gorduras boas e ferro podem ser encontrados na semente de melancia, porém há ainda mais. Essa semente ainda é rica em fibras e proteínas, pra se ter ideia a cada 1 xícara de sementes (aproximadamente 108g), encontramos algo em torno de 31g de proteínas.
A semente ainda contém boas quantidades de outros minerais além dos que já citamos anteriormente, como o potássio, o fósforo e o cálcio.
Outros tipos de vitaminas B também estão presentes nas sementes da melancia, entre elas se destaca a vitamina B3 (niacina), pela maior quantidade, vitamina essa que possui ação antioxidante e participa de diversos processos importantes, como por exemplo do metabolismo energético. Além da B3, as vitaminas B1,B2,B5,B6 e B11 também são encontradas em proporções menores.
E por último como já havíamos dito também a semente de melancia é rica em gorduras boas com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Benefícios da semente de melancia para a saúde:
Por causa de suas propriedades nutricionais as sementes de melancia podem propiciar alguns benefícios para a saúde daqueles que tem um estilo de vida saudável, tais como:
- Ajudam no controle dos níveis de colesterol;
- Da pressão arterial;
- E a prevenir doenças cardiovasculares;
- Contribuem para a melhora do funcionamento do intestino;
- Possuem ação diurética, por isso ajudam a evitar infecções e cálculos renais;
- Colaboram para a diminuição da retenção de líquido;
- Contribuem para a saúde dos ossos e dentes;
- Por serem fonte de ferro ajudam a prevenir a anemia;
- Ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
- Contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Como consumir:
O mais legal é que diferentemente de alguns tipos de sementes a semente de melancia é benéfica para a saúde, ao contrário de algumas que não devem nem mesmo ser consumidas, como por exemplo a de maçã e a de pêra que contêm substâncias nocivas. E outras não devem ser consumidas cruas como por exemplo a de caju, que só perde suas propriedades nocivas ao ser torrada.
Já a semente de melancia pode ser consumida crua sem nenhum prejuízo, e também em forma de chá, torrada ou em forma de farinha, adicionada à receitas.
Chá da semente de melancia
O chá da semente é principalmente utilizado para fins diuréticos. Para fazer esse chá basta ferver em 1 litro de água, 3 colheres de sementes de melancia, se conseguir dê uma leve triturada nelas para aproveitar melhor suas propriedades nutricionais. Depois basta coar e beber. Essa quantidade de chá serve 2 pessoas.
Semente tostada
Para tostar as sementes de melancia basta colocá-las bem distribuídas em uma forma e levá-las ao forno a 180°C por cerca de 15 a 20 minutos até que estejam bem sequinhas e crocantes. Dessa forma elas ficam mais gostosas e podem ser consumidas puras, com sal ou ainda com iogurte ou outras preparações de sua preferência.
Farinha da semente de melancia
Deixe as sementes secarem, triture bem as sementes já secas em um liquidificador ou processador. Dá pra utilizá-la em receitas como: pães, bolos, cookies e outras.