O que você vai ver:
Incluir a semente de chia na dieta está na moda, e não é sem motivos. Mas você sabe como consumir a chia aproveitando ao máximo seus benefícios? É que armazená-la triturada por um longo período por exemplo pode fazer com que algumas substâncias presentes na chia que são voláteis sejam perdidas.
Por esse e outros motivos preparamos esse conteúdo completíssimo pra você entender quais seus benefícios e a melhor forma de consumi-la, então fique com a gente até o final!
Como consumir a chia pode te trazer benefícios?
A chia é um alimento muito completo, rico em gorduras boas poli-insaturadas, fibras, proteínas, minerais e vitaminas e por isso pode trazer inúmeros benefícios à saúde, principalmente quando seu consumo está aliado à alimentação e estilo de vida saudáveis.
Os benefícios da chia são:
1. A chia auxilia no emagrecimento
A chia pode ser uma grande aliada no emagrecimento, já que contribui para a saciedade. Quando em contato com a água ela a absorve, aumentando de volume e formando uma espécie de hidrogel, que no estômago ocupa espaço e traz a tal “sensação de saciedade”. Diminuindo os exageros na hora das refeições.
2. Melhora o funcionamento do intestino
A chia é uma semente rica em fibras solúveis, por isso, quando aliada à uma boa hidratação ela melhora o trânsito intestinal deixando o bolo fecal mais macio. O que também pode ser relevante inclusive para o emagrecimento.
3. Contribui para o controle da glicemia
Também por conter uma quantidade considerável de fibras, a chia ajuda a evitar picos de glicemia no organismo, ajudando assim a prevenir inclusive o aparecimento de diabetes. Sendo útil também para os diabéticos ao proporcionar um melhor controle da glicemia, principalmente quando aliado à uma alimentação saudável.
4. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
A chia é rica em ômega 3 e outros compostos antioxidantes tais como a miricetina, a quercetina, o kaempfenol e o ácido cafeico, que ajudam no combate aos radicais livres. Estes por sua vez que são um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso ela pode ser uma grande aliada da pele.
5. É coadjuvante no ganho de massa magra
Por conter uma boa quantidade de proteínas a chia auxilia no aumento de massa muscular. O ômega 3 presente na semente também ajuda a melhorar o desempenho nos treinos, por possuir ação anti-inflamatória.
6. É aliada na prevenção de doenças cardiovasculares
Infelizmente, a alimentação dos brasileiros não contém muitas fontes de ômega 3. Uma vez que não somos os maiores consumidores dos peixes que contém quantidades significativas do mesmo.
Como sabemos o ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica quando o assunto é a prevenção de doenças cardiovasculares, já que contribui principalmente para o controle dos níveis de colesterol.
A chia é uma ótima fonte de ômega 3 e também ômega 6, gorduras poli-insaturadas que são muito relevantes na prevenção das doenças cardiovasculares, por serem antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso a chia é uma grande aliada nesse sentido.
7. Contribui para a melhora da imunidade
Por ser rica em substâncias antioxidantes e fibras, que ajudam a melhorar a microbiota intestinal, a chia contribui para a melhora da imunidade. Além disso a chia é rica em zinco um importante mineral para aumentar a imunidade, já que colabora para o aumento das células de defesa no organismo e tem influência na ação das mesmas.
8. Ajuda a manter a saúde dos ossos
A chia é uma ótima fonte de minerais como o cálcio, o fósforo, o potássio, o magnésio e o zinco, como acabamos de ver. Por esse motivo, ajuda a manter a saúde dos ossos e a evitar doenças como a osteoporose por exemplo.
9. É aliada na prevenção de doenças nos olhos
A chia é fonte de vitamina A e por isso pode contribuir para a prevenção de doenças nos olhos, como por exemplo a xeroftalmia (conhecida também como olho seco ou ainda ceratoconjuntivite seca), que é causada pela carência dessa vitamina.
10. Contribui para a melhora do humor e do bem estar
A chia é fonte de triptofano, aminoácido que participa da produção de um importante e conhecido neurotransmissor, a serotonina. Esta que por sua vez é conhecida como o “hormônio da felicidade” e é responsável pela regulação do humor e do bem estar, entre outras funções importantes.
11. Consumir chia pode ser benéfico para a memória
O ômega 3 é um aliado da memória e do cérebro em geral, e pode ajudar no desempenho das funções cerebrais, a evitar várias doenças, como as degenerativas, por exemplo o Alzheimer, além de depressões e outras.
No artigo: “Ômega 3 é bom para memória? Quais seus benefícios?” você encontra todos os benefícios do ômega 3 para o cérebro e muito mais!
Como consumir a chia?
A chia se trata de uma sementinha bem pequenina e incluí-la no dia a dia não é uma tarefa tão difícil. O ideal é consumir 2 colheres de sopa de chia por dia. Já que apesar de ser fonte de gorduras boas não é isenta de calorias.
Dá pra colocá-la em várias preparações, como: saladas de frutas ou vegetais, no iogurte, em vitaminas, sucos, em panquecas, bolos, pães e várias preparações.
Nos dias de hoje a chia é facilmente encontrada não somente em lojas de produtos naturais, mas também em supermercados e farmácias.
Existe ainda para a venda o óleo de chia, a farinha e outros derivados da mesma. Que também são boas opções, mas o melhor jeito de aproveitá-la na íntegra é adquirindo a semente mesmo.
Mas você realmente sabe como consumir a chia?! É que alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizá-la para aproveitar ao máximo seus benefícios tais como:
1. Colocar de molho
Colocar a chia de molho em água é a melhor forma de consumi-la nutricionalmente falando. Já que aumenta a absorção de seus nutrientes ao aumentar a biodisponibilidade dos mesmos. Além disso dessa forma aproveitamos melhor as fibras da mesma.
Coloque uma colher de sopa de chia em 200 ml de água e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Se o intuito for auxiliar na saciedade e emagrecimento você pode tomar a chia hidratada cerca de 20 minutos antes das principais refeições por exemplo.
A chia hidratada em água não costuma ser muito palatável, mas acredite vale a pena consumi-la. Se quiser aumentar um pouco a palatabilidade pode adicionar gelo e suco de limão por exemplo.
Também é possível “hidratar” as sementes de chia no leite e no iogurte, deixar gelar por pelo menos 2 horas e consumi-la em lanches com frutas por exemplo.
2. Triturar
Triturar as sementes também é uma boa opção, porém o melhor triturá-la em um momento próximo ao consumo. Pois alguns compostos presentes na chia são voláteis e podem se perder a longo prazo. Dessa forma ela pode substituir farinhas em diversos preparos como por exemplo pães, panquecas e bolos.
Para isso basta colocar a chia no liquidificador ou processador no modo pulsar até começar a triturar e depois na velocidade mais baixa até obter uma espécie de farinha.