O que você vai ver:
Você provavelmente já se perguntou se leite em pó é saudável, não é mesmo? Acho que essa é uma dúvida bastante comum. A resposta é que sim, ele até é saudável, porém depende do uso e do respeito às proporções de dissolução. Mas venha conosco vou te contar tudinho sobre ele!
O que é o leite em pó?
O leite em pó se trata da forma desidratada do leite comum, onde a água, que corresponde a aproximadamente 90% do mesmo é retirada por meio de um processo lento, onde é utilizado aquecimento. Esse processo faz com que a mesma evapore, porém as proteínas, gorduras e carboidratos contidos no leite são mantidas.
Dessa forma o que torna o leite em pó mais ou menos gordo, como no caso das versões integrais, semidesnatadas e desnatadas, é o leite que lhe deu origem, a forma líquida.
Olha que interessante! 1 kg de leite em pó, quando adicionado em água em proporção correta, rende em média de 6 a 7 litros de leite reidratado.
Ele é mesmo um alimento saudável?
O leite em pó não é nutricionalmente muito diferente do leite em sua forma líquida, exceto pelo fato de que ele não tem água. Porém uma das diferenças que deve ser considerada na hora do consumo é que no processo industrial em que a água é retirada do leite, o colesterol contido no mesmo pode sofrer oxidação, se transformando assim em um tipo de colesterol mais perigoso.
No entanto apesar desse fator, as outras propriedades do leite em pó são bem parecidas com as do leite líquido. Dessa forma, o ideal é não exagerar em seu consumo somente por ser em pó, ou ainda dar preferência ao leite na versão desnatada ou semidesnatada, que vai conter menos gorduras, então menos colesterol.
A grande vantagem do leite em pó em relação ao leite líquido é a sua durabilidade, enquanto o leite convencional dura em média 3 dias depois de aberto conservado na geladeira, a versão em pó pode durar um ano ou mais dependendo da marca e da versão (integral, semidesnatado ou desnatado).
Como escolher o melhor?
O melhor leite em pó é aquele que contém apenas leite em sua composição e é a isso que você deve ficar atento na hora de escolher seu leite. Isso porque várias marcas disponíveis no mercado, inclusive algumas famosas, não se tratam de leite, mas sim de mistura láctea e contém muitos aditivos químicos em suas fórmulas.
Considerando esse ponto o leite em pó, aquele que contém apenas leite em sua fórmula, é muitas vezes melhor até que alguns leites de caixinha, que são cheios de estabilizantes e conservantes.
Por isso apesar do uso do leite em pó para fazer doces e sobremesas e o estigma que se criou sobre ele, para aqueles que não têm nenhum tipo de restrição ao seu consumo, como por exemplo no caso de alergias e intolerâncias à algum dos componentes do leite, o leite em pó é um alimento praticamente tão saudável quanto o leite em sua forma líquida.
Para aqueles que tem apenas intolerância à lactose existem versões sem lactose no mercado. Porém fique atento também à lista de ingredientes, que deve conter o leite e a enzima lactase (enzima responsável pela quebra da lactose). Com o mesmo cuidado para não acabar comprando um composto lácteo contendo aditivos químicos e até mesmo soja (não que ela não seja algumas vezes saudável, mas valorizo bastante o contexto de que menos é mais).
Como consumir o leite em pó de forma saudável?
O mais legal é que ele é um alimento versátil e pode ser adicionado e utilizado em várias receitas e preparações. Mas o cuidado com a proporção deve ser tomado sempre, se a indicação de diluição da embalagem é por exemplo: 2 colheres de sopa de leite em pó para 200ml de água, é assim que deve ser.
Se você iria consumir 1 copo de leite, nesse caso, não deve ultrapassar essa mesma quantidade de 2 colheres que utilizamos como exemplo, sendo na forma hidratada ou não. Pois apesar de o leite em pó ser um alimento saudável, assim como o leite líquido tem gorduras e carboidratos, e é um alimento calórico.
Aí está o grande porém, fala a verdade, é fácil abusar do consumo de leite em pó e extrapolar o consumo calórico. Afinal ele tem menos volume sem ser diluído e é mais palatável que o leite em sua forma convencional.