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Como fazer iogurte natural em casa

Saber como fazer iogurte natural em casa pode te ajudar a economizar. Mas não é só isso, desse modo você pode ter certeza da procedência dos ingredientes que estão sendo utilizados e não corre o risco de comprar bebida láctea por iogurte.

O iogurte natural é um alimento muito saudável. Ele é probiótico, já que contém microrganismos vivos e beneficia a microbiota (flora) intestinal, ajudando principalmente o transito intestinal, além de promover a melhora da imunidade. Ele é ainda o alimento probiótico que provavelmente é mais acessível e fácil de obter. Então continue com a gente para aprender como fazer iogurte natural em casa.

Sabia que o iogurte natural pode ser um aliado no emagrecimento?

O iogurte natural é um grande aliado de quem busca uma vida mais saudável, e inclusive pode até te ajudar emagrecer. Já, que como vimos o iogurte natural contribui para o bom funcionamento do intestino, e o melhor, não possui açúcar adicionado e nem outros ingredientes artificiais.

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Mas para usufruir de seus benefícios é importante consumir o iogurte natural de verdade, aquele que é fermento lácteo e leite apenas. E é claro, que seu consumo deve estar inserido dentro de uma dieta equilibrada e saudável.

Veja como fazer Iogurte Natural em casa:

Ingredientes:

  • 1 Litro de leite integral.
  • 1 pote de iogurte natural (170g), lembrando que ele deve conter somente fermento lácteo e leite nos ingredientes.

Modo de preparo (passo a passo)

  1. Ferva o leite, e deixe a temperatura baixar até ficar morno (algo em torno de 45°). Se tiver termômetro culinário em casa confira a temperatura, se não, coloque o dedo no leite se a temperatura estiver suportável, esse é o ponto. Não deixe esfriar porque os microrganismos precisam do calor para se reproduzir.
  2. Transfira o leite para uma tigela, de preferência de vidro ou louça.
  3. Em um recipiente à parte despeje o iogurte natural e acrescente uma concha de leite, dissolva bem e depois misture ao restante do leite da tigela.
  4. Cubra a tigela com um pano bem limpo e deixe descansar de 12 a 24 horas, de preferência dentro de um forno. Em dias mais quentes 12 horas deve ser suficiente para que o iogurte chegue a consistência desejada, já em dias mais frios pode demorar até 24 horas. Por isso após passar 12 horas mexa para avaliar a consistência.
  5. Após pronto, leve o iogurte a geladeira por pelo menos 2 horas antes de consumi-lo.
  6. O iogurte pode ser armazenado por até uma semana tampado na geladeira.

Dica: guarde uma porção do seu iogurte, aproximadamente o conteúdo de um pote (170g) para que você possa repetir o processo, assim você sempre vai poder fazer mais iogurte comprando somente o leite.

Como consumir o iogurte natural:

Junto com frutas

Você pode consumir seu iogurte natural e deixá-lo ainda mais saudável adicionando frutas picadas, o iogurte combina muito com uvas do tipo Thompson, Crimson, Rubi, (aquelas mais doces e carnudas). Além das uvas você pode adicionar outras frutas como: banana, maçã, morangos, mamão, entre outras. Como o iogurte tem um pouco de acidez costuma combinar muito com frutas mais adocicadas.

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Também fica muito gostoso bater as frutas com o iogurte no liquidificador, fazendo uma vitamina ou shake. Porém é importante não consumir somente dessa forma já que ao triturar as frutas algumas de suas propriedades são perdidas.

Para que o iogurte seja consumido da forma mais saudável possível o ideal é consumi-lo com as frutas, sem adicionar açúcar, condimentos adoçados ou aromatizantes.

Adicionando castanhas, amendoim e sementes

Além das frutas, adicionar castanhas como a castanha do Pará, de caju entre outras, amendoim, amêndoas e sementes como a chia ou a linhaça ao iogurte, pode deixá-lo mais gostoso e saudável. Já que elas são fontes de gorduras boas, de fibras, vitaminas e minerais.

Adicionando grãos integrais

Adicionar grãos integrais como aveia, quinoa e amaranto ao iogurte é uma ótima alternativa. Eles vão proporcionar ainda mais saciedade, além de serem ótimas fontes de fibras ajudando no transito intestinal e no fortalecimento da microbiota do intestino.

Esses cereais contém ainda vitaminas e minerais, além de um índice glicêmico (velocidade com que os níveis de açúcar no sangue variam após a ingestão de alimentos) menor, quando comparados a outros cereais. Além disso a quinoa e o amaranto ainda contém uma maior quantidade de proteínas, o que é ótimo para quem quer emagrecer/ganhar massa magra e também para vegetarianos, por esse motivo até são denominados pseudocereais.

Em receitas salgadas

O iogurte natural ainda pode ser base para receitas salgadas como:

– Molhos para salada, adicionando ao iogurte ervas como o hortelã, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, alho poró, entre outras, azeite, sal, pimenta do reino e até mesmo limão a gosto. O iogurte combina muito com salada devido ao seu sabor mais ácido.

– O sour cream também é outra receita perfeita para fazer com iogurte, adicionando a 200g de iogurte 150 g de cream cheese, suco de meio limão, uma pitada de pimenta do reino e sal, depois disso é só bater. Esse molho pode ser consumido com petiscos como por exemplo batatas e nachos, além de também combinar muito com peixes e frango.

– No lugar do creme de leite em strogonoff, isso mesmo, dá pra trocar o creme de leite por iogurte natural e deixar a receita ainda mais saudável.

– Ainda dá pra usar a imaginação e incorporar o iogurte a diversas receitas salgadas como pastinhas para torradas e pães entre outras.

O iogurte natural é um ingrediente muito versátil!

Viu só como é fácil fazer iogurte natural em casa?! É interessante de quantas formas dá pra usá-lo em preparações e receitas diferentes, além de ser muito prático tê-lo em casa! Então que tal fazer aí na sua casa e nos contar? Nós do Minha Vida Nova esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você. Veja mais receitas como essa em nosso site.

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