O que você vai ver:
É do conhecimento de muitos para que serve o chá de camomila, sua mais conhecida ação, a ação calmante é apenas um dos muitos benefícios que a camomila pode trazer para a saúde humana. Ela também possui ação anti-inflamatória, antiespasmódica, antioxidante e outras que veremos a seguir.
Benefícios cientificamente comprovados da camomila:
1. A camomila é rica em antioxidantes
Devido a grande quantidade de compostos como terpenoides e flavonoides a camomila tem ação antioxidante no organismo, ajudando a evitar e tratar diversas doenças como:
- Gripes e resfriados (já que também possui ação antimicrobiana);
- Diabetes;
- Ajuda no controle dos níveis de colesterol, da pressão arterial, evitando assim doenças cardiovasculares;
- Além de um de seus compostos a apigenina possuir efeito até mesmo contra o câncer.
2. A camomila é um poderoso anti-inflamatório
Suas propriedades anti-inflamatórias também são responsáveis por ajudar no controle e no tratamento de diversas doenças, inclusive as que acabamos de citar.
Mas não é só isso, sua ação anti-inflamatória ajuda no tratamento de doenças gástricas como a gastrite e outras doenças do trato gastrointestinal como a síndrome do intestino irritável por exemplo, já que também possui ação antiespasmódica. A ação anti-inflamatória e antiespasmódica também é responsável por ajudar a aliviar cólicas menstruais.
Além disso a camomila ainda pode ser aliada no tratamento de doenças e problemas na pele como: alergias, dermatites, queimaduras, espinhas e outras.
3. O chá de camomila serve principalmente como calmante e relaxante
Se você perguntar para uma pessoa para que serve o chá de camomila, provavelmente ela vai te dizer que ela é um calmante, porque de fato esse é seu efeito mais popularmente conhecido.
A apigenina que já citamos anteriormente, um tipo de flavonoide, possui um efeito sedativo cientificamente comprovado, de acordo com um estudo feito com mulheres no pós-parto, a camomila ajuda a aumentar a qualidade do sono e tratar a depressão.
Os compostos presentes na camomila ajudam também a diminuir a ansiedade, relaxar e combater a insônia. E podem ser utilizados até mesmo no controle da “fome emocional”, ajudando no emagrecimento.
4. A camomila serve ainda como relaxante muscular
Algumas substâncias da camomila aumentam consideravelmente a produção de glicina no nosso organismo, a glicina é um tipo de aminoácido cuja função é relaxar os músculos.
Sendo assim a camomila ajuda a aliviar dores musculares, assim como espasmos como vimos anteriormente sendo relevante para a diminuição de cólicas menstruais e intestinais.
5. A camomila possui ação analgésica
A camomila pode ser eficaz no tratamento de dores. Por isso juntamente com sua ação anti-inflamatória e neuroprotetora, seu efeito analgésico pode ser útil até mesmo no tratamento de enxaquecas segundo estudo.
Como fazer chá de camomila?
Como vimos a camomila é útil em vários aspectos da saúde humana e seu uso já foi associado em um estudo até mesmo à uma maior longevidade. Por isso o chá de camomila pode ser um trunfo daqueles que querem evitar a utilização de medicamentos constantemente.
Para fazer o chá de camomila você vai precisar de:
- 1 colher de sopa rasa de camomila seca;
- 240 ml de água fervente (1 xícara de chá).
Modo de preparo:
Coloque a camomila e a água fervente em um recipiente com tampa, deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Aí é só coar e tomar.
A melhor forma de obter os benefícios do chá é não adoçá-lo. Seu sabor é bem suave e levemente adocicado por isso não se faz necessário adicionar açúcar, mel, adoçante ou qualquer outro ingrediente.
Quantidade recomendada e contraindicações
O chá de camomila é contraindicado para pessoas que possuem alergia à camomila e também para bebês com menos de 6 meses.
A camomila (Matricaria recutita) não oferece riscos para grávidas lactantes, crianças ou idosos, ao contrário do que muitos pensam. Porém no caso de consumir a camomila-romana (Chamaemelum nobile), as grávidas e lactantes devem consultar o seu médico, já que não existem tantos estudos a seu respeito para comprovar a sua segurança, diferentemente da Matricaria recutita.
O consumo excessivo de chá de camomila pode causar náuseas, vômitos e sonolência. Por isso o ideal é não passar das 3 xícaras de chá por dia. O mais indicado para bebês após os 6 meses é cerca de 100ml por dia para ajudar no alívio de cólicas, dores abdominais, do nascimento dos dentes e ajudar no sono.